domingo, julho 31, 2011

Os recados de Sérgio Vieira sobre próximo PR

O debate sobre o próximo Presidente da República ressurge na imprensa com os recados de Sérgio Vieira, uma figura marcante da Frente de Libertação de Moçambique. Vieira, em “Cartas a Muitos Amigos”, sua

Músico moçambicano Azagaia detido pela Policia

O rapper moçambicano de intervenção social, Azagaia (Edson da Luz no assento de nascimento), foi detido, neste sábado, pela Polícia de Investigação Criminal (PIC) por “posse” de drogas. Porém, há pessoas que falam em conspiração já que a detenção aconteceu precisamente no dia Aza-leks no Gil Vicente.

sexta-feira, julho 29, 2011

Declaração de bens dos governantes será acessível ao público

As declarações de património dos governantes moçambicanos serão acessíveis ao público, ao abrigo da proposta do novo Código Penal, aprovada esta semana pelo Conselho de Ministros, afirmou hoje (quinta-feira) a entidade encarregue da reforma legislativa no país.

Jornalista vence caso em tribunal e agente da lei e ordem apanha dois meses de prisão

O caso dos três agentes da Polícia de Trânsito (PT), acusados de terem violentado um jornalista, no município do Dondo, em Março do ano passado, tendo resultado a destruição de uma máquina fotográfica, foi sentenciado, esta terça-feira, – conforme o previsto – na terceira secção criminal do Tribunal Distrital do Dondo. Ler mais

Reflectindo: inédito mas é o que devia constituir o normal.

Disponibilidade

Estou em Nampula disponível para me encontrar com quem está interessado em falar comigo.

Visitas interessantes (1)

Tenho recebido visitas da Islândia que sempre me deixam muito curioso e não menos agora que estou em Nampula, muito longe de "Island".

Dinheiro só depois da apresentação das contas de 2009 - Parceiros

Os parceiros de cooperação responderam negativamente a um pedido de financiamento do Ministério da Saúde (MISAU) no valor de 25 milhões de dólares americanos, destinados a aquisição de diversos medicamentos para o HIV/SIDA e malária e, por conseguinte, travar a possível ruptura total de reservas em 2012.

Malawi: Vice-presidente desafia Bingu wa Mutharika

A VICE-PRESIDENTE do Malawi, Joyce Banda, desafiou o presidente Bingu wa Mutharika a detê-la e a acusá-la de traição depois de visitar e apresentar as suas condolências às famílias de duas pessoas mortas pela Polícia durante as manifestações anti-governamentais de quarta-feira.
“Isto não deveria acontecer. Estes jovens eram inocentes e tentavam ganhar as suas vidas”, declarou Joyce Banda. “Quando as pessoas se manifestam contra algo, exercem o seu direito democrático, elas não esperam ser mortas”, acrescentou a governante, citada ontem pela BBC.

quarta-feira, julho 27, 2011

Iluminação pública é essencial para a qualidade de vida das comunidades

Foi inaugurada, última sexta-feira, o Projecto de Construção da Rede de Iluminação Pública do Município do Dondo, na província de Sofala. Tratou-se de uma cerimónia marcada pela participação massiva da população daquela autarquia, localizada a trinta quilómetros da cidade da Beira, a capital provincial de Sofala.Ler mais
A Procuradoria da República, ao nível de Nacala-Porto, diz aguardar pelo envio de auto de denúncia das autoridades alfandegárias para intervir em defesa dos interesses do Estado, no polémico caso dos 600 contentores de madeira em toro, recentemente retidos no porto daquela cidade, por suspeita de mercadoria em vias de ser contrabandeada para a República da China, numa operação de descaminho fiscal.

Serão diferentes pontos de vista?

Dhlakama deve ser ponderado – aconselham políticos da oposição

Afonso Dhlakama deve ser ponderado no seu discurso, em nome da consolidação da paz, reconciliação nacional e do desenvolvimento da democracia. Esta posição foi defendida ontem, no Maputo, por dirigentes políticos da oposição, em declarações ao “Notícias”, a-propósito das intervenções inflamatórias do líder da Renamo proferidas recentemente na província de Cabo Delgado. Ler mais

terça-feira, julho 26, 2011

Aprovada revisão do Código penal

OS ilícitos eleitorais, a interrupção voluntária de gravidez, os crimes de corrupção e contra o ambiente passam a estar incorporados no Código Penal em vigor no país, segundo proposta de lei de revisão daquele instrumento, aprovada ontem em Maputo pelo Conselho de Ministros, que em breve será submetida à Assembleia da República.

