Não me resta nada, sinto
não ter forças para lutar
É como morrer de sede no
meio do mar e afogar
Sinto-me isolado com tanta
gente à minha volta Vocês não ouvem o grito
da minha revolta
Choro a rir, isto é mais forte
do que pensei
Por dentro sou um
mendigo que aparenta ser um rei. . .
Por Hatimo Bin Mansur
sábado, março 31, 2012
Site Oficial da Campanha de Fernando Nhaca ao Municipio de Inhambane
FERNANDO AMELIA NHACA, apresenta aos cidadãos munícipes da cidade de Inhambane, capital da província de Inhambane, o seu projecto de governação do Município de Inhambane bem como o modelo para a sua operacionalização. Baixar a Carta aos Munícipes da Cidade de Inhambane Leia ou veja mais
Azagaia Sob Pressão no Jchat -1ª PARTE (Veja o vídeo)
Reflectindo: para quem não acompanhou a esta entrevista que a delicie para compreender o Edson da Luz.
SUÉCIA DESEMBOLSA APOIO AO ORÇAMENTO DO ESTADO
Maputo, 30 Mar (AIM) – A Suécia anunciou hoje o desembolso de 295 milhões de coroas, o equivalente a 44 milhões de dólares, para apoiar o orçamento do Estado de Moçambique.
AURÍCIAS/ PRESIDENTE RESIGNA E FILIA-SE À OPOSIÇÃO
Port Louis, 31 Mar (AIM) – O Presidente das Maurícias, Anerood Jugnauth, que tem estado em conflito aberto com o Primeiro-ministro, Navinchandra Ramangoolam, anunciou sexta-feira a sua demissão para se juntar à oposição.
Estado e Informalidade: Como Evitar a “Tragédia dos Comuns” em Maputo?
Por António Francisco
Uma sociedade que não é capaz de criar uma estrutura de direitos privados efectiva, abrangente e inclusiva, encontra geralmente no intervencionismo estatal a forma de compensar tal incapacidade. Ler mais
Uma sociedade que não é capaz de criar uma estrutura de direitos privados efectiva, abrangente e inclusiva, encontra geralmente no intervencionismo estatal a forma de compensar tal incapacidade. Ler mais
Rio Tinto anuncia descoberta de gás natural em reservas de carvão
A multinacional anglo-australiana Rio Tinto anunciou
hoje (sexta-feira) a descoberta de gás natural nas reservas de carvão que
explora no distrito de Moatize, na província de Tete, no centro de Moçambique,
sem avançar o valor comercial da descoberta, noticia a LUSA.
sexta-feira, março 30, 2012
Candidato da Frelimo faltou ao debate frente a frente com o MDM em Inhambane
Num debate frente a frente promovido pelo Observatório Eleitoral entre os candidatos a edil de Inhambane, marcou-se pela ausência do candidato da Frelimo faltou.
Ver o vídeo aqui.
Governo garante reintegração de antigos agentes secretos
O GOVERNO e representantes de antigos agentes da Casa Militar, do
Serviço de Informação e Segurança do Estado (SISE), entre outros serviços de
inteligência do Estado, acordaram ontem, em Maputo, num calendário para o
acompanhamento do processo de reintegração dos integrantes deste grupo em
instituições do Estado, segundo revelou ao “Notícias”, Lourenço Tchapo, assessor
de Imprensa do Ministério dos Combatentes.
PARLAMENTO JUVENIL DE MOÇAMBIQUE: Manifestação de Repúdio e Indignação (Situação dos Estudantes Bolseiros na Argélia)
O Parlamento Juvenil, movimento de advocacia de direitos e prioridades da juventude, vem acompanhando com preocupação o desenrolar dos acontecimentos mediatizados sobre a situação dos estudantes bolseiros na diáspora, mais concretamente os contornos da manifestação levada a cabo pelos estudantes na Argélia.
Trabalhadores dos TPM exigem suspensão dos descontos à Frelimo
Medida vigora na empresa há mais de 11 anos
Abaixo-assinado endereçado à PCA, em Janeiro, ainda não tem resposta. A número um dos TPM diz que só cancela os descontos se receber uma comunicação da célula do partido Frelimo ao nível da empresa.
