Por Ahmed Jadallah e Maria Golovnina
TRÍPOLI (Reuters) - O líder líbio Muammar Gaddafi prometeu na sexta-feira "esmagar qualquer inimigo", mas a rebelião popular contra o seu regime o deixa cada vez mais acuado em Trípoli.
"Vamos lutar se eles quiserem", disse Gaddafi, de 68 anos, um dia depois de confrontos disseminados na capital entre as suas forças de segurança e multidões rebeldes.
A oposição diz que alguns bairros de Trípoli já estão sob seu controle, a exemplo do que acontece com várias outras cidades do país e com importantes poços petrolíferos.
Testemunhas disseram que os grupos de oposição montaram barricadas improvisadas para conter o avanço das tropas do governo na cidade de Zawiyah, a leste da capital.
"Preparem-se para lutar pela Líbia, preparem-se para lutar por dignidade, preparem-se para lutar por petróleo", disse Gaddafi a milhares de seguidores na praça Verde, no centro de Trípoli, ameaçando abrir seus arsenais militares para quem estiver ao lado do governo.
"Podemos esmagar qualquer inimigo. Podemos esmagá-los com a vontade do povo", afirmou Gaddafi, gritando de punhos cerrados.
Moradores disseram que o poder de Gaddafi aparentemente se restringe a alguns bairros da capital.
"Acho que Trípoli está se rebelando", disse um homem no centro da cidade. "Quando você vai à praça Verde a encontra cheia de seguidores de Gaddafi. Em outras áreas, (os oposicionistas) saíram após as preces de sexta-feira e estão se manifestando contra Gaddafi."
Fonte: Reuters - 25.02.2011
Sem comentários:
Enviar um comentário