A igreja católica em Nampula está a implementar um projecto de empoderamento de camponeses para a legalização das suas propriedades, através de palestras sobre o Uso e Aproveitamento de Terra.
O facto foi tornado público esta quarta-feira durante uma capacitação das comunidades rurais, sob o lema “mecanismos de gestão de terras, questão da governação e perspectivas para o desenvolvimento sustentável”.
Na ocasião, o Arcebispo de Nampula, Dom Tomé Makweliha, defendeu a necessidade do envolvimento das organizações civis que ligam os direitos humanos e justiça, na auscultação sobre a concessão de terras.
Para aquele prelado, o actual sistema de concessão de terras, florestas e parcelas marítimas a entidades ou organizações nacionais e estrangeiras, lesa os direitos das comunidades locais, pelo que urge a sua revisão.
Por seu turno, António Muagerene, secretário executivo da Plataforma da Sociedade Civil para o Desenvolvimento, referiu que a economia liberalizada e defesa dos direitos das comunidades constituem um desafio da sua organização.
Fonte: Rádio Mocambique - 23.05.2013
Sem comentários:
Enviar um comentário