Não falo nada sobre mais um endividamento para a construção de um aeroporto
Xai-Xai por eu não ter muito conhecimento sobre Gaza por lado para que não me
chamem de invejoso. Ao contrário, quando se projectava a construção do
aeroporto de Nacala, minha cidade, fui das pessoas que abertamente dizia que aquilo
seria um elefante branco. Em 2002, fiz alguns artigos para debate no Imensis
sobre o aeroporto de Nacala. É pena que o Imensis tenha bazado com aqueles
debates porque hoje seria possível provar a viabilidade vs inviabilidade do
aeroporto de Nacala.
O meu principal argumento era:
Primeiro, que seria melhor que se reabilitasse/sem o aeroporto de Nampula e
as estradas nacionais Nampula-Nacala, Monapo-Ilha de Moçambique e a que vai
para Chocas-Mar, Namialo-Pemba, Nampula-Angoche, Nampula-Cuamba, entre outras. Se
uma das razões da construção de aeroportos é o turismo, eu digo que o turismo
não se faz apenas voando. O turismo pela estrada pode beneficiar a mais
cidadãos e isso provei num estudo que eu próprio fiz em 2001 para a minha defesa
de bacharelamento com o título “ Rushing to Cars for Sale: the Informal Sector
along Roadside Areas in Mozambique. A Study case from the Road of
Nacala-Nampula.”
Segundo, que uma base aérea bem equipada e modernizada em Nacala-Porto
impulsionaria mais o desenvolvimento económico como foi desde os finais da
década 60 que o aeroporto internacional. Se os quartéis hoje não impulsionam o
desenvolvimento duma cidade, o problema é de que os nossos soldados vivem à
maneira.
Terceiro que em Moçambique não havia e até agora não há assim uma quantidade
de aviões para explicar existência de dois aeroportos internacionais em Nampula.
Nota: Não tenho dúvidas que o Aeroporto de Nacala é muito lindo e na altura
em que se construía parecia que era um projecto acertado, mas PARECE-ME que foi
mais com o pessoal da cosntrução tanto do próprio aeroporto e como do porto de
Nacala-a-Velha.
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