Empresários comprometem Malema em corrupção

Horas após a Liga da Juventude do ANC (ANCYL) ter negado alegações de que o seu presidente, Julius Malema, tinha recebido dinheiro para influenciar um processo de concurso governamental, um grupo de empresários do Limpopo ameaça expor companhias com ligações a Malema, e diz as mesmas ganharam concurso provincial de forma irregular, segundo o “News24”. A acontecer a revelação, a mesma poderia dar mais credibilidade às alegações de que empresários têm financiado o extravagante estilo de vida de Malema em troca de favorecimento em apresentação de propostas em concursos, e colocar pressão sobre as agências de aplicação da lei para investigar corrupção no Limpopo.

Fonte: O País online - 27.07.2011

Jovens moçambicanos marcham pela paz na Líbia

O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) a nível da cidade de Maputo promove, próximo dia 29 do mês em curso, uma marcha de solidariedade para com o povo líbio, em virtude dos ataques da NATO de que tem sido alvo. O acto vai decorrer sob o lema “Marcha sem rosto: juventude moçambicana pela paz na Líbia”.
Segundo uma nota de imprensa do Conselho da Juventude da Cidade de Maputo (CJCM), o drama vivido pela população líbia não deixa ninguém indiferente, daí ser neste âmbito que o CJCM decidiu manifestar em público a sua solidariedade para com os milhares de inocentes que estão a ser vítimas do flagelo da guerra.

Fonte: O País online - 27.07.2011

Reflectindo: Por esta iniciativa de marcha/manifestacão vamos ver se: 1) é autorizada. 2) é pela paz na Líbia. 3) é solidariedade para com o povo líbio. 4) é uma iniciativa consistente... 

Frelimo não quer deixar espaço para oposição em Gaza

A Frelimo diz não pretender dar espaço à propaganda da oposição na província de Gaza. Esta ideia foi defendida pelo secretário do Comité Central da Frelimo para Organização, Sérgio Pantie, que recentemente escalou aquela província para um trabalho de quatro dias, no quadro do acompanhamento do funcionamento dos órgãos de base do seu partido com vista à preparação do X Congresso.

segunda-feira, julho 25, 2011

Frelimo contesta a gestão dos 14 milhões

O partido Frelimo ao nível da cidade da Beira voltou a insurgir-se no último fim de semana contra a forma de gestão dos pouco de 14 milhões de meticais que serão atribuidos à cidade da Beira no âmbito do combate à pobreza urbana.

Desta feita a manifestação do desampontamento por parte dos camaradas vem do seu primeiro secretário em Sofala, Henriques Bongece que na sua opinião o Conselho Municipal da Beira continua a a fazer aproveitamento político do valor em causa, aliciando membros de outras formações políticas a se filiarem no MDM, partido liderado por Daviz Simango.

Henriques Bongece que está a visitar a cidade da Beira desde início da semana passada declinou fazer comentários em torno da actual governação da cidade da Beira tendo apenas se limitado a afirmar que foi confrontado com muitas queixas por parte a população nos bairros suburbanos por onde passou.
 
Fonte: O País online - 25.07.2011

domingo, julho 24, 2011

A Noruega não abandonará jamais os seus valores

Jens Stoltenberg - a Noruega sofreu uma tragédia nacional

O primeiro-ministro norueguês Jens Stoltenberg acentuou, dois dias depois do duplo atentado terrorista que matou pelo menos 93 pessoas, que o seu país não abandonará jamais os seus valores, durante uma homenagem religiosa levada a cabo na catedral de Oslo.

Generais no tráfico de madeira

A carga dos 457 contentores retirada no Porto de Nacala com madeira de primeira classe em toros é apontada como propriedade de conhecidos generais ligados à Frelimo, nomeadamente Lagos Lidimo e Bonifácio Gruveta.

sexta-feira, julho 22, 2011

Atentados sucessivos na Noruega já contabilizam 17 mortos

Pelo menos 17 pessoas morreram nesta sexta-feira num atentado com carro-bomba no complexo governamental de Oslo e num tiroteio num acampamento juvenil próximo da capital, ataques que a Polícia não atribui ao terrorismo internacional, mas a uma variante local ligada a movimentos antissistema.

Os dois ataques, realizados com algumas horas de diferença, estão relacionados entre si, segundo fontes policiais, que implicam o suposto autor do tiroteio, detido após sua acção, com o atentado da capital, que afectou quatro edifícios governamentais.

DIZER POR DIZER - Cada município com a sua indisciplina

Por Pedro Nacuo

Saímos de Pemba, onde uma decisão competente acabava de inviabilizar a realização de um espectáculo, em plena avenida municipal, barrando o trânsito, o que não agradou a muitos automobilistas e a Polícia veio atender a este sector populacional, sem olhar a meios ou fins, mas, sim, cingindo-se apenas à necessidade de manter a ordem, segurança e tranquilidade públicas.

