Cerca de 20 milhões de dólares norte-americanos serão investidos em Nacala, província de Nampula, (norte), na aquisição de oito locomotivas e 16 carruagens, a partir deste ano.
O facto foi revelado, terça-feira, pelas autoridades do Corredor de Desenvolvimento do Norte (CDN), consórcio que explora aquele empreendimento à margem da entrada em actividade de sete locomotivas e 12 carruagens para o transporte de passageiros.
Amado Mabasso, director executivo do CDN, citado pelo diário “Notícias”, disse que o seu consórcio aposta na modernização e substituição gradual da frota de locomotivas e carruagens em situação de obsolescência com objectivo de responder ao fluxo de mercadorias.
Segundo ele, três das oito locomotivas poderão chegar ainda este ano ao país e as restantes cinco, incluindo as 16 carruagens para o transporte de passageiros, no próximo ano.
Com o funcionamento dos novos equipamentos, no transporte de passageiros no troço Nampula-Cuamba, que começaram a operar esta Quarta-feira, o tempo de viagem reduz-se para sete, contra as 11 horas anteriores.
Mabasso referiu que o CDN investiu 2.5 milhões de dólares norte-americanos para custear trabalhos de reabilitação de linhas internas a nível das estações ferroviárias onde ocorriam descarrilamentos.
Ainda no mesmo âmbito, diversas estações ferroviárias, em Nampula já foram executadas e outras ainda em processo, como é o caso de Malema, Nacala-Porto, Namina, Ribaué.
1 comentário:
Enviar um comentário