segunda-feira, dezembro 13, 2010

A virose das Redes Sociais

Por Maquiti Dzvifu

Sempre achei piada a maneira como nos comportamos nessas “cenas” de redes sociais, principalmente a virose do FaceBook,
Decidi fazer uma pesquisa nos utilizadores de FaceBook, (comportamento, será que sabem o que estão a fazer ou é moda) ora bem, o que foi que fiz:
Criei uma conta de e-mail com um nome fictício, de seguida fui a página do FaceBook (http://www.facebook.com/ ) criei outra conta, também com um nome fictício. Criada a conta fui adicionando os utilizadores, em dois dias, consegui solicitar amizade a mais de 200 utilizadores, e foram aceites 140 convites, ora este número é uma gota no Oceano num Universo de mais de 300 milhões de utilizadores (de acordo com a PcPro uma empresa Britânica de Informática).
Note que desde que foi criado há cinco anos, o FaceBook tornou-se num dos destinos com maior audiência da Internet, tendo já triplicado o número de utilizadores e o seu fundador Mark Zuckerberg tornando-se num dos homens mais influentes no mundo e este mesmo senhor é apontado como tendo um comportamento anti-ético, usou dados de utilizadores para conseguir adivinhar palavras-chave de e-mails, ler e-mails pessoais, com o objectivo de atacar alguns dos seus inimigos?
Voltando ao estudo, com o nome fictício nos 140 utilizadores nenhum deles conhece-me, mas os mesmos aceitaram a minha solicitação de amizade, eles aceitam convites para toda e qualquer coisa mesmo que não tenha muito interesse engraçado não é?
Continuando adicionando este e aquele Facebookeiro, é engraçado a quantidade de fotos de jovens expondo as suas partes íntimas, fotos tendenciosas a uma pornografia gratuita, jovens mostrando os seus comportamentos nas grandes baladas, ostentando garrafas de álcool na mão. Alguns deles embelezam as suas vidas para mostrar aos amigos que são muito populares…triste nem?
Esquecem-se os mesmo que amanhã serão nossos dirigentes e as mesmas fotos poderão ser usadas para difama-los.
A informação contida no FaceBook em grande parte é LIXO, porque a principal fonte de informação (os utilizadores) fazem censura dos conteúdos antes de eles lá entrarem. E depois ao mesmo tempo adicionam conteúdo sem qualquer critério.
È importante que o leitor saiba que as fotos que fazemos o upload neste site quando as apagamos elas continuam alojadas no servidor da FaceBook, mesmo que decidamos deixar a nossa conta desactivando-a, a conta simplesmente fica inactiva e com os nossos dados alojados no servidor. No dia em que decidir voltar a usar a sua conta é só aceder a site (http://www.facebook.com/ ) colocar lá os meus dados que usava a quando desactivação da conta verá que irá conseguir entrar e ter acesso aos dados.
Fico revoltado quando pais expõem as fotos dos seus filhos coitados e inocentes nesta rede social, principalmente os que tem filhos recem nascidos. A quando do nascimento do filho dum amigo meu recomendei-lhe a não colocar fotos do filho, a resposta foi unânime “ - tenho medo que sequestrem o meu filho!!”
Muitos utilizadores não são conscientes de que os conteúdos que publicam no seu mural são muito perigosos para os seus contactos e para eles próprios, pois estão infectados (aplicações). Outros estão a partilhar informação pessoal e privada com qualquer pessoa que aceda ao FaceBook, como o meu caso que criei uma conta fictícia mal me conhecem e neste mesmos moldes consegui conversar com muitos dos utilizadores, na sua maioria não me perguntaram donde eu as conhecia, engraçado não é?
Na sua maioria no FaceBook juventude sem maturidade é o que mais há, os mesmos têm lá números de telefone e endereços, o mais grave é não se aperceberem de que os “verdadeiros amigos” já têm os nossos números de telefone e endereço, não precisam de ir ao FaceBook para ter acesso os esses dados.
Conheço uma amiga que tem mais de 1500 amigos, na sua maioria ela conhece-os pela Internet, incrível não é? Ela não é artista não entende quase nada de cultura e tem todos esses amigos, aceito que músicos, empresas, marcas, ONG, artistas que tenham contas do FaceBook, tenham esta quantidade de numero de amigos, mas agora uma simples Benedita com todo esse numero de amigos! Espanta-me miúdas hoje tem preferência nos modelos de celular, hoje já não é MMS ou Chamadas de Vídeo que as comovem, querem algo que tenha acesso a FaceBook, a dias tive que gastar um balúrdio de dinheiro para comprar um celular que no mínimo tivesse acesso a Internet ao FaceBook para minha irmãzinha. Para que não me chamem de machista os rapazes também tem a mesmas preferências, para este último caso trata-se do Voyeurismo Doentio, eles querem ver as fotos das miúdas no FaceBook para alcançarem o seu apetite sexual virtualmente.
Recomendo aos utilizadores a limitarem-se a transpor este cibermundo vigiado apenas aquilo que avalia como não sendo do foro particular ou íntimo, porquê Maquiti precisa de saber que você está numa relação complicada? Esta casada com fulano, Está num relacionamento com fulano?
Outra dica é ter como norma só adicionar pessoas com as quais já teve contacto pessoal repetidamente.

