A Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) está a fazer face a diversas reclamações dos dois candidatos à segunda volta das eleições presidenciais na Guiné-Conakry.
O presidente da CENI, o general maliano Siaka Toumany Sangaré, confirmou quinta-feira à noite que a sua instituição recebeu reclamações de Cellou Dalein Diallo e de Alpha Condé.
O candidato da Aliança Cellou Presidente, Cellou Dalein Diallo, pediu a anulação dos votos nos dois bastiões do seu opositor, nomeadamente em Siguiri e Kouroussa, na Alta Guiné, alegando que os assessores desdobrados pelo seu partido não conseguiram deslocar-se a estas localidades.
Por seu turno, o candidato da Aliança Arco-Íris, Alpha Condé, pediu o cancelamento dos votos em Labé, Mali, Télimélé, Gaoual e Koundara, na Média Guiné, ganhos por Cellou Dalein, alegando que os delegados e assessores do seu campo foram alvo de violência, ameaças e intimidação.
O presidente da CENI assegurou que o órgão vai esforçar-se para resolver as reclamações rapidamente para permitir a proclamação dos resultados, iniciada terça-feira à noite.
Até agora, a CENI divulgou os resultados parciais de 33 das 55 atas que recebeu.
Fonte: Panapress - 12/11/2010
Sem comentários:
Enviar um comentário