O governo comprou
50 autocarros por 9 milhões de meticais e entregou-os aos operadores
privados, exigindo que fosse devolvido o valor em cinco anos.
Passa já um ano e
meio e ninguém paga nada. O Fundo de Transportes deu prazo de 15 dias para
liquidação da dívida e ameaça recolher os autocarros. A Fematro responde e diz
que a tarifa é baixa e não compensa.
O Fundo de Desenvolvimento dos Transportes e Comunicações (FTC) diz que a
Federação Moçambicana dos Transportadores Rodoviários (Fematro) ainda não pagou
nenhuma prestação do empréstimo concedido pelo Tesouro para a aquisição de 50
autocarros.
Os 50 autocarros foram comprados via o FTC, há um ano e meio, e concessionados
a membros singulares da Fematro. No total, o Tesouro desembolsou mais de nove
milhões de meticais para debelar a crise de transporte de passageiros nas
cidades de Maputo e Matola.
Uma fonte do Ministério dos Transportes e Comunicações, próxima do negócio,
assegurou ao “O País Económico” que a Fematro já foi notificada e “caso não
liquide o valor da dívida nos próximos 15 dias os autocarros serão recolhidos
e, posteriormente, alocados a interessados que estejam disponíveis a pagar os
valores das letras em causa”. O memorando de entendimento assinado entre a
Fematro e o FTC, em 2011, abre espaço para o financiamento de 400 autocarros,
mas a falta de pagamento do primeiro lote impede que o dinheiro seja agora
desbloqueado. Este projecto envolve um valor total de 131.4 milhões de
meticais, sendo que a Fematro comprometeu-se a reembolsar 50% dos juros e 90%
do capital. O resto, portanto, os outros 50% dos juros e 10% do capital ficaram
a cargo do FTC.
Fonte: O País online – 01.06.2012
Reflectindo: um caso para estudo que provavelmente nos ajudará a saber quem faz parte da Fematro. Quem sabe se esta não é uma estratégia para subir a tarifa?!?!
2 comentários:
9 milhoes : 50 = 180.000 meticais cada autocarro
Uma grande oferta. Mesmo um calhambeque de ISUSU nao custa esse valor.
Assim funciona o nosso capitalismo.
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