O Movimento Democrático de Moçambique
(MDM), segundo maior partido da oposição no país e com 8 assentos na Assembleia
da República, propos uma jovem menor de 25 anos para integrar a Comissão
Distrial de Eleições em Gurué, provincia da Zambézia.
A canditadura do MDM foi rejeitada e o partido acusa a Comissão Provincial de Eleições da Zambézia de má-fé, por não ter, ainda, aceite a sua proposta de substituição.
O director do Gabinete de Eleições do MDM, na Zambézia, Joaquim Waeque Maloa, que reconheceu a irregularidade, disse que o seu partido já apresentou uma proposta com nome de Walton Anaton Roberto. Todavia, acusou a CPE da Zambézia de retardar o processo de integração do mesmo.
Por seu turno, Emílio Mpanga, presidente da Comissão Provincial de Eleições na Zambézia, alegou que o MDM submeteu tardiamente a proposta de substituição, mas garantiu que a confirmação de Walton Roberto como membro da Comissão Distrital de Eleições em Gurué, ainda, aguarda a homologação da CNE.
Enquanto isso, a Comissao Distrital de Eleições de Gurué é composta pelos cinco representantes da Sociedade Civil e três da Frelimo, partido no poder. A Renamo, que devia, igualmente, estar representada neste órgão, decidiu boicotar as eleições de 20 de Novembro próximo, por alegadamente não haver condições legais e materiais para o efeito.
Fonte: Boletim sobre o processo
político em Moçambique Número EA 5 - 28 de Maio de 2013
Sem comentários:
Enviar um comentário