sexta-feira, outubro 08, 2010

Filipe Paúnde em Cuba à busca de experiências no Partido Comunista de Cuba

De acordo com  O País online - Filipe Paúnde, está em Cuba à busca de experiências no partido de Fidel Castro, leia-se no Partido Comunista de Cuba. Comeco por perguntar (coisa sem importância) sobre o que alguns diriam se fosse Ismael Mussá do MDM ou Issufo Momade da Renamo a ir para Portugal ou Holanda, países com muitos partidos e onde os secretários-gerais de todos os partidos mocambicanos, incluindo Paúnde, podem encontrar partidos amigos? Agora o mais importante: será que Paúnde foi para Cuba para colher experiência de como se persegue a oposicão e ou aos opositores do regime ditatorial? Adianto em dizer que nesses termos, não me preocupa a ida de Paúnde a Cuba porque não acredito que ele vá aprender como se persegue a concidadãos. Preocupar-me-ia se se dissesse que uma delegacão do SISE foi para Cuba, lá por onde elementos do SNASP passaram. Para a minha felicidade, o SISE é para nos proteger. A ida de Filipe Paúnde a Cuba só pode-se ridicularizar, pois não há nada em comum entre a Frelimo e o Partido Comunista de Cuba. Será que estou errado? Ou há que concluir que mesmo o partido de Fidel Castro é de capitalistas selvagens? 
Eis o artigo do O País online:

à busca de experiências no partido de Fidel Castro

O secretário-geral da Frelimo, Filipe Paúnde, encontra-se de visita a cuba, para um intercâmbio político-partidário entre a sua formação política e o partido Comunista de Fidel Castro.
A ideia é que a visita sirva para a troca de experiências em matérias de organização e funcionamento dos órgãos do partido, bem como para a promoção das relações existentes, no sentido de aprofundar a cooperação inter-partidária nas áreas de interesse mútuo, para além do desenvolvimento das relações políticas, económicas e culturais entre a Frelimo e o Partido Comunista de Cuba.
De acordo com informações prestadas por fontes próximas ao secretário-geral da Frelimo, a visita enquadra-se no âmbito do reforço das relações históricas de amizade, solidariedade e de cooperação existentes entre as duas formações políticas.
Para além de encontros com os dirigentes do Partido Comunista cubano, constam da agenda de Filipe Paúnde visitas a locais de interesse histórico, político, económico e social daquele país, caso do conjunto Escultório Ernesto Che Guevara; o Mausoléu da Frente de Villa Clara; e o Instituto de Medicina Tropical “Pedro Kourt”. (Redacção)

Fonte: O País online - 08.10.2010

2 comentários:

Foquiço disse...

Como é que se explica esta busca de experiências num modelo de governação, cujos actores já revelaram (há poucos dias) o seu fracasso e que não poderia servir de exemplo para outros países, para além das diferenças quase que antagónicas entre o comunismo/ ditadura (Cuba) e democracia (Moçambique)?

Mas não indaguei!

Obrigado.

Reflectindo disse...

Caro Foquiço,

É mesmo interessante a relação Frelimo, Partido Comunista de Cuba. É também interessante que os membros e simpatizantes da Frelimo não reajam nesta postagem.