“A agricultura é”, na opinião de Ismael Mussa, SG do MDM, “uma cartada perdida do Governo de Guebuza”. “O grande problema é uma sucessão de falhas”. “Os erros que estão a ser cometidos hoje são de 1975”. “O que o Governo está a fazer é tentar inventar uma roda que já foi inventada”. A chefe da bancada da Renamo na Assembleia da República, Maria Angelina, disse ao Canalmoz que “há muitos problemas de incompetência no Governo da Frelimo”. “A confiança política está a afundar o país e a reduzir a zero o esforço de muitos moçambicanos”. “O problema não está nas pessoas, mas, sim, no sistema que as nomeia”.
A oposição não tardou em reagir às remodelações feitas por Armando Guebuza, a nível do Governo. Os partidos da oposição dizem que as alterações deviam ter sucedido há muito tempo, porque o Governo actual já provou ser incapaz de levar o destino dos moçambicanos a um bom porto. Para a oposição, o problema não está apenas nas pessoas que são colocadas, mas sim no sistema todo que, por si, não funciona. Aliás, os nossos entrevistados dizem que o “topo do Governo é que tem problemas graves”, precisando de uma reforma profunda.
Os partidos da oposição dizem que apesar de o Governo dizer que as manifestações não tiveram influência, a pressão da opinião pública teve um papel importante para que esta remodelação acontecesse.
A incompetência vem do topo
A Renamo diz encarar as mexidas com muita tranquilidade, porque é reflexo daquilo que se tem esforçado em demonstrar – a incompetência do Governo.
A chefe da bancada da Renamo na Assembleia da República, Maria Angelina, disse ao Canalmoz que há muitos problemas de incompetência no Governo da Frelimo.
A confiança política está, na óptica da Renamo, a afundar o país e a reduzir a zero o esforço de muitos moçambicanos. Aquela parlamentar disse ainda que o problema não está nas pessoas, mas sim no sistema que as nomeia.
Sobre a Agricultura, a Renamo diz que há muitos programas no Ministério da Agricultura que fazem não se justificar o facto de o país continuar pobre, e não acredita que a solução do Ministério da Agricultura seja José Pacheco.
O Governo está a inventar muito
Por seu turno, o Movimento Democrático de Moçambique (MDM) vê na remodelação do Governo o crescimento da participação política, e não propriamente o melhoramento das coisas. Ismael Mussa, SG do MDM, diz que pela primeira vez a participação política dos cidadãos está “provavelmente” a surtir algum efeito, porque aquando do 05 de Fevereiro de 2008, o chefe do Estado mexeu no executivo, e hoje com os acontecimentos de Setembro, há também mexidas.
O MDM diz que a remodelação devia ter ocorrido desde o início do mandato, pois depois das eleições, o PR indicou a mesma equipa, para o Governo, principalmente para a área económica, e todos eles vinham do Governo anterior, independentemente das vantagens que traziam do mandato anterior.
Para o MDM, está-se numa situação em que o Governo não tem respostas perante as diferentes situações em que o país se encontra. “Estamos agora a falar das medidas de austeridade e o Governo diz que não vai apresentar o orçamento rectificativo. Como será possível fiscalizar o seu cumprimento?”, questiona Mussa.
Será Pacheco a solução para a fome?
Mussa diz que é um paradoxo o que o executivo está a fazer com a agricultura deste país. “O Ministério da Agricultura já vai no quarto ministro, e eu duvido muito que este ministro chegue até ao fim do mandato. Por aquilo que é o estado da agricultura neste país, não acreditamos que o actual ministro fará algo em dois anos”.
A agricultura é, na opinião de Ismael Mussa, uma cartada perdida do Governo de Guebuza.
Na sua opinião, o grande problema que se coloca, é uma sucessão de falhas. Os erros que estão a ser cometidos hoje são de 1975. “E hoje estamos a cometer erros numa altura em que temos quadros com competência”, disse para depois acrescentar que o Governo está a fazer é tentar inventar uma roda que já foi inventada.(Matias Guente)
Fonte: CanalMoz - 2010-10-13
Sem comentários:
Enviar um comentário