Cerca de três quartos da população mundial contam,
atualmente, com acesso a telemóvel e a comunicações móveis, revela um novo
estudo divulgado ontem.
Num comunicado oficial, a organização realça que o número de subscrições de serviços de comunicações móveis ter passado de menos de mil milhões no ano 2000, para mais de seis mil milhões nos dias que correm.
O crescimento fica também patente no número de aplicações descarregadas. Só no ano passado terão sido feitos mais 30 mil milhões de downloads.
A nota publicado online destaca ainda o facto de a grande maioria dos utilizadores de telemóveis - 5 mil milhões - se encontrarem em países em desenvolvimento, o que é apontado como um sinal da importância deste tipo de acessos para as regiões onde aina não possível levar a cabo projetos dispendiosos de implementação de tecnologias de comunicação fixa.
"As comunicações móveis oferecem grandes oportunidades em matéria de desenvolvimento social e económico - desde o acesso a informação básica sobre saúde à possibilidade de fazer pagamentos, estimular a criação de empregos ou o envolvimento dos cidadãos nos processos decisórios democráticos", afirmou a vice presidente do BM para a área de Desenvolvimento Sustentável, Rachel Kyte, citada no comunicado.
O desafio passa agora por dar às pessoas, empresas e governos dos países em desenvolvimento os meios para desenvolverem aplicações relevantes a nível local que lhes permitam tirar total partido destas oportunidades, concluiu a responsável. Estas soluções passarão sobretudo por aplicações que não exijam muita largura de banda, recorrendo a tecnologias como o WAP e SMS.
Fonte: Notícias Sapo – 20.07.2012
Sem comentários:
Enviar um comentário