Maquiti Dzwifo

Consultor Informático

4 comentários:

Emidio disse...

Foi na maior das inocencias, seu soube-se,


Emidio

Edgar Naife disse...

Caro Maquiti Dzwifo!

Amigo,Gostei da sua maneira, da sua abordagem.
Nao vou falar muito porque estou a trabalhar e o que me concentrou foi sem duvida o seu pensamento.

Caro, e importante perceber que a sociedade em que nos coabitamos coisas de Internet so estao sendo abrangentes gracas a ligacao movel, esta ligacao tem maior concorrencia nos adolescentes ou mesmo criancas.
Criar uma conta para testar pessoas ou estudar comportamentos como se os utilizadores fossem cobaias, ou mesmo aproveitar da distracao dos outros e algo que eu pessoalmente condeno e nao acho etico como bem o senhor disse na sua analise:

1- o seu fundador Mark Zuckerberg.......é apontado como tendo um comportamento anti-ético,

R:Acho que e pratica para gente formada em informatica, voce tambem tem mesmo comportamento devias no minimo abrir uma conta para aconselhamentos de uso do face, que achas?.

2- Criei uma conta de e-mail com um nome fictício,
3- Esquecem-se os mesmo que amanhã serão nossos dirigentes e as mesmas fotos poderão ser usadas para difama-los

R: Confirmas categoricamente fazer-se passar por uma pessoa com intuito de induzir ou mesmo difamar gente, o senhor nao esta preoucupado com a sua personalidade no futuro ao criar um cadastro desta natureza, como tecnico de informatica devias ao menos ser serio e destanciar-se de mentiras, tentativa de ludribio aos cidadaos desatentos?

Quem nao e difamado? Guebuza, Chissano, Bachir sao bosses da Mafia segundo ultimos dados, para mim isso de difamar e dor de cotovelo.

Maquiti disse...

Caro Edgar Naife, analisando o teu comentário,

“Criar uma conta para testar pessoas ou estudar comportamentos como se os utilizadores fossem cobaias, ou mesmo aproveitar da distracção dos outros e algo que eu pessoalmente condeno e não acho ético”,

Sim felizmente para mim e infelizmente para ti, usei os utilizadores como cobaia, e do jeito que reagiste no teu comentário mostra claramente que tu também cometias o mesmo erro como os vários utilizadores que andei a adicionar no meu estudo, e assumo que depois do meu artigo estas minimamente informado das regras a serem tomadas no FaceBook, …

Meu caro, para um estudo é preciso ter um alvo como cobaia não importa a sua distracção ou ignorância no que fazem, é preciso criar um resultado para consciencializá-los,

“Acho que e pratica para gente formada em informática”

Edgar, como podes tu afirmar uma barbaridade destas? O que ti leva a dizer que eu ou todos os informáticos tem esta prática?

Concordo que existam informáticos mal intencionados, mas não generalize a coisa meu irmão. E quero que me proves com A+B quando foi que invadi alguma privacidade,

“Confirmas categoricamente fazer-se passar por uma pessoa com intuito de induzir ou mesmo difamar gente, o senhor nao esta preoucupado com a sua personalidade no futuro ao criar um cadastro desta natureza, como tecnico de informatica devias ao menos ser serio e distanciar-se de mentiras, tentativa de ludribio aos cidadãos desatentos”

No meu artigo em nenhum ponto falo em, eu difamar quem quer que seja, mais…em momento algum induzi gente, …solicitei amizade e os mesmos aceitaram….por livre e espontânea vontade…

Edgar Naife, leia melhor o texto aténs de responder, não venha com insinuações infundadas, e incoerentes…comece já a censurar as tuas fotos e os teus amigos no FaceBook,

Dores de cotovelo ou não, mas é preciso ser se muito cauteloso naquilo que fazes na Net, para amanhã não chorar,

Abraços

Maquiti,

amosse macamo disse...

subscrevo