A aplicação "dictator alert" faz soar o alarme sempre que o avião privado de um ditador aterra ou levanta voo do aeroporto de Genebra. Mas para que serve sabê-lo?
Teodorin Obiang adora o luxo. E tem um gosto especial por carros caros. Mas, no início de novembro, as autoridades suíças confiscaram os onze carros de luxo que filho do Presidente, que é também o vice-Presidente da Guiné-Equatorial, trouxe no avião particular para o aeroporto de Genebra. A apreensão deu-se no âmbito de uma investigação preliminar por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro.
Teodorin Obiang passa muito tempo em Genebra. No último meio ano, os seus jatos particulares registaram mais de 30 partidas e chegadas. A informação é do "dictator alert", Alerta Ditador em português, uma aplicação desenvolvida pelo jornalista suíço François Pilet juntamente com um primo: "Esta ferramenta pode dar mais uma pista sobre as atividades deste tipo de líderes em Genebra. Depois temos de usar essa informação, como jornalistas, para conduzir investigações". Porque obviamente, acrescenta, o aparelho em si não "não dá informações sobre as razões que trazem essas pessoas a Genebra.” Ler mais (Deutsche Welle – 23.11.2016)
Sem comentários:
Enviar um comentário