segunda-feira, setembro 23, 2013

Moçambique: Felício Zacarias, o magnata dos minérios

O ex-ministro moçambicano das Obras Públicas, Felício Pedro Zacarias, tem participação em tantas empresas do sector mineiro que é difícil enumerá-las. Recentemente, investiu na criação da RQL Mining Holdings, juntamente com o sul-africano Jacobus Strydom Van Wyk e o australiano Sholom Dovber Feldman. A RQL Mining pretende seguir todas as oportunidades que se apresentem no sector das minas e, também, entrar nos sectores do petróleo, turismo e imobiliário.

Feldman é o CEO da Queensland Bauxite Lda, antigamente conhecida como Australian Gold Investments Ltd, enquanto Van Wyk é director-executivo da Regius Coal Mining, onde Zacarias é director não-executivo. Van Wyk é também parceiro da australiana Regius Exploration Pty Ltd, actuando, através desta empresa, na Regius Diamonds Lda e Mavui Diamonds Lda, cujo sócio minoritário (com 20% do capital) é a empresa Conjane Lda. Esta última empresa é detida por três personalidades moçambicanas que já possuem participações na Afriminerals e Mozvest Mining: Felicio Zacarias, José Pacheco e David Simango, Presidente da Câmara de Maputo, que se prepara para concorrer à reeleição sob a bandeira do partido do poder, Frelimo.

Fonte:PINN 23.09.2013

5 comentários:

Anónimo disse...

Que nos interssam os magnatas nao magnatas, temos questoes mais importantes, os nossos filhos estao a desmaiar em Khongolote.

Anónimo disse...

Nguiliche

O que resta é saber quanto o Chefe tem se o rapaz é magnata de minérios!

Anónimo disse...

Isso já é moda nesta Patria Amada. Só que o mal é que isso vai-se alastrando e chega a porporções que ninguem pode imaginar. Essa é a cultura da "GERAÇÃO". E onde está o interesse do bem comum?

Anónimo disse...

Me lembro do Poema "Eu sou carvao"...
Um dia... Fecilito aos meus irmaos moçambicanos pelo 25 de Setembro. A luta contra o analfabetismo continua! Ja que a corrupção é impossivel combaté-la.

Anónimo disse...

Antonios, em vez de resmungar arregassem as mangas e maos a obra. Ha muitopor fazer neste pais. Ha riquesa para todos o que e necessario e trabalho arduo e parar de resmungar e tagarelar. Compatriotas vamos trabalhar. Antonios do Rovuma ao Maputo maos ao obra o trabalho esta a espera de ser feito.