Um sismo de magnitude de 4.6 graus, na escala de Richter, foi registado às 05 horas e 31 minutos locais de hoje no distrito de Cheringoma, na província de Sofala, centro de Moçambique.
A sua frequência abalou também os distritos de Gorongoza, Maringwe, Caia e Muanza, na mesma província.
Um comunicado de imprensa do Instituto moçambicano de Minas (INAMI), recebido hoje pela AIM, diz que até ao momento ainda não se registou nenhuma perda de vidas humanas, bem como danos materiais.
Até ao momento não foram reportados perdas de vidas humanas e danos materiais, lê-se na nota do INAMI, entidade responsável pela monitoria da actividade sísmica em Moçambique, que está no terreno a monitorar a situação.
Refira-se que Moçambique é atravessado pelo Vale do Rift, um complexo de falhas tectónicas criado há 35 milhões de anos.
Esta estrutura estende-se no sentido norte-sul, por mais de cinco mil quilómetros, desde o norte da Síria até a região centro de Moçambique.
Aliás, a região central do país, sobretudo nas províncias de Manica e Sofala, tem sido frequentemente abalado por uma grande actividade sísmica. A pior foi registada em Fevereiro de 2006, quando um sismo de magnitude de 7,5 graus, na escala de Richter, abriu uma cratera de sete quilómetros de comprimento.
O sismo derrubou árvores de grande porte e só não provocou outras destruições e óbitos porque a cratera abriu-se numa zona pantanosa e não-habitada.
Fonte: AIM – 19.11.2016
Sem comentários:
Enviar um comentário