EDITORIAL: Isto ainda é um país?

A resposta à questão acima é para já negativa, mas acreditamos que ela abre uma nova forma de olhar para o papel do Estado moçambicano, o mesmo que tem como objectivo garantir a Justiça, a Segurança e o Bem-estar do povo, o que, na realidade, infelizmente, ainda é uma miragem neste país.

quinta-feira, julho 21, 2011

Líder da oposição garante realizar manifestações pacíficas para "retirar FRELIMO do poder"

Maputo - O líder da RENAMO, principal partido da oposição moçambicana, Afonso Dhlakama, assegurou que realizará manifestações pacíficas à escala nacional para "retirar a FRELIMO do poder e criar um governo de transição em Moçambique que durará, no máximo, três anos".

Silêncio preocupante sobre madeira de Nacala

O SILÊNCIO preocupante que reina no seio das instituições do Estado, como é o caso das Alfândegas e as direcções provinciais da Agricultura e da Indústria e Comércio, em Nampula, à volta do caso dos 600 contentores suspeitos de contrabando de madeira, retidos pelas autoridades aduaneiras no passado dia 8 de Julho, no porto de Nacala, não só alimenta especulações de vária ordem, como também desacredita o principio de funcionamento da administração pública, segundo o qual os actos e acções das instituições públicas carecem de publicitação.

ANCYL ANUNCIA MOBILIZAÇÃO CONTRA ZUMA

JOANESBURGO, 21 JUL (AIM) – A Liga da Juventude do Congresso Nacional Africano (ANCYL) anunciou Terça-feira ultima a mobilização de uma campanha destinada a afastar o Presidente do partido no poder na África do Sul, Jacob Zuma, no seu próximo congresso marcado para 2012.

Malawi: Incidentes durante uma manifestação proibida

Blantyre - Duas casas de agentes da polícia e duas viaturas oficiais foram queimadas hoje (quarta-feira) em Lilongwe, capital administrativa do Malawi, durante uma manifestação não autorizada contra o governo, relatou uma testemunha à AFP.

As lições das eleições na FMF

A lição que fica é de que a mesa da assembleia-geral pode propor a correcção de ilegalidades por via de votação, sem que para tal recorra à alteração do conteúdo que torna o processo ilegal. Isto é, não é preciso corrigir o conteúdo do comunicado que torna a sessão ilegal. A votação é suficiente para legalizar algo ilegal. Igualmente, não é preciso desqualificar a candidatura ilegal para repor uma legalidade, basta uma votação para que a candidatura, eventualmente, ilegal se torna legal.

quarta-feira, julho 20, 2011

Burlador de recargas da mCel à solta

(Jornal Notícias) Alguns revendedores de crédito de celular estão a burlar cidadãos, comercializando recargas com a indicação de serem de um certo valor quando na verdade correspondem a um montante abaixo daquele. Ler Mais.

O fausto em época de austeridade

Quando até os gigantes soçobram à crise, do jeito que vemos, no mínimo, temos que despertar para a realidade, pararmos de assobiar para o lado e revisitarmos os nossos modelos de consumo.

terça-feira, julho 19, 2011

"Diana" condenada a prisão perpétua

A jovem moçambicana Aldina dos Santos, mais conhecida por Diana, foi considerada esta terça-feira, por um tribunal de Pretória, capital política da África do Sul, culpada pelos crimes de tráfico, cárcere privado e exploração sexual de três menores e por conseguinte condenada a prisão perpétua.
A jovem moçambicana era acusada de traficar compatriotas suas para actos de exploração sexual num bordel, na zona de “Moreleta Park”, arredores de Pretória. Após as invetigações e julgamento, que duraram cerca de três anos, ficou-se a saber que as jovens traficadas foram mantidas em regime de cárcere privado onde eram obrigadas a manter diariamente relações sexuais com homens.
Os acontecimentos hediondos tiveram lugar entre 6 de Janeiro a 13 de Fevereiro de 2008, até que que um jurista moçambicano, Inácio Mussanhane, denunciou o caso às autoridades sul africanas o que veio a culminar com a libertação das vítimas e a detenção de Aldina, agora condenada.

Fonte: @Verdade - 19.07.2011

domingo, julho 17, 2011

Porquê os frelimista não gostam de debate político?

Tenho verificado mesmo neste blog que muitos senão todos frelimistas, não gostam de debates sobre assuntos políticos. Infelizmente, noto que isso é mesmo em circulo de família ou amigos. Porquê será?

