Guerra aberta entre Nyusi e Guebuza?
Nyusi está metido na Proindius
Maputo (CanalMoz) - Como já se suspeitava (porque ainda não haviam documentos), o Presidente da República, Filipe Nyusi está metido na Proindicus, a empresa que se beneficiou de um empréstimo de 622 milhões de dólares. Segundo documentos confidenciais na posse do CanalMoz/Canal de Moçambique Filipe Nyusi, na qualidade de ministro da Defesa, trabalhou juntamente com o Instituto Nacional do Marinha (INAMAR) para concepção incluindo financiamento do projecto Proindicus que iria operar na chamada Zona Económica e Exclusiva de Moçambique, ou seja, na protecção costeira.
No dia 13 de Janeiro de 2014, Filipe Nyusi na qualidade de ministro da Defesa, escreveu uma carta ao então ministro das Finanças Manuel Chang, através da qual remetia à apreciação e aprovação (do Ministério das Finanças), a proposta de contrato de concessão que seria celebrado entre o Governo e a Proindicus SA, tal como um diploma ministerial da Defesa com vista a consignação das receitas a favor do INAMAR.
Estes documentos foram vazados, depois de na semana passada, a Procuradoria Geral da República (PGR) ter vazado a lista das individualidades ligadas a Armando Guebuza, incluindo ele próprio, através da qual, o Ministério Público, solicita a quebra do sigilo bancário de tais individualidades. O vazamento destes novos documento está a ser interpretada como uma guerra aberta para mostrar que Nyusi também não é inocente. É uma espécie de retaliação entre a facção de Guebuza e Nyusi. (Mais detalhes no semanário Canal de Moçambique da próxima quarta-feira) (redacção)
Fonte: Canal de Moçambique - 08.04.2017
Sem comentários:
Enviar um comentário