Um grupo de 68 trabalhadores da companhia Transportes Públicos de Maputo (TPM) elaborou um abaixo-assinado, em Janeiro passado, à administração da empresa, onde exige o cancelamento dos descontos que lhes são feitos aos seus salários e canalizados à célula do partido Frelimo e ao comité sindical local.
WIKILEAKS/CAHORA BASSA: Guebuza terá recebido 35 a 50 milhões de dólares
O Presidente da República de Moçambique terá recebido uma comissão entre 35 e 50 milhões de dólares no negócio da compra da Hidroeléctrica Cahora Bassa a Portugal, revelou o portal WikiLeaks, citando telegramas da embaixada dos EUA em Maputo.
quinta-feira, março 29, 2012
Visita de Daviz Simango a Mocuba provoca erupção
O líder do Movimento Democrático de Moçambique(MDM), Daviz Simango, visitou, última Terça-feira, o município de Mocuba, a segunda cidade da província da Zambézia.
Naquela manhã, milhares de pessoas circulavam nas artérias daquela cidade em direcção ao local por onde Simango iria entrar.
Logo ao chegar, o líder do MDM foi recebido pelos seus membros e simpatizantes que o aguardavam empunhando material publicitário daquele partido.
Na ocasião, mais uma vez Daviz Simango voltou a reiterar o que havia dito em Quelimane aquando da sua chegada, último Domingo.
Saiba quais são as competências do Presidente de Município
O município de Inhambane acolhe, no dia 18 de Abril próximo, eleições intercalares para a escolha do respectivo presidente, em virtude de o anterior ter perdido a vida. Por isso, o jornal @Verdade irá dedicar, em quatro edições, incluindo esta, um suplemento no qual os eleitores daquela cidade, e não só, terão a oportunidade de conhecer os (os per s dos) candidatos, os seus manifestos, e as normas que regem os processos eleitorais.
Caso o (e)leitor tenha alguma dúvida em relação a estas eleições e às normas de funcionamento das assembleias de voto, ou tenha presenciado algo com elas relacionado, poderá encaminhá-las a nós, através dos contactos constantes nas páginas deste suplemento. Ler mais
HCB será 100% moçambicana em 2014
A reversão total da HCB ao Estado moçambicano deverá ocorrer até 2014, acabam de acordar, em Lisboa, os governos de Moçambique e de Portugal em encontros havidos nos dias 25 e 28 de Março de 2012, em Lisboa.
Ex-agentes secretos amotinam-se defronte do Gabinete do PM
Em causa está a alegada falta de seriedade do executivo que recrutou os antigos agentes e os treinou em Matalane, prometendo-lhes reitegração na corporação. Porém, desde Janeiro ainda não foram reintegrados e nem recebem salário, o que está a causar indignação no seio do grupo.
Ex-guerrilheiros da Renamo amotinam-se
Mais de 30 ex-guerrilheiros da Renamo acampados no complexo residencial da vidreira e no bairro Chihango, em Maputo, amotinaram-se a meio da manhã de ontem na sede nacional daquele antigo movimento armado capital do país, em protesto contra o atraso no pagamento dos seus subsídios não auferidos desde passado mês de Fevereiro,
quarta-feira, março 28, 2012
Daviz promete dirigir pessoalmente campanha do MDM
O presidente do MDM, Daviz Simango, diz que dentro da próxima semana vai fixar-se em Inhambane com vista a apoiar a campanha eleitoral do candidato do MDM, Fernando Nhaca, por forma a sair vitorioso rumo ao desenvolvimento do país.
Daviz Simango falava esta terça-feira na cidade de Mocuba, segundo maior círculo urbano da província da Zambézia, onde se encontra desde segunda-feira para afinar a máquina política no seio dos membros do seu partido.
Daviz Simango falava esta terça-feira na cidade de Mocuba, segundo maior círculo urbano da província da Zambézia, onde se encontra desde segunda-feira para afinar a máquina política no seio dos membros do seu partido.
Mina de ouro de Brazão Mazula invadida por garimpeiros ilegais
Perto de três mil pessoas, entre homens e mulheres, estão desde finais do mês de Fevereiro envolvidas na exploração ilegal de ouro na mina Brazão Mazula, no povoado de Marins, distrito de Moma em Nampula.
