ZANZIBAR, 24 JUL (AIM) – O Ministro tanzaniano dos
Transportes Marítimos, Hamad Masoud Hamad, demitiu-se Segunda-feira na
sequência de um desastre em que um ‘ferryboat’, MV Skagit, transportando 290
passageiros, se afundou semana passada fazendo pelo menos 78 mortos e 66
continuam desaparecidas.
O Vice-presidente de Zanzibar, Seif Ali Idi, disse que 145 dos passageiros foram resgatados da embarcação que viajava entre a Tanzânia e Zanzibar.
Idi disse a jornalistas que “até agora 78 corpos foram recuperados,” e acredita-se que alguns turistas que viajavam na embarcação podem ter morrido.
A polícia tanzaniana disse não haver esperança de os desaparecidos serem encontrados com vida, o que significa que pelo menos 144 passageiros podem ter morrido no acidente.
Mergulhadores não conseguiram chegar até ao barco, e os corpos recuperados “foram encontrados por pescadores flutuando no mar,” disse Idi.
“Nós, como governo, comprometemo-nos a melhorar os regulamentos da segurança marítima para garantir que os navios que operam nas nossas águas são aceitáveis e cumprem com os regulamentos,”disse Idi.
O comissão da polícia de Zanzibar, Musa Ali Musa, disse que três homens, incluindo o proprietário do barco, Saidi Abdulrahman, o capitão, Mussa Makame, e um outro oficial da companhia proprietária da embarcação estão a ser interrogados pela polícia.
Em Setembro passado, mais de 200 pessoas morreram quando um barco, o MV Spice Islander, que as autoridades disseram ter estado superlotado, afundou quando fazia frete entre duas das principais ilhas do arquipélago de Zanzibar. Equipas de resgate conseguiram salvar 619 passageiros nesse acidente.
(AIM)
Times SA/bm/mz
Fonte: AIM – 24.07.2012
Sem comentários:
Enviar um comentário