quinta-feira, julho 21, 2011

Malawi: Incidentes durante uma manifestação proibida

Blantyre - Duas casas de agentes da polícia e duas viaturas oficiais foram queimadas hoje (quarta-feira) em Lilongwe, capital administrativa do Malawi, durante uma manifestação não autorizada contra o governo, relatou uma testemunha à AFP.

Uma loja pertencente a um deputado do partido no poder foi igualmente invadida, indicou por telefone a mesma testemunha, Mike Chipalasa, membro da Comissão dos direitos humanos do Malawi, um orgão oficial.

"A situação é muito tensa", explicou, "há confrontos entre polícia e os manifestantes. A polícia lança gás lacrimogéneo e os manifestantes responderam queimando duas casas de agentes da polícia e duas viaturas do governo".

"Outras manifestações vandalizaram a loja do deputado Adams Vinandi", prosseguiu Chipalasa.

Um grupo de associações e de movimentos anti-governamentais havia convocado uma grande manifestação para hoje (quarta-feira), a fim de "lançar o sinal de alarme sobre a situação económica e democrática do Malawi".

Uma outra formação pró-governamental tinha igualmente submetido um pedido para organizar uma contra-mainifestação em simultâneo. Receando confrontos, a justiça proibiu as duas manifestações, provocando a ira dos manifestantes.

A oposição denunciou nos últimos dias a "arrogância do poder" após a suspensão da ajuda económica da Grã-Bretanha, na sequência de um incidente diplomático entre Londres e Lilongwe.

Fonte: Angola press - 20.07.2011

Sem comentários: