A falta de habilidade na condução e o desconhecimento das regras elementares do trânsito rodoviário, são as causas apontadas pelas autoridades policiais como sendo as que concorrem para o aumento de acidentes de viação na cidade de Nacala-Porto, em Nampula, envolvendo maioritariamente motociclistas.
O porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) naquela cidade portuária, Omar Mussa, é citado pelo jornal Notícias a dizer que a corporação está a realizar programas de sensibilização e educação junto das comunidades, de modo a evitar perda de vidas humanas em razão da falta de cumprimento de tais regras na via pública.
Segundo ainda o Notícia, o não uso de capacetes, a falta de respeito da velocidade recomendada, a não observância da condução defensiva e a superlotação de passageiros nos motociclos, são práticas comuns em Nacala, principalmente nas zonas de grande aglomeração populacional como nos mercados, escolas e mesmo em plena via pública.
O porta-voz da PRM em Nacala-Porto, explica que para além das causas acima apontadas que motivam a ocorrência de muitos acidentes envolvendo motociclistas, junta-se também o facto de muitos dos autores dos acidentes não estarem habilitados para dirigirem por falta de carta de condução.
A polícia não quantifica a média de acidentes que ocorrem diariamente na cidade , alegando que, em muitos casos os envolvidos em tais sinistros acabam por negociar uma solução que não implique a intervenção policial.
Mas por aquilo que a nossa reportagem tem vindo acompanhar, em média semanal, na cidade de Nacala-Porto, registam-se cerca de 30 acidentes envolvendo motociclistas, peões e viaturas ligeiras e pesadas.
Fonte: AIM - 30.09.2013
Sem comentários:
Enviar um comentário