MAIS de 30 delegações à Assembleia-Geral da ONU, incluindo a norte-americana e da União Europeia (UE), abandonaram a sala da plenária durante o discurso do presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad. O protesto ocorreu quando este referiu-se a antigas teorias de conspiração segundo as quais os próprios EUA teriam orquestrado os atentados de 11 de Setembro de 2001 para exercer mais pressão sobre o Médio Oriente e defender Israel.
“Alguns segmentos no seio da administração norte-americana orquestraram os atentados para reverter a sua economia em declínio, a sua perda de poder no Médio Oriente e salvar o regime sionista”, disse Ahmadinejad.
“A maior parte do povo norte-americano, bem como a maior parte das nações do mundo concordam com este ponto de vista”, sustentou o dirigente iraniano. Os Estados Unidos reagiram de imediato, classificando estas acusações de “aberrantes”.
Horas antes da tempestuosa intervenção do líder iraniano, o presidente Barack Obama tinha dito que tudo o que o Irão deve fazer é demonstrar que o seu programa nuclear tem de facto, intenções pacíficas. “A porta permanece aberta para a diplomacia, se o Irão escolher atravessá-la. Mas o Governo iraniano tem de confirmar ao mundo o propósito pacífico do seu programa nuclear”, desafiou o presidente norte-americano.
A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, considerou, por seu lado, “escandalosos e inaceitáveis” as declarações do presidente iraniano.
As afirmações do presidente do Irão são “escandalosas e inaceitáveis”, sublinhou Ashton.
“É por esta razão que todos os representantes das 27 nações da UE saíram da sala da Assembleia-Geral das Nações Unidas”, explicou.
Fonte: Jornal Notícias - 25.09.2010
8 comentários:
Admiro o senhor Ahmadinejad, mas não gostei patavina ss palavras que disse que, na verdade, é um autêntico insulto às vítimas e não só. Penso que foi infeliz.
Zicomo
Ai o problema 'e muito complicado,
Acredito que enquanto nao se resolver o problema da Palestina, o Irao nao vai ceder.
O conflito Isrelo-Palestino 'e critico pra restauracao da confianca do Mundo Islamico.
O antecessor do Obama fez muita asneira, e a opressao Israelita 'a Palestina e Americana ao Mundo Islamico foi muito forte, na era do antecessor do Obama.
Administracao Obama esta a fazer um grande trabalho, mas o caminho ainda parece-me longo.
Tens toda razão Karim. Isto é um facto, Israel está a matar sob olhar atento dos obreiros do termo democracia e direitos humanos. Ninguém pia.
Ninguém faz absolutamente nada. Todas essas nações debram as pernas, os braços e tapam os olhos.
Uma coisa é certa, enquanto o ocidente não entregar o Bush aos tribunais americanos ou levá-lo para Haia, eu jamais entregaria o meu pai adoptivo Mugabe para aqueles famintos caçadores. Jamais. Deve haver dois pesos e duas medidas.
Não achas???
Esse ponto que apontas, de levar o Bush 'a barra do tribunal, 'e uma questao de justica que se apregoa pra todos.
O Bush tem enfrentar os tribunais, mesmo pra uma "credibelizacao e legitimacao" de propria justica americana e consequente mundial, e nao so ele, porque se nao dificilmente se vai conseguir restaurar a confianca mundial ou "moralizar" a sociedade global,
Obama 'e uma esperanca grande pro mundo, o job que ele tem pela frente 'e enorme.
Faco votos para que Big Brother se deia Super Bem.
Obama sozinho não pode fazer nada. A Índia precisa se impor, a China também, pois assim é que as coisas podem anadar. Monopólio não ajuda em nada.
Zicomo
A China nao sei,visitei a China em 2006 e fiquei imprecionado com eles,
Li ha dias um titulo do jornal em que se vai analizar as relacoes China-USA e suas implicacoes na economia global e para parceiros de cada um individualmente para Asia,
Mas na India Obama tem um fan club consideravel.
E ha pontos que podem convergir, dependendo da estrategia e objectivos da administracao Obama.
Por outro lado os Americanos sempre foram bons a formar equipes, logo acho que a Administracao Obama sabera formar uma equipe global vencedora, e se objectivos forem Bem Defenidos e Nobres, entao " he is going to get the best in each field needed and run the show quit easly". alias ele faz mencao a estas parcerias com os melhores no seu discurso na ONU.
Vamos ver. Obama dizia que há meses que os EUA precisam da China como os chineses dos americanos. Esta aproximação é salutar.
Estou esperançoso que Obama faça algo pelo Mundo. Estes campos que indicas são de louvar.
O problema que mais me preocupa é a nossa densa e populosa África. Fico a perguntar-me o seguinte: então o PR, PM, ministros, etc viajam pela Europa, Ásia, América, etc, porque é que não transportam estes valores para o país?
Zicomo
Ai esta o ponto,
O "transporte" dos Valores exige uma base de "armazenagem",
Asiim como no IT, pra trasportares informacao precisas dum flesh ou spere disk,
Os nossos dirigentes, nao vem 'a busca de Valores, o drive deles nao esta orientado pros Valores,
Esta orientado pra esquemas em que as delegacoes ou representacoes no estrangeiro procuram alguem que page as falcatruas,
Eu tentei uma vez fazer a transferenceia de Know-How da India para Mocambique de Propriedade Intelectual e os nossos pediram grana 'a parte, pra beneficiar de conheciment pra nos proprios,
Por outro lado, ha mudancas profundas a nivel global e os nossos estao ai com o bashir, pacheco e companhia lda, a defenderem trafulhices, ao invez de buscar e aproveitar esse movimento global positivo gerado pelo Obama e sua Administacao.
Enviar um comentário