Feizal Sidat renova à frente da FMF: “Vou arregaçar as mangas para bem de Moçambique”

Feizal Sidat foi hoje (sábado) reeleito Presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), para os próximos quatro anos no culminar de um processo eleitoral em que teve como adversários outros dois concorrentes, nomeadamente Baptista Bonzo e Carlos Jeque.

sábado, julho 16, 2011

Injustiça e apartheid e ilegalidade !?!?

Vi com os meus olhos e comentei com a minha vizinha da cadeira. Duas mulheres foram impedidas de subir no chapa com que viajei porque eram gordas. Segundo o “narawa” (indivíduo que mobiliza (?) passageiros para o chapa), elas só podiam viajar se pagassem o dobro porque eram muito gordas e ocupariam muito espaço. Mas seria isso fora da lotação do carro? Não é isso. O que acontece é que os carros/chapas de Nacala para Nampula e vice-versa só e só partem quando estiverem super-lotados. Portanto, aquelas senhoras ficaram porque não permitiriam na sua cadeira que mais um passageiro se sentasse.
O meu comentário com a vizinha foi de que estava-se perante uma injustiça, apartheid e ilegalidade.

sexta-feira, julho 15, 2011

Deputados de luxo

Por Emídio Beúla

A comparação pode estar descontextualizada, mas não deixa de ser interessante: enquanto no Reino Unido (um dos maiores doadores ao orçamento do Estado, com cerca de USD 76 milhões para 2011) a era de austeridade deixa ministros apeados, em Moçambique a era de abundância dá aos deputados a prerrogativa de escolherem uma viatura de campo (4x4) a seu gosto: O Estado compra e distribui. 149 deputados “votam” Toyota Hilux 3000, 46 querem Nissan Navara 2.5, 34 optaram por Ford Ranger 2.5, oito “gostam” de Toyota Hilux 2.5, seis “simpatizam” com o Isuzu KB 2.5, três preferem o Ford Ranger 3000 e dois ficam com os Isuzu KB 3000. São no total 304.805.827 meticais que o Estado vai investir em meios circulantes para os deputados fiscalizarem o Executivo.

quinta-feira, julho 14, 2011

Num esquema de favorecimento de entradas na função pública.

Dados em posse do “O País” confirmam nomes que ingressaram na função pública sem concorrer, em prejuízo de outros. Mais: Páscoa Azevedo tem um histórico negro nos casos de contratação de empreitadas para obras públicas e fornecimento de bens e serviços. Da auditoria do TA de 2010, consta que Azevedo executou contratos no valor de 48 milhões de Mt, todos sem visto.

quarta-feira, julho 13, 2011

Impressionante

Apesar de tantos problemas, os nossos jovens, usufruindo a nova tecnologia, são criativos em arte, sobretudo na música. É impressionante.
O Conselho Municipal de Lichinga pretende restringir o uso de saias curtas naquela cidade como forma de combater a prostituição na capital provincial de Niassa, Norte de Moçambique.

Esta decisão enquadra-se num série de medidas tomadas pela edilidade para combater a prostituição, particularmente a infantil, poluição sonora e mendicidade, segundo a Rádio Moçambique (RM), a emissora pública nacional.

“Este instrumento prevê ainda medidas contra as mulheres que usarem saias curtas e a adultos que corromperem menores”, indica a reportagem, sem, no entanto, indicar a medida máxima das saias a serem autorizadas pelo Estado.

Samora Machel desiludiu-se com Moscovo e tentou convencer José Eduardo dos Santos – revela jornalista

Samora Machel, primeiro presidente de Moçambique, ficou desiludido com o apoio da União Soviética e manifestou pessoalmente o seu desapontamento durante o encontro que manteve, em 1983, com Nikolai Tikhonov, o então primeiro-ministro soviético.

Documentos do Arquivo da Política Externa da Rússia revelam também que Machel, numa reunião realizada em Luanda em Abril de 1986, tentou convencer José Eduardo dos Santos a não apostar apenas na URSS e em Cuba e a ser flexível na continuação de contactos com os Estados Unidos.

Quo vadis Governo (5)

CRISE DE IDEIAS,
Salomão Muchanga

Para Salomão Muchanga, presidente do Parlamento Juvenil (PJ), o actual Governo já deu sinais de que está sem ideias consistentes para resolver os problemas do dia-a-dia dos moçambicanos. “Eles estão em retiro”, ironizou. Para ele, é chegado o momento de se fazer uma “grande reflexão sobre a situação política, económica e social do país”, pois o pânico que a falta de políticas públicas suscita pode resvalar para um pânico social. “Temos que parar em algum momento para questionar onde estamos e para onde vamos”, propõe o líder da associação juvenil mais interventiva do país.

terça-feira, julho 12, 2011

A caminho da China: Apreendido navio com 600 contentores de madeira em Nacala

A Autoridade Tributária de Moçambique (ATM) apreendeu na noite de Sexta-feira passada, em Nacala, província nortenha de Nampula, um navio cargueiro que transportava 600 contentores de madeira.

