Arrancou, ontem, o reembolso aos depositantes do Nosso Banco. Clientes ouvidos pelo “O País” reclamaram da demora no atendimento e disseram que o Banco Central devia esclarecer melhor as razões do encerramento do Nosso Banco, porque há muita desinformação.
O processo de reembolso decorre das 08h00 às 12h00. Para atender os clientes, o extinto Nosso Banco criou um sistema de atribuição de senhas, considerado pouco eficaz pelos clientes. “Cheguei às 07h00 e atribuíram-me uma senha. Sou número 43. O agente do banco vem aqui fora e entra um por um. Até agora (10h45), ainda não fui atendido. Só me resta esperar, porque quero reaver o meu dinheiro”, disse Félix Chiruca.
Os clientes do Nosso Banco também reclamam de falta de clareza em torno do processo e apelam a que o Banco de Moçambique continue a esclarecer as razões da extinção do banco e como será feito o reembolso.
O reembolso do valor está a acontecer nas três agências da cidade de Maputo e a primeira fase vai decorrer até ao dia 9 de Fevereiro de 2017.
Na última sexta-feira, o Banco de Moçambique explicou que todos os clientes terão reembolsos nos montantes correspondentes aos seus depósitos e que o limite estabelecido pelo Fundo de Garantia de Depósitos - 20 mil meticais - deverá ser ultrapassado. Entretanto, os valores acima de 20 mil meticais só serão devolvidos quando os devedores pagarem ao banco e quando for vendido o que resta da instituição financeira.
Fonte: O País - 22.11.2016
Sem comentários:
Enviar um comentário