Segundo escreve o jornal Diário de Moçambique (DM), os referidos garimpeiros invadiram a área depois que um grupo de jovens locais decidiu avançar por um ensaio quanto à existência ou não de recursos minerais próxima do Rio Mikikisa ao que acabou sendo uma realidade.
Hoje e mercê das potencialidades, a região constitui um verdadeiro atractivo para os homens do garimpo, facto que leva a convergirem em Marins muitos indivíduos, entre nacionais e estrangeiros.
O curioso, segundo ainda o DM, é a forma como a informação quanto às potencialidades da mina se propagou e indivíduos ligados ao comércio informal até já avançaram com a instalação de barracas, embora de construção precária, para oferecer serviços de primeira necessidade aos mineiros.
Quelimane: Itai Meque ‘irritado’ com existência de 1.300 professores sem nomeação há dez anos
Mais de 1.300 professores em exercício em diferentes estabelecimentos de ensino dos sectores público e comunitário na cidade de Quelimane estão há 10 anos sem qualquer tipo de nomeação no Aparelho do Estado.
Os visados entraram como Agentes do Estado na condição de contratados mas passados 10 anos continuam na mesma situação, mesmo depois de terem regularizado a sua situação de contratação nos concursos públicos lançados pelo pelouro da Educação e Cultura.
MISAU: Falta de medicamentos deixa doadores indignados
Gestão de medicamentos em Moçambique já não agrada os parceiros do ministerio da saúde que na manhã desta quarta-feira lançaram duras criticas ao Governo.
Membros do MDM interditos de receber o seu líder na pista do aeródromo de Quelimane
Fonte: Mocambique TV
Tigres de Papel
Por Ricardo Santos
Ver o que está certo
E não fazê-lo
É cobardia – Máximas dos Anacletos II
Maputo (Canalmoz) – Esta semana ficou marcada por dois acontecimentos insólitos. O primeiro, foi a oração de sapiência salomónica sobre a prevenção do HIV/SIDA dada pelo nosso incontornável ministro Aiúba Cuereneia à sociedade civil reunida com o Governo. O segundo, foi a divulgação dos resultados de um inquérito realizado pela Ernst & Young, demonstrando que quase nenhum dos 31 grandes projectos instalados em Moçambique estaria interessado em partilhar publicamente os detalhes dos contractos de concessão assinados com o Estado moçambicano. Somente três deles admitiram a possibilidade de estudarem o assunto um dia. Ou seja, quando lhes apetecer...
terça-feira, março 27, 2012
GOVERNO AGUARDA DETALHES SOBRE GREVE DOS BOLSEIROS MOÇAMBICANOS NA ARGÉLIA
O
governo aguarda informações detalhadas em torno da greve dos bolseiros
moçambicanos na Argélia para tomar uma decisão sobre o assunto.
Solicitado a comentar sobre o assunto, o porta-voz do Governo, Alberto Nkutumula, revelou que um quadro sénior do Ministério da Educação já se deslocou àquele país para se inteirar da situação.
Solicitado a comentar sobre o assunto, o porta-voz do Governo, Alberto Nkutumula, revelou que um quadro sénior do Ministério da Educação já se deslocou àquele país para se inteirar da situação.
Saiba quais são as competências do Presidente de Município
O município
de Inhambane acolhe, no dia 18 de Abril próximo, eleições intercalares para a
escolha do respectivo presidente, em virtude de o anterior ter perdido a vida. Por
isso, o jornal @Verdade irá dedicar, em quatro edições, incluindo esta, um
suplemento no qual os eleitores daquela cidade, e não só, terão a oportunidade
de conhecer os (os per s dos) candidatos, os seus manifestos, e as normas que
regem os processos eleitorais.
Jovens promovem abaixo-assinado contra Governo
Em causa estão as péssimas condições em que vivem os jovens estudantes moçambicanos no exterior, que agora veio à ribalta com a manifestação pacífica dos estudantes na embaixada de Moçambique na Argélia Ler mais
Mali: Junta pede negociação com rebeldes e fim de hostilidades
Bamako
- O chefe da junta do governo do Mali, o capitão Amadou Sanogo, pediu hoje
(terça-feira) aos rebeldes tuaregues que avançam no norte do país o "fim
das hostilidades" e a negociar "no prazo mais breve", numa
mensagem na emissora pública.
Guiné-Bissau/Eleições: Candidatos apresentam provas aos embaixadores
Bissau - Os cinco candidatos que contestam os resultados das
eleições presidenciais antecipadas na Guiné-Bissau iniciaram segunda-feira
contactos com os embaixadores residentes no país para apresentar alegadas provas
de fraude eleitoral, noticiou a Lusa.
MDM “proibido” de receber Daviz Simango
Os membros do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) foram domingo último proibidos de entrar no recinto da pista do aeródromo de Quelimane para receber o seu líder, Daviz Simango, que escalou a província da Zambézia, para uma visita de trabalho.
Poder e certa “oposição” adiando a democracia
Por Noé Nhamtumbo
O tempo e recursos que se perdem em Moçambique são imensos, até ao dia em que os moçambicanos vão mesmo dizer basta a todo este teatro de mau gosto…
segunda-feira, março 26, 2012
Bolseiros terminam greve e pedem desculpas ao país
TERMINOU a greve dos cerca de 80 estudantes bolseiros que durante a semana passada chegou a forçar a paralisação da Embaixada moçambicana na Argélia que, entretanto, ontem voltou a reabrir as portas. No entanto, os estudantes bolseiros enviaram uma carta aos Governos de Moçambique e da Argélia, na qual pedem desculpas por tudo que aconteceu mas, segundo soubemos, o documento não foi recebido por nenhuma das entidades governamentais.
UA felicita Presidente senegalês cessante por aceitar sua derrota eleitoral
Addis Abeba, Etiópia (PANA) - A União Africana (UA) felicitou, segunda-feira, o Presidente cessante do Senegal, Abdoulaye Wade, por ter reconhecido a sua derrota domingo durante a segunda volta da eleição presidencial.
HÁ PERCEPÇÕES ERRADAS EM TORNO DOS MEGA-PROJECTOS E DAS RIQUEZAS QUE SE ESTÃO DESCOBRINDO EM CERTAS PROVINCIAS
Nota: o artigo foi publicado no site de AIM (aqui), mas o caro leitor pode seguir o debate no Mocambique para todos, clicando aqui. Obrigado!
Por Gustavo Mavie
´´As riquezas peculiares de cada província e a sua partilha comum pelos habitantes chineses, tem sido o garante do comércio que gera a prosperidade do Império chinês. (...),
frase escrita em 1736, pelo jesuita francês Jean-Baptiste Du Halde.
´´Ninguém pode negar que é graças a este uso comum das riquezas e saberes de cada uma e todas as províncias que estão de por detrás da prosperidade de toda a China.
Quem nos dera que a nossa Europa fosse também tão unida e sob uma mesma soberania, para que pudesse ser tão imensa e próspera como esta China´´, François Quesnay, economista - político francês, após uma visita à China 30 anos depois de Du Halde.
frase escrita em 1736, pelo jesuita francês Jean-Baptiste Du Halde.
´´Ninguém pode negar que é graças a este uso comum das riquezas e saberes de cada uma e todas as províncias que estão de por detrás da prosperidade de toda a China.
Quem nos dera que a nossa Europa fosse também tão unida e sob uma mesma soberania, para que pudesse ser tão imensa e próspera como esta China´´, François Quesnay, economista - político francês, após uma visita à China 30 anos depois de Du Halde.
Durante as visitas que amiúde tenho feito a algumas províncias em que nos últimos tempos já se descobriram certos recursos naturais ou riquezas, como as de Tete e Cabo Delegado que, agora, passam a ser os reinos do carvão mineral e de gás, respectivamente, tenho notado que alguns dos cidadãos locais estão a ser vitimas do vírus da xenofobia, que os faz com que encarem essas riquezas como devendo beneficiar apenas e unicamente, os habitantes dessas províncias e não todos os moçambicanos.
Missão de observação da CEDEAO saúda nível da democracia no Senegal
Dakar, Senegal (PANA) - O chefe da Missão de Observação Eleitoral da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidenta (CEDEAO), o antigo primeiro-ministro do Togo Koffi Sama, saudou domingo à noite em Dakar o nível da democracia no Senegal, após o reconhecimento pelo Presidente cessante, Abdoulaye Wade, da sua derrota face ao seu ex-primeiro-ministro, Macky Sall, no termo da segunda volta das eleições presidenciais.
Presidente cessante reconhece derrota eleitoral no Senegal
Dakar, Senegal (PANA) - O Presidente cessante do Senegal, Abdoulaye Wade, telefonou ao seu opositor, Macky Sall, para o felicitar domingo à noite na sequência da sua ampla vitória na segunda das eleições presidenciais de 25 de março com base nos resultados provisórios, soube a PANA de fonte oficial em Dakar.
O anúncio, feito pela televisão nacional, foi seguido por manifestações de alegria nos bairros populares da capital senegalesa onde retumbantes assobios, gritos de alegria, bem como música instalaram um ambiente longe de terminar.
Este gesto do Presidente cessante põe termo a qualquer vontade de contestação que poderia desembocar em violência que a população senegalesa receava após a segunda volta das eleições.
Abdoulaye Wade e o seu antigo primeiro-ministro, apoiado por 12 outros candidatos da oposição, disputaram domingo o escrutínio da segunda volta das eleições presidenciais depois de liderarem os sufrágios na primeira volta realizada a 26 de fevereiro último.
Fonte: Panapress - 26.03.2012
“Vamos honrar a morte de Macul com vitória em Inhambane”
O membro da comissão política da Frelimo, Aires Ali, chegou na tarde de ontem à cidade de Inhambane para, alegadamente, se inteirar dos preparativos do X Congresso e, particularmente, das eleições intercalares de 18 de Abril próximo.
Numa breve conferência de imprensa que concedeu na sede provincial da Frelimo em Inhambane, Aires Ali disse que “a Frelimo deve ganhar estas eleições por forma a honrar a morte de Macul.”
Apesar de reconhecer que se trata de um desafio, Ali diz que estão criadas as condições para a vitória do seu candidato.
Fonte: O País - 26.03.2012
domingo, março 25, 2012
Senegal: Ex-primeiro-ministro Macky Sall é o novo presidente do país
Dakar - O ex-primeiro-ministro Macky Sall, de 50 anos, tornou-se neste domingo o novo chefe de Estado do Senegal, após vencer na segunda volta o presidente em fim de mandato Abdoulaye Wade, que reconheceu a derrota antes de serem divulgados os resultados das eleições que ocorreram de forma pacífica.
Por má governação: Estados Unidos suspendem ajuda ao Malawi
Os Estados Unidos da América suspenderam oficialmente este fim de semana um compacto de 350 milhões de doláres destinados à reabilitação da rede eléctrica no Malawi, devido a má governação no país.
O montante havia sido concedido através do Millennium Challenge Corporation.
A suspensão do apoio do Millennium Challenge Corporation deve-se ao facto do governo malawiano ter recebido o ano passado o presidente sudanês Omar-al-Bashir e a continuação de prisões arbitrárias no país.
Antigo Vereador de Pio Matos desvia tractor da edilidade
Silva Mário Dubalelani era uma espécie de braço direito de Pio Matos no Conselho Municipal de Quelimane, durante o mandato interrompido em Setembro do ano passado. Ler mais
Presidente Abdoulaye Wade tenta reeleição enfrentando Macky Sall
Dacar - O Presidente senegalês Abdoulaye Wade, que está a tentar a sua terceira eleição consecutiva para o cargo, enfrenta hoje na segunda volta das eleições presidenciais o seu antigo primeiro-ministro, Macky Sall.
sábado, março 24, 2012
DIZER POR DIZER... - A vergonha que Fernando Natal evitou!
Por Pedro Nacuo
Estivemos em Muade, no dia 17 de Março, a fim de presenciar o ponto mais alto da homenagem ao herói Robati Carlos, que alguma corrente diz ter sido inventado, o que não me parece verdade.
Estudantes moçambicanos na Argélia: Líderes grevistas perdem bolsas
OS cabecilhas da greve de estudantes na Argélia já perderam as suas bolsas e serão obrigados a regressar ao país imediatamente, segundo revelou o Ministro da Educação, Zeferino Martins.
Municípios do centro e norte com apoios para reduzir pobreza urbana
O governo moçambicano pretende ver reduzidos os níveis de pobreza urbana e melhoradas as condições de vida das comunidades através do fortalecimento da autonomia do desenvolvimento equilibrado e sustetável dos municípios.
Inicia caça a Kony
Uma força militar conjunta de 5 mil soldados começa neste sábado uma intensa operação de busca e captura por Joseph Kony, procurado por crimes de guerra pelo Tribunal Penal Internacional e líder do Exército de Resistência do Senhor.
sexta-feira, março 23, 2012
SNJ condena a detenção pela PRM de jornalista do Canal de Moçambique
Maputo (Canalmoz) – A secção do Sindicato Nacional de Jornalistas, a nível da província de Inhambane, condenou a detenção, no passado dia 08 de Março, do jornalista do Canal de Moçambique, Edwin Hounnou, quando este se encontrava a trabalhar no município da “Terra da Boa Gente”, a reportar o último dia da actualização do recenseamento eleitoral para as “intercalares” do próximo dia 18 de Abril. Ler mais
Nota sobre a foto: Momento em que na Escola 3.0 Congresso, a fiscal pelo candidato do Partido Frelimo, de azul, instruía dois agentes da PRM para fugirem e se esconderem de modo a que o jornalista não pudesse fotografar a prova de que a Polícia estava instalada no interior do posto de recenseamento, em violação do que a lei prevê. Ao fazer trabalho semelhante na Escola 25 de Setembro, Edwin Hounnou foi preso e algemado. Durante seis horas esteve na segunda Esquadra no Município de Inhambane onde o seu trabalho foi passado a pente fino. (Foto: Fernando Veloso)
Indianos querem tratamento preferencial
O consórcio constituído pelas empresas indianas ONGC Videsh e GAIL anunciou que apenas apresentará uma proposta de compra da empresa Cove Energy caso o governo de Moçambique lhe dê um tratamento preferencial, noticiou o jornal The Indian Express citando uma fonte ligada ao processo.
PORTUGAL APERTA REGRAS PARA ENTRADA DE ESTRANGEIROS
Lisboa, 23 Mar (AIM) – O Governo português decidiu apertar regras para entrada de estrangeiros em Portugal, numa altura em que alguns cidadãos portugueses alegam que Moçambique está a dificultar a concessão de vistos turísticos.
Sem dinheiro… embaixada continuará ocupada”
Cerca de 80 dos 180 estudantes bolseiros moçambicanos na Argélia continuam, há cinco noites, amotinados na embaixada de Moçambique naquele país do Magreb. Os mesmos dizem que o Instituto de Bolsas de Estudos (IBE) enviou para cada um deles, no mês passado, apenas um terço do seu subsídio de bolsa referente ao semestre em curso, quando não pagava subsídios desde Setembro passado.
SNJ condena a detenção pela PRM de jornalista do Canal de Moçambique
Momento em que na Escola 3.0 Congresso, a fiscal pelo candidato do Partido Frelimo, de azul, instruía dois agentes da PRM para fugirem e se esconderem de modo a que o jornalista não pudesse fotografar a prova de que a Polícia estava instalada no interior do posto de recenseamento, em violação do que a lei prevê. Ao fazer trabalho semelhante na Escola 25 de Setembro, Edwin Hounnou foi preso e algemado. Durante seis horas esteve na segunda Esquadra no Município de Inhambane onde o seu trabalho foi passado a pente fino. (Foto: Fernando Veloso) Maputo (Canalmoz) – A secção do Sindicato Nacional de Jornalistas, a nível da província de Inhambane, condenou a detenção, no passado dia 08 de Março, do jornalista do Canal de Moçambique, Edwin Hounnou, quando este se encontrava a trabalhar no município da “Terra da Boa Gente”, a reportar o último dia da actualização do recenseamento eleitoral para as “intercalares” do próximo dia 18 de Abril.
quinta-feira, março 22, 2012
Kumba Ialá recusa participação na segunda volta
Bissau, 22 mar (Lusa) - Kumba Ialá, segundo candidato mais votado nas eleições presidenciais da Guiné-Bissau de domingo passado, garantiu hoje que não estará na segunda volta do escrutínio.
"Não há segunda volta nem terceira volta, porque não reconhecemos o resultado", disse hoje Kumba Ialá, um dia depois de a Comissão Nacional de Eleições (CNE) ter divulgado os resultados provisórios das eleições, colocando como vencedor o anterior primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior e em segundo lugar Kumba Ialá.
Kumba Ialá falava em conferência de imprensa conjunta com os também candidatos Serifo Nhamadjo, Henrique Rosa, Afonso Té e Serifo Balde. Na véspera da divulgação dos resultados, os cinco políticos afirmaram que as eleições foram fraudulentas e que não as iriam reconhecer.
Fonte: Notícias Sapo - 22.03.2012
Governo considera inaceitável greve de bolseiros moçambicanos na Argélia
Maputo, 22 mar (Lusa) - O Ministério da Educação de Moçambique considerou hoje inaceitável o protesto que os estudantes moçambicanos na Argélia estão a realizar há quatro dias contra o valor da bolsa, instando-os a "regressar às aulas".
Aprovada lei de protecção de testemunhas
A Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano, aprovou hoje, na generalidade, a proposta de Lei de Protecção de Vítimas, Denunciantes, Testemunhas e outros sujeitos processuais.
NÃO SE PODE TENTAR ENGANAR A OPINIÃO PÚBLICA E FICAR IMPUNE
Eis uma lição universalizante – válida \no Brasil, onde foi escrita, mas também em Portugal, em Cabo Verde, em qualquer país do mundo que se pretenda democrático. De leitura obrigatória, sobretudo pelos políticos. É uma lição que fica no arquivo de Liberal, que sempre será dele retirada quando algum pretenso democrata deixar cair a máscara, não sabendo reagir às vozes da opinião pública. Ler mais
Filho do ex-Presidente do Malawi preso por incitação à violação
Blantyre, Malawi (PANA) – O filho do ex-Presidente do Malawi, Bakili Muluzi, e aspirando presidencial do ex-partido no poder da Frente Democrática Unida (UDF), Austin Atupela Muluzi, foi preso por causa das violências de domingo último em Lilongwe, confirmaram fontes governamentais e responsáveis da UDF.
Mali/Golpe: Presidente Touré "está bem" e "em lugar seguro"
Bamako - O presidente maliano, Mamadou Toumani Touré, deposto na madrugada de hoje, por um golpe militar, "está bem" e "em lugar seguro", segundo fonte militar próxima, citada pela "AFP".
“Estamos cansados de sofrer”
Solidários com os estudantes moçambicanos na Argélia
Por Estudantes Bolseiros Moçambicanos na Federação Russa
Maputo (Canalmoz) Recebemos de estudantes Bolseiros Moçambicanos na Federação Russa a carta que passamos a reproduzir na integra: “Saudações à moda moçambicana"
Aceitem os nossos cumprimentos em nome dos estudantes mocambicanos na Federação Russa. Gostaríamos de alinhar na atitude dos nossos conterrâneos na Argélia, porque partilhamos do mesmo problema. Essas coisas de greve são como um vírus – quando não têm a devida resposta da pessoa a quem se destinam, se alastram em toda parte. Infelizmente não podemos nos amontoar na Embaixada, em Moscovo, porque agora é inverno e podemos contrair doenças graves. Porém não falta motivo, nem vontade. Ler mais
Mali: Militares tomam o poder
Bamako - Militares malianos tomaram o poder, na madrugada de hoje, quinta-feira, ao fim de várias horas de combates, dissolveram as instituições e decretaram um recolher obrigatório.
quarta-feira, março 21, 2012
David Simango tenta minimizar a fraude dos obsoletos autocarros TATA vendidos pela empresa de Guebuza
Autocarro dos TPM (Transportes Públicos de Maputo) desviado para Inhambane quando se aproxima a campanha eleitoral das eleições “intercalares” para eleição do sucessor do ex-edil, Lourenço Macul, falecido em Dezembro de 2012.
Depois de o Canal de Moçambique/Canalmoz ter informado o público que mais de 50 autocarros de um lote de 150 comprados em Julho do ano passado pelo Estado, à empresa TATA Moçambique – participada pelo presidente da República, Armando Guebuza, e o ministro na Presidência para Assuntos da Casa Civil, António Sumbana – encontravam-se avariados, multiplicaram-se movimentações dos habituais “escovas” para defender a empresa do chefe e continuarem a lesar o Estado.
Vários outros órgãos, designadamente a STV, Savana e O País, reportaram posteriormente os mesmos factos. Ler mais
Governo proíbe 60 trabalhadores chineses de trabalhar no país
O Ministério do Trabalho de Moçambique proibiu de trabalhar no país 60 cidadãos chineses da construtora chinesa SOGECOA por violação da legislação laboral, informou hoje (quinta-feira) aquela instituição.
GOVERNO REÚNE-SE COM ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DOS "GREVISTAS"
(AIM) - O Governo moçambicano, através do Instituto de Bolsas de Estudo do Ministério da Educação (MINED) reúne-se na quinta-feira da semana corrente com os pais e encarregados de educação dos moçambicanos que se encontram a estudar como bolseiros na Argélia.
Carlos Gomes Júnior e Kumba Ialá disputam segunda volta - CNE
Bissau, 21 mar (Lusa) -- Os candidatos às eleições presidenciais de domingo na Guiné-Bissau Carlos Gomes Júnior e Kumba Ialá vão disputar uma segunda volta, anunciou hoje a Comissão Nacional de Eleições (CNE).
Segundo os resultados provisórios divulgados pela CNE, Carlos Gomes Júnior conseguiu 49 por cento dos votos e Kumba Ialá 23 por cento.
A data da segunda volta será anunciada mais tarde.
Fonte: Notícias Sapo - 21.03.2012
Estudantes amotinam-se na embaixada moçambicana na Argélia
Os membros da missão diplomática de Moçambique na cidade de Argel, capital da Argélia, chamaram a polícia local para dispersar os estudantes moçambicanos, mas face à resistência destes, todos os diplomatas moçambicanos acabaram abandonando as instalações da embaixada que durante a tarde de ontem esteve ocupada pelos estudantes.
Em Moçambique, o Canalmoz ouviu sobre o assunto, o director da Direcção da África e Médio Oriente, no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Bernardo Zaqueu que disse desconhecer o que se estava a passar em Argel. Ler mais
terça-feira, março 20, 2012
Cinco candidatos exigem nulidade....
Bissau, 20 mar (Lusa) - Cinco dos principais candidatos às eleições presidenciais na Guiné-Bissau, realizadas no domingo, exigiram hoje a "nulidade" da votação e um novo recenseamento eleitoral "credível".
Kumba Ialá, Henrique Rosa, Serifo Nhamadjo, Serifo Baldé e Afonso Té avisaram a Comissão Nacional de Eleições (CNE) sobre as consequências da publicação dos resultados "de um processo fraudulento". Ler mais
Chivukuvuku provoca deserções na JMPLA
Lisboa - Um grupo de dez jovens que ocupam as funções de coordenadores do núcleo da JMPLA na comuna do Ngola Kiluanje, distrito do Sambizanga abandonaram as estruturas do partido no poder, para abraçar o novo projecto político de Abel Chivukuvku, a Convergência Ampla de Salvação nacional (CASA).
Dez 1º Secretários abandonaram
Governo aplica multa de 908 mil euros ao navio espanhol por prática ilegal de atum
Maputo - A direcção de Fiscalização de Pescas de Moçambique deu oito dias à empresa responsável pelo navio espanhol Txori Argi para pagar uma multa de 908 mil euros, por alegada pesca ilegal na Zona Económica Exclusiva moçambicana.
DEPORTADOS ESTRANGEIROS COM VISTOS DE MOÇAMBIQUE FALSOS
Maputo, 20 Mar (AIM) – Pelo menos 27 cidadãos estrangeiros foram interditados de entrar no território moçambicano na semana passada porque os seus passaportes ostentavam vistos falsos.
Presidente da Libéria defende lei contra gays
A presidