O Sindicato Nacional dos Guardas e Empregados Domésticos na provincia
nortenha de Nampula tem já preparado o “dossier” que propõe a fixação dos
salários mínimos para as classes de guardas e empregados domésticos a ser
apresentado no congresso da Organização dos Trabalhadores de Moçambique
(OTM-CS) a ter lugar ainda no presente ano.
Lourenço Macário, secretário do Sindicato Nacional dos Guardas e Empregados Domésticos em Nampula, disse que o facto de os salários não terem sido fixados ou aprovados oficialmente faz com que cada empregador defina por si o valor a pagar ao seu trabalhador, fixando um valor sempre abaixo daquilo que os outros trabalhadores recebem.
Esta situação é agravada pelo alto custo de vida que se regista no pais e 'nos como sindicato temos vindo a trabalhar junto dos nossos filiados e continuaremos a lutar para inverter este cenário e conquistarmos os nossos direitos”, disse Macário, destacando que esta preocupação tem sido sempre manifestada pelos membros.
A fonte e citada pelo jornal “Noticias” na sua edição de hoje a dizer que o desejo dos trabalhadores deste ramo de actividade e verem respeitados os seus direitos fundamentais como trabalhadores moçambicanos, à semelhança do que acontece com os de outros ramos de actividades.
Ele explicou ainda que para além de salários miseráveis que recebem neste momento os guardas e empregados domésticos sobretudo na província de Nampula, apesar de trabalharem muito, não se beneficiam de assistência médica e medicamentosa como acontece nas empresas.
“É assim que neste momento já temos praticamente preparado um dossier que propõe a fixação dos salários mínimos nas classes dos guardas e empregados domésticos no país e que vai ser apresentado no Congresso da OTM-Central Sindical a ter lugar ainda neste ano”, disse Macário.
Na província de Nampula o Sindicato Nacional dos Guardas e Empregados Domésticos conta neste momento com 255 trabalhadores filiados, que auferem, actualmente salários que variam entre mil e mil e duzentos meticais (o dolar EUA vale cerca de 28 meticais).
Fonte: AIM – 07.07.2012
1 comentário:
Todos os trabalhadores merecem um salário digno e condições de trabalho que permitam o exercício das suas atividades com segurança e saúde.
Infelizmente, existem uma grande quantidade de profissões que não são valorizadas pela sociedade, mas que cumprem um papel fundamental para a manutenção do equilíbrio social.
Abraços e boa semana!
Enviar um comentário