Comissão harmoniza tudo mas deixa em aberto o “enchimento de urnas”

Terminada revisão da 1ª lei do pacote eleitoral.

Terminou ontem a revisão da lei 7, lei da eleição do Chefe de Estado e deputados, mas mexeu o artigo 85, o mais polémicos dos 238. Em relação a este artigo, a solução está com as bancadas,. pois cabe a elas o veredicto final.

Cidadania e monitoramento da gestão pública

“A maioria dos moçambicanos da elite média, em vez de contribuir no levantamento de debates com vista à construção de um verdadeiro espírito democrático, preocupa-se em aliar-se às pessoas próximas do poder para obter vantagens económicas. Moçambique não tem uma classe média politizada, mas sim consumista”, criticou Pereira.

Fonte: SAVANA - 08.07.2011

Quo vadis Governo (4)

INFORMALIDADE GOVERNATIVA E ESTADO PATRIMONIAL
Egídio Vaz

Por seu turno, Egídio Vaz, historiador e analista político, os sistemáticos erros documentam o excessivo nível de informalidade governativa que caracteriza esse Governo, na medida em que todas ou as medidas que se pretendem de impacto directo sobre as populações serem todas elas tomadas quase que de súbito e sem uma base científica ou pelo menos empírica razoável. Aos olhos de Egídio Vaz, estamos em presença de um

Administração dos TPM caiu por “usurpar competências” do Governo

O conselho de Administração dos TPM caiu por culpa própria, ao tentar reajustar a tarifa dos transportes públicos, confirmou, ontem, Paulo Zucula, para quem a administração suspensa quis usurpar competências do Governo.

Cidadania e monitoramento da gestão pública deficientes em Moçambique

Escrito por Raul Senda e Ercília da Paz

Os moçambicanos continuam a não fazer uso dos seus direitos cidadãos, a exemplo do monitoramento da gestão pública. A constatação é de João Pereira, director da Unidade de Gestão do Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil (MASC).“A classe média moçambicana preocupa-se mais com o consumo do que com o debate de ideias para a construção de um espírito de cidadania efectivo”, aponta Pereira.Nos últimos quatro anos o MASC tem contribuído no melhoramento da governação e na prestação de contas aos cidadãos através do fortalecimento e do apoio às organizações da sociedade civil (OSCs).

Quo vadis Governo (3)

GOVERNO IMPOPULAR
Ericino de Salema

“Se tivéssemos a prática de levar a cabo sondagens para medir os índices de popularidade do Governo, particularmente do Presidente da Republica, o recuo quanto ao subsídio de cesta básica mostraria níveis de impopularidade jamais vistos no país”, Ericino de Salema, jornalista e pesquisador na área da comunicação. Para ele, um dos maiores problemas do actual executivo reside na preocupação pela busca de soluções para problemas ainda por definir.

segunda-feira, julho 11, 2011

Quo vadis Governo (2)

DESCRÉDITO PODE ALASTRAR-SE AO REGIME POLÍTICO
Jaime Macuane

Até que ponto essa trajectória política pode afectar negativamente a imagem e a credibilidade do governo? “Depende da forma como as pessoas tendem a olhar para as políticas ou intervenções do governo e isso pode variar de cidadão para cidadão”, responde Jaime Macuane, académico com formação em ciência política. Para ele, a maioria dos moçambicanos ainda pensa que o que o Governo faz, incluindo a atribuição dos “sete milhões” e outro tipo de transferências directas de renda e recursos, “é um favor e eles tendem a ser acima de tudo gratos”.

Suspensa administração dos TPM

NO quadro da reestruturação da empresa Transportes Públicos de Maputo (TPM) estão suspensos, desde a passada sexta-feira, todos os membros do Conselho de Administração desta empresa pública, nomeadamente o Presidente do Conselho de administração Interino, Silvestre Constantino e os três administradores Artur Sitoe, Samuel Mariquel e Miguel Mabote.

Would Mozambique accept Kenya's election proposals?

The election bill being presented to the Kenya parliament is much more radical than anything under consideration in Mozambique. The Standard (Nairobi, 25 June) reports these proposals:
+ A $10,000 fine or 6 years in jail for election officials who tamper with the elections or make false declarations.
+ A $20,000 fine for public officials for engage is electoral campaigns.
+ Incumbent candidates who use public resources would be excluded and jailed for up to 6 years.
+ A $10,000 fine for employers who do not give workers time off to vote.
+ If a party repeatedly commits violence or intimidation, its presidential candidate would be disqualified.

Source: MOZAMBIQUE 182 News reports & clippings, 11 July 2011

Reflectindo: A nossa lei precisa disto para a reducão das fraudes eleitorais.

Quo vadis Governo (1)

Escrito por redacao (SAVANA)

14 de Janeiro de 2010, Armando Guebuza volta à Praça da Independência para a segunda investidura ao cargo de Presidente da República (PR), depois de vencer as eleições de verão de 2009, pouco concorridas. No seu discurso inaugural, chama a si e ao seu Governo a responsabilidade de criar condições que permitam que “os moçambicanos apliquem o seu saber para transformar recursos e oportunidades em alavancas para a melhoria das suas condições de vida”. Volvidos aproximadamente 18 meses (um ano e meio) do segundo mandato, o executivo volta a acusar os mesmos sinais de “cansaço” verificados no primeiro, nomeadamente a falta de políticas e estratégias acertadas para atender aos problemas que pontificam no dia-a-dia dos moçambicanos.

Frelimo já tem proposta de revisão da Constituição

A Comissão Política da Frelimo aprovou, ontem, a proposta de revisão da Constituição da República de Moçambique (CRM) a ser submetida à Assembleia da República (AR) para aprovação. Num comunicado de imprensa enviado ao “O País”, a Comissão Política da Frelimo reitera que a revisão da Constituição é um processo democrático e participativo, que visa a consolidação e o aprimoramento da ordem constitucional. Mesmo assim, as questões que a Frelimo gostaria de ver revistas na CRM continuam no “segredo dos deuses”’, pelo que só quando a proposta der entrada na AR é que será conhecido o seu conteúdo.

Fonte: O País online - 07.07.2011

domingo, julho 10, 2011

Governo abandona actual modelo de formação de professores

Inconsistência de estratégias do Executivo

Maputo (Canalmoz) - A partir de 2012, os professores do nível básico deixam de ser formados nos termos do actual modelo de 10+1 (10ª classe mais um ano de formação psico-pedagógica). O modelo foi introduzido há bem pouco tempo, mas agora o Governo entende que não está a dar resultados positivos, por isso a partir do próximo ano um outro novo modelo será introduzido. Ler mais

Fonte: CanalMoz - 11.07.2011

Assaltos e roubos instalam terror em Chimoio

Chimoio (Canalmoz) – Na cidade de Chimoio, criminosos estão à solta a fazer e desfazer. Ao cair da noite, grupos de meliantes munidos de armas de fogo e armas brancas (catanas, machados e serrotes) actuam nos bairros periféricos da cidade, mas também na cidade de cimento, assaltando cidadãos na rua, nas residências e estabelecimentos públicos e privados. A capacidade de resposta da Polícia revela-se fraca. Dados policiais indicam haver uma grande subida de casos criminais, registados a nível de postos e esquadras da cidade, tendo furtos, arrombamentos em residência e estabelecimentos estatais e comerciais, como os maiores casos que se têm vindo a registar com maior frequência. Ler mais

Fonte: CanalMoz - 11.07.2011

SADC: Países membros de costas voltadas

É necessário que se ultrapasse a heterogeneidade dos países da região para o alcance das metas comuns

Nos últimos meses foram três as reuniões mal sucedidas, organizadas pela SADC. Analistas angolanos apontam entre as razões: questões económicas e desinteligência dos Estados, falta de empenho e de visão estratégica e de política comuns dos chefes de estado da região austral do continente africano. A opinião de políticos sobre algumas cimeiras da SADC mal sucedidas e que visavam uma maior integração dos países membros da Região austral do continente africano.Neste debate participam o jurista e analista político Alexandre Sebastião André; Alice Dombolo, presidente do Comité Executivo do Fórum Parlamentar da SADC; e Vicente Pinto de Andrade, Político e Economista.

BOTSWANA APOIA MANDATO DE CAPTURA CONTRA KADDAFI

GABERONE, 07 JUL (AIM) – O Presidente do Botswana, Ian Khama, anunciou, quarta-feira, que o seu governo apoia o mandato de captura emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o líder líbio, Muhammar Kaddafi, contrariando assim a posição assumida pela União Africana (UA) na recém terminada Cimeira de Malabo, na Guiné Equatorial.

quinta-feira, julho 07, 2011

Nampula nauseabunda

Por Mouzinho de Albuquerque

Por mais que tente resistir, a tentação é demasiada grande para deixar passar. Por exemplo, continuo a não perceber porque é que os mictórios ao ar livre, que constituem fontes de produção de cheiro nauseabundo, continuam a aumentar ao invés de acabarem na nossa cidade? Aliás, hoje para muitos citadinos urinar em qualquer sítio, incluindo passeios, muros de vedação das casas, dos armazéns, das escolas, dos hospitais e outras infra-estruturas é normal, mesmo que saibam as consequências que daí advém.

