As Nações Unidas informaram que iriam impor sanções contra qualquer pessoa que tentar obstruir o processo de paz na Côte d'Ivoire, onde o Presidente cessante, Laurent Gbagbo, recusa entregar o poder apesar do reconhecimento pela comunidade internacional da vitória do líder da oposição, Alassane Ouattara.
Num comunicado divulgado em Nova Iorque, segunda-feira, a ONU indicou que a Operação das Nações Unidas na Côte d'Ivoire (ONUCI) recebeu mandato de instalar um Comité de Acompanhamento das Sanções.
Durante uma conferência de imprensa segunda-feira em Abidjan, a capital económica do país, o chefe da Divisão dos Direitos Humanos da ONUCI, Simon Munzu, apelou aos Ivoirienses para evitar cometer atos suscetíveis de obstruir a marcha para uma resolução definitiva da crise que "durou muito tempo ".
Forças leais a Laurent Gbagbo cercaram o hotel que serve de Quartel-General a Alassane Ouattara sob a proteção da ONUCI.
"O Comité proporá medidas concretas a tomar, incluindo a imposição de sanções imediatas e personalizadas", sublinhou o comunicado.
Simon Munzu, que dirige o Comité de Acompanhamento das Sanções, indicou que o órgão vai igualmente considerar as graves violações dos direitos humanos, incluindo o acesso equitativo à imprensa estatal para todos, e a incitação ao ódio e à violência.
Fonte: Panapress - 14.12.2010
Sem comentários:
Enviar um comentário