quarta-feira, maio 22, 2013

Zambézia: Professores abandonam os alunos para irem levantar salários

Mais de mil professores abandonam em média cinco dias de leccionação de aulas por mês, no distrito de Pebane, na Zambézia, alegadamente para o levantamento dos seus salários nas cidades de Quelimane e Mocuba.

O facto está, alegadamente, relacionado com a falta de uma instituição bancária naquele distrito costeiro da província da Zambézia.


O Director do serviço distrital de Educação, Juventude e Tecnologia em Pebane, Manuel Matique, considera o assunto como sendo preocupante, embora alguns recorram ao processo de recuperação de aulas perdidas aos fins-de-semana.

O problema de interrupção constante de aulas no distrito de Pebane foi levantado semana passada num encontro popular orientado pelo Governador da Zambézia, Joaquim Veríssimo, no quadro da sua visita de trabalho àquele distrito.

Alguns intervenientes disseram que muitos docentes ficam duas semanas fora dos seus postos de trabalho, supostamente por terem-se deslocado a outros pontos da província para efeitos de transacções bancárias.

O Governador da Zambézia, Joaquim Veríssimo, tranquilizou os lesados afirmando que a província está a fazer o arrolamento de todas as preocupações que afligem os funcionários e agentes do Estado, para posterior solução.

Fonte: Rádio Mocambique - 22.05.2013

Sem comentários: