A Bielorrússia violou seriamente o embargo internacional à venda de armas à Costa do Marfim, denunciou o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.
A antiga república soviética entregou três helicópteros de combate e outro equipamento às forças do Presidente cessante, Laurent Gbagbo, derrotado nas eleições presidenciais, disse o porta-voz de Ban Ki-moon, citado pela BBC.
A primeira entrega de equipamento militar foi feita ontem e para hoje estava prevista a chegada de novos aviões com mais material, disse o porta-voz. “É uma séria violação do embargo... que foi decretado em 2004”, acrescentou.
Um porta-voz do ministro bielorrusso dos Negócios Estrangeiros, Andrei Savinikh, considera as acusações “infundadas”, segundo uma reacção divulgada pela agência AP.
Gbagbo recusa entregar o poder a Alassabe Ouattara, reconhecido internacionalmente como o vencedor das presidenciais de Novembro do ano passado. Ouattara está num hotel de Abidjan desde o anúncio dos resultados, no início de Dezembro, protegido por forças das Nações Unidas.
Os confrontos entre os dois campos levaram a ONU a alertar para os riscos de guerra de civil. Na semana passada, o secretário-geral das Nações Unidas exigiu “o fim imediato das ameaças e da obstrução às actividades dos capacetes azuis”.
Fonte: Público.pt - 28.02.2011
Sem comentários:
Enviar um comentário