O primeiro-ministro tunisino já deu início às conversações com os partidos da oposição para preencherem o vazio político.
O porta-voz do Parlamento, Foued Mebazaa, assumiu a presidência interinamente este sábado, depois de Ben Ali ter fugido do país para a Arábia Saudita.
Mebazaa apelou à formação de um Governo de unidade, e o primeiro-ministro, Mohamed Ghannouchi, já iniciou conversações com os partidos da oposição.
Um porta-voz da oposição disse à BBC que estavam a discutir uma coligação interina com quatro partidos, entre eles o partido no poder.
Eleições
Najib Chebbi, um líder da oposição, explicou à rádio francesa RTL que a sua principal exigência era que as eleições presidenciais e parlamentares tivessem lugar dentro de seis a sete meses, sob supervisão internacional.
Dois dias depois da fuga de Ben Ali, o país aparenta calmia, ainda que haja notícias de troca de tiros entre as forças policiais e homens armados, nos arredores da sede do Partido Democrata Progressivo, no centro da capital, Túnis.
O chefe de segurança do Presidente tunisino deposto foi detido.
Os média estatais divulgaram que Ali Seriati, que comandou as forças de segurança de Ben Ali, enfrenta acusações de ameaça à segurança do Estado, incitando à violência. Ler mais
Fonte: BBC para África - 16.01.2011
Sem comentários:
Enviar um comentário