Ainda há disparidades na alocação do OE nos diferentes sectores

AS disparidades na alocação regional do Orçamento do Estado ainda são evidentes em diferentes sectores sociais do país. Por exemplo, a despesa do sector da Educação em Nampula é de apenas 15 dólares por pessoa, enquanto na cidade do Maputo o valor sobe para 37 por pessoa.

quarta-feira, julho 06, 2011

União Africana anuncia retirada de Kadafi e eleições gerais na Líbia

Malabo, Guiné Equatorial (PANA) – A realização de eleições gerais, a retirada de Muamar Kadafi da cena política e o apoio total às Resoluções 1970 e 1973 do Conselho de Segurança das Nações Unidas são os pontos principais do novo plano de paz da União Africana (UA) sobre a Líbia.

Segundo uma declaração saída da 17ª cimeira da UA em Malabo, este plano reafirma essencialmente o Roteiro da Paz da UA para uma resolução pacífica do conflito na Líbia, incorporando, porém, novas propostas do Comité ad hoc de Alto Nível da UA.

Cientistas prevêem a cura do envelhecimento

Se as previsões de Aubrey de Grey estiverem certas, a primeira pessoa a comemorar seu aniversário de 150 anos já nasceu. E a primeira pessoa a viver até os mil anos pode demorar menos de 20 anos para nascer. Ler mais

Obiang Nguema prepara povo da Guiné Equatorial para eventual revolução tipo árabe

Malabo, Guiné Equatorial (PANA) – O Presidente da Guiné Equatorial, Obiang Nguema Mbasogo, declarou-se segunda-feira consciente da possibilidade de o seu país conhecer situações como a da Líbia, em particular, ou do mundo árabe em geral, pelo que instou os seus concidadãos a preparar-se para tal eventualidade.

terça-feira, julho 05, 2011

OJM, CNJ, OSC

Duvido bastante da validade da “eleição” de Leo Jamal da Frelimo para presidente do Conselho Provincial da Juventude em Nampula a qual a directora provincial da juventude e desportos, em Nampula, acabou carimbando ainda esta semana (ver aqui).
Recordo-vos ao que questionei aqui. Não tive resposta e houve jovens pretenderam sabotar-me.
Insisto no meu questionamento porque para mim, é muitíssimo importante que se distinga entre associações partidárias como OJM, das Organizações da Sociadade Civil (OSC) como o CNJ devia ser.

Mais uma vez perplexo

Mais uma vez fiquei perplexo quando um professor associou a minha ida à Europa a um certo partido, exactamente como ele associa o seu salário a esse partido.

Um exemplo a reter: beneficiários do fundo de desenvolvimento em Maganja da Costa ficaram mais pobres

Uma associação de camponeses do distrito de Maganja da Costa, província da Zambézia, Centro de Moçambique, teve acesso ao Fundo de Desenvolvimento Distrital (FDD), mas ao invés de prosperar, o seu projecto não andou, com o agravante deles já se terem endividado com o Estado.

Trata-se de uma associação do Posto Administrativo de Mocubela, que, segundo a revista trimestral “Está na hora!”, beneficiou-se de 40 mil meticais (cerca de 1,3 mil dólares) do FDD, fundo conhecido por ‘ Sete Milhões’ que é alocado pelo Governo a cada um dos 128 distritos do país para financiar iniciativas de geração de emprego e produção de comida.

Lançado o Diário da Zambézia impresso no meio de muitos recados

A cidade de Quelimane, província da Zambézia, ficou de boca aberta na tarde e princípio da noite da última sexta-feira, por sinal 1 de Julho, quando naquele salão nobre do Concelho Municipal de Quelimane, milhares de pessoas, viram o “nascimento” ou crescimento como queiram entender do Diário da Zambézia, já em formato impresso.

segunda-feira, julho 04, 2011

Medidas deixam ministros britânicos apeados

A era da abundância acabou. Bem-vindos à era da austeridade.” Não fosse o tema tão antipático e a ironia poderia bem ter sido usada por George Osborne, o ministro das Finanças britânico, quando na segunda-feira anunciou as primeiras medidas para redução do défice. E se o Reino Unido não foi o primeiro a lançar-se na árdua tarefa, foi mais longe do que qualquer país europeu nas medidas para limitar os gastos do Governo e dos seus gabinetes.

Frelimo defende a manutenção do artigo que propicia fraudes eleitorais

Maputo (Canalmoz) – O grupo parlamentar da Frelimo, a nível Comissão da Administração, Poder Local e Comunicação Social, que tem mandato para rever o pacote eleitoral na Assembleia da República, defende a manutenção (ou apenas, eventualmente uma ligeira remodelação) do artigo 85 da Lei 7/2007, de 26 de Fevereiro (a Lei que estabelece o quadro jurídico para a eleição do Presidente da República e para a eleição dos deputados à Assembleia da República). É um polémico artigo que até agora é visto como o “artigo que apadrinha o enchimento de urnas e, em última instância, as fraudes eleitorais”.
O referido artigo determina no seu número 1 que “em caso de discrepância entre o número de boletins de votos existentes nas urnas e o número de votantes, vale, para efeitos de apuramento, o número de boletins de votos existentes nas urnas, se não for maior que o número de eleitores inscritos”. Ler mais

Fonte: CanalMoz - 04.07.2011

Matutuine: camponeses vendem as suas terras a troco de carros

O problema da venda ilegal de terra no distrito de Matutuine, província de Maputo, Sul de Moçambique, é tão grave que algumas famílias chegam a ceder suas parcelas a cidadãos estrangeiros a troco de viaturas importadas da vizinha África do Sul.

Criminalidade e Medo

Há seis anos atrás, Nacala-Porto, não era uma cidade muito aterrorizada. Nas noites, mesmo os mais cautelosos, podiam sair sozinhos e a pé. Há menos dum ano, o melhor é que a partir das 18 horas a pessoa saisse em companhia com alguém ou de uma viatura, por exemplo, motorizada ou carro. Neste momento é perigosíssimo andar de motorizada a partir das 18 horas e passar por locais escuros. Estranhamente, entre cerca das 18 às 20 horas é perigoso passar por zonas de maior movimentação, por exemplo, nos cruzamentos.

sábado, julho 02, 2011

DIZER POR DIZER... - Em nome do partido

Por Pedro Nacuo

NA campanha eleitoral que culminou com a vitória do partido Frelimo sobre os seus adversários, em 2004, havia um mecânico, na rua 7 de Abril, que andava com um carro-sucata, porém com motor novo, que se suspeitava que tivesse sido produto de algo “quente”, sem matrícula nem nada, digamos completamente indisciplinado.

Strauss-Kahn é libertado em Nova Iorque

DSK e sua mulher, Anne Sinclair. A Corte de Nova Iorque libertou o ex-director-geral do FMI

O ex-director do Fundo Monetário Internacional, o francês Dominique Strauss-Kahn, foi libertado esta sexta-feira a pedido do Ministério Público de Nova Iorque. Os investigadores põem agora em causa a credibilidade da mulher guineense que acusa o político socialista de abuso sexual.
A libertação, acompanha da restituição do dinheiro pago como caução em Maio, foi decretada esta sexta-feira a pedido do MP nova-iorquino. Strauss-Kahn não paga qualquer fiança pelo fim da prisão domiciliária.

Bispos católicos apontam clientelismo no ensino

“É elevado o número de alunos que termina o nível básico sem saber ler nem escrever até os seus próprios nomes”, apontam.

sexta-feira, julho 01, 2011

Por favor, não governem mais!

...Guebuza pode estar a pagar a factura das expectativas criadas em torno da sua pessoa e, sobretudo, pelo facto de ter usado o lado negativo da governação de Chissano como bandeira do seu manifesto eleitoral: o combate aos males que Chissano tinha “implatado”, como o espírito que o próprio Guebuza atribuiu o nome de “Deixa andar”...

1. O título é de Miguel Sousa Tavares, colunista do Semanário Expresso de Portugal. O que me impressionou não é só o título, mas também a forma como começa o texto: “Alguém que eu muito amei e que aprendi a admirar ao longo da vida dizia que não há nada mais perigoso do que políticos sem ideias mas cheios de iniciativas. Cada vez mais me convenço de que é uma grande verdade, confirmada dia-a-dia pela observação da vida política (...): não há nada mais assustador do que os decisores desatarem a tomar decisões que ninguém lhes pediu.”

Cabo Verde: Aristide Lima lidera sondagem para eleições presidenciais

O antigo presidente do Parlamento cabo-verdiano, Aristides Lima, lidera as intenções de voto entre os candidatos às eleições presidenciais previstas para 7 Agosto de 2011 em Cabo Verde, segundo uma sondagem publicada na Praia.

Direcção do SINTESP acusa governo de interferência no sindicalismo

A direcção do SINTESP desmente as informações avançadas por Helena Taipo. Refere que todos os dirigentes pertenceram a empresas de segurança privada e que se desvincularam para se dedicarem a tempo inteiro ao sindicato.

O Sindicato Nacional das Empresas de Segurança Privada (SINTESP) diz que todas as informações avançadas pela ministra do Trabalho, Maria Helena Taipo, segundo as quais a