Mais de cinco mil assinaturas foram recolhidas por uma petição que exige esclarecimentos sobre as circunstâncias do assassinato do antigo Presidente burkinabe, Thomas Sankara, a 15 de Outubro de 1987 em Ouagadougou, soube terça-feira a PANA junto dos promotores da iniciativa.
Numerosos partidos políticos, associações, deputados, vereadores, artistas conhecidos ou anónimos, bem como intelectuais, camponeses e funcionários assinaram o texto da petição que pede « justiça para Sankara, justiça para África ».
Segundo os promotores da petição, os seus signatários exprimem igualmente a sua solidariedade com a família do antigo chefe de Estado burkinabe, bem como o seu apoio incondicional ao coletivo jurídico internacional « Justiça para Thomas Sankara ».
A petição pede ainda aos parlamentares franceses a abertura dos arquivos oficiais para elucidar a presumível implicação de França no assassinato do antigo chefe de Estado burkinabe.
Thomas Sankara foi assassinado aos 38 anos de idade a 15 de Novembro de 1987 durante um golpe de Estado que permitiu a tomada do poder pelo atual Presidente burkinabe, Blaise Compaoré.
Fonte: panapress - 22.12.2010
Sem comentários:
Enviar um comentário