Seis funcionários afectos ao Governo do distrito de Vanduzi, na província de Manica, centro de Moçambique, são acusados de desvio de 24 milhões de meticais (o equivalente a 466 mil dólares ao câmbio corrente).
Trata-se de Carmona Daniel Jequecene, Guinésio Agnelo Marto, Tânia Catarina João Ferrão, Celeste da Conceição Joaquim, e Celestina Tique Quembo.
Segundo o jornal Diário de Moçambique (DM), editado na cidade central da Beira, Lucas Chichongue, o secretário permanente distrital de Vanduzi, é o mentor da falcatrua.
O desvio foi engendrado durante sete meses, num período em que o distrito não tinha administrador, na sequência da nomeação do anterior titular, Eusébio Lambo, para exercer o cargo de Ministro dos Combatentes.
O actual administrador do distrito de Vanduzi, Sábado Teresa Malendza, explicou que quando assumiu a pasta, em Agosto de 2015, solicitou que fosse feita uma inspecção - auditoria à Secretaria Distrital.
Em resposta, foi despachada uma equipa que trabalhou de 23 de Novembro a 4 de Dezembro. A equipa apontou, no seu relatório final, ter detectado várias irregularidades que indiciam desvio e má aplicação de fundos do erário público.
Foi na sequência do referido documento que se constatou como grave irregularidade a adjudicação de 17 obras a um mesmo empreiteiro sem visto do Tribunal Administrativo. O processo foi também conduzido sem que houvesse cabimento orçamental, inscrição das empreitadas e muito menos abertura de concursos.
De acordo com o matutino, as obras não apresentam a qualidade requerida e estão fora do prazo previsto, entre outros factos que indiciam desvio e má aplicação de fundos públicos, em flagrante violação ao decreto 15/2010, alusivo à contratação de empreiteiros.
O chefe da Unidade Anti - Corrupção da Procuradoria Provincial de Manica, Bartolomeu Luís Goba, a quem está encarregue o caso, embora tenha confirmado a recepção do referido processo, disse ser ainda prematuro pronunciar-se e que o fará logo que for oportuno.
Fonte: AIM – 31.03.2016
Sem comentários:
Enviar um comentário