O porta-voz da Frelimo, Edson Macuácua, diz que os pontos que serão objecto da revisão constitucional não são públicos porque ainda não chegou o tempo.
O partido Frelimo, através do seu secretário para a Mobilização e Propaganda, Edson Macuácua, reagiu ontem à carta pastoral dos bispos católicos moçambicanos, que alerta para a “forte possibilidade do regresso ao monopartidarismo” em Moçambique.
Em contacto com “O País”, Edson Macuácua tratou de desdramatizar a carta pastoral dos bispos, alegando que na visão do seu partido “não há razões para a existência dessa percepção. O multipartidarismo tem valor e dignidade constitucional no nosso país. Trata-se de uma conquista irreversível e não existe nenhuma base ou fundamento que aponte nesse sentido”.
Questionado sobre o móbil que levava a Conferência Episcopal da Igreja Católica em Moçambique a lançar violentas acusações contra o partido que governa os destinos dos moçambicanos desde a independência nacional em 1975, Edson Macuácua respondeu nos seguintes termos: “Só os próprios bispos podem explicar o que os move”.>>>
Fonte: O País online - 14.01.2011
Reflectindo: Edson Macuácua está indignado pelas declarações dos bispos? E alguma vez Macuácua disse que estava indignado pelas declarações de Marcelino dos Santos, Mariano Matsinhe, Alberto Chipande? Acha que não faz Mocambique de país com sistema político monopartidário é o seu discurso de negação? Não serão acções concretas? Quando até família (aquela vergonha feita recentemente em Nampula, se frelimiza) não será uma passo gigantesco. E quando arrumaram as trafulhices na CNE e CC, qual era o objectivo?
7 comentários:
Reflectindo,
Exemplo de verdadeira sociedade civil... chamamos as ONGs a se juntarem a estes.
"O multipartidarismo é uma conquista irreversível" de quem?
Falta conquistar a verdadeira democracia
Eu estou indignado com a indignação da Frelimo, a carta pastoral é factual.Esta postura é apenas o reflexo natural de um Partido que não aceita qualquer tipo de crítica. Qualquer observador casual pode constatar que a democracia está em perigo.
Macuacua que nos prove o seu empenho pela democracia e que se pronuncie acerca da partidarização, da exclusão, etc.
Quanto à revisão da Constituição, é lamentável que permaneça ainda no segredo dos deuses, em vez de estar a ser debatida em todos os sectores da sociedade. Em democracia esta é uma situação inaceitável.
" O multidarisno é uma conquista irreversível".
Quem exactamente fez essa conquista? A Frelimo?
Quem se tem empenhado para que seja irreversível? A Frelimo?
Tenho muitas dúvidas sobre o papel da Frelimo!
É que nós sabemos de que multipartidarismo a Frelimo quer. Mariano Matsinhe, Marcelino dos Santos, o próprio Edson Macuácua, entre outros, nunca esconderam isso.
A Frelimo quer um multipartidarismo onde os partidos da oposicão são insignificantes, onde um dito líder da oposicão é "dama/o" (Miguel Mabote) do Edson Macuácua, celebrando os efeitos de trafulhices.
A Frelimo quer multipartidarismo para enganar a Comunidade Internacional, os doadores
Agora o próprio Edson Macuácua vir ao públio e dizer que está indignado?
Ainda leem Macuacua???
Zicomo
V. Dias
Não penso que lemos Macuacua, mas lemos a Frelimo. Se o Macuacua falasse, mas as coisas por exemplo em Nampula para onde ele poucas vezes vai, fossem diferentes, nem nos importaria em tudo que ele dissesse.
Mais do que deixarmos a eles sem interpelacão, o melhor é dizermo-lhes que nada devia lhe indignar porque o anúncio de regresso ao monopartidarismo foi público.
he, he, he,
O Selecionador pos o macuacua "fora de jogo".
Esta Bem disposto, O Nosso selecionador !
Hoje 'e Sexta !
Aquele quando abre a boca, se não é para sujar-se, queima-se. O que diz não tem substância. É um papagaio político.
Zicomo
Enviar um comentário