A carga dos 457 contentores retirada no Porto de Nacala com madeira de primeira classe em toros é apontada como propriedade de conhecidos generais ligados à Frelimo, nomeadamente Lagos Lidimo e Bonifácio Gruveta.
Os contentores foram retidos no Porto de Nacala, província de Nampula, no dia 8 de Julho, quando o navio `La Tours Sw51N´ se preparava para zarpar para a China. Ao que o SAVANA apurou, parte substancial da mercadoria pertence á empresa Casa Bonita e Chanat (Green Timber). Uma consulta ao Boletim da República mostra que a Chanat (Green Timber) é detida por Kem James Tsou em parceria com Tina Ângela Tsou. A Casa Bonita Internacional é controlada por dois cidadãos chineses, Xu Xiqi e Xu Xizhi.
Mas uma fonte próxima deste nubuloso processo de corte e exportação de madeira garante que os chineses são apenas pontas de lança de Lagos Lidimo e Bonifácio Gruveta na Casa Bonita Internacional. Em 2007 num relatório do Fórum das Organizações não Governamentais da Zambézia (FONGZA), intitulado `Um Take away chinês´, Bonifácio Gruveta Massamba era apontado em círculos locais, como o `campeão do saque´ e `protector dos predadores das florestas moçambicanas´.
A imprensa local que tem reportado o caso tem sistematicamente omitido os nomes dos moçambicanos da `nomenklatura´ envolvidos no caso.
Há indícios de que a manobra para enganar os scanners que operam no Porto de Nacala, da Empresa Kudumba, foi organizada pelo filho de um dos generais accionistas. Os contactos para driblar os scanners dão-se através de funcionários das diversas empresas que realizam o controlo das mercadorias, com destaque para as de grande vulto, como a madeira.
Além de usar a sua influência política, os exportadores de madeira ilegal corromperam os funcionários das empresas que actuam no porto - com uma verba estimada em 500 mil meticais nesta operação - para que os contentores não fossem verificados pelos scanners. Por outro lado, a abertura dos contentores levanta a suspeita de que além da madeira seria transportada suruma (canabis sativa) e cocaína. A droga faria escala noutros países africanos antes do destino final, a Ásia.
Entretanto, em Nacala Porto circulam indicações de que no último domingo figuras do governo desembarcaram na cidade. Numa noite agitada terá havido uma reunião entre o ministro dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula e os generais Bonifácio Gruveta e Lagos Lidimo. Porém, no cruzamento de fontes feito pelo SAVANA, há quem negue terminantemente que tenha havido esses encontros, mas garantem que houve pressões por outras vias para libertar os contentores...
Fonte: SAVANA in Imensis - 22.07.2011
Sem comentários:
Enviar um comentário