São Paulo - O activista vencedor do Prêmio Nobel da Paz e ex-diretor da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica da ONU) e principal voz da oposição no Egipto Mohamed ElBaradei, disse que o presidente dos EUA Barack Obama, deve exigir publicamente a renúncia do ditador Hosni Mubarak, há 29 anos no poder.
Questionado se o presidente americano deveria ser mais incisivo na crise egípcia, ElBaradei disse estar certo de que Obama vai pedir a renúncia de Mubarak "hoje ou amanhã", e que não há dúvidas de que este é o melhor caminho.
Em meio a temores de que o grupo conservador Irmandade Muçulmana possa tomar o poder e converter o Egipto numa república islâmica de cunho fundamentalista, o Prêmio Nobel da Paz indicou que esta não é uma possibilidade.
"Eu tenho bastante confiança de que isso não vai acontecer, realçando ser um um mito criado pelo governo dele [Mubarak], de que as opções são ou a ditadura ou o fundamentalismo islâmico.
Disse ainda que a irmandade muçulmana não tem nada a ver com o Irã, não tem com o fundamentalismo, sendo eles defensores de um estado laico, não baseado na religião, os conservadores, são uma minoria.
Para ElBaradei o grupo deve ser integrado à nova política egípcia, não há motivos para que eles sejam banidos.
Fonte: Angolapress - 30.01.2011
Sem comentários:
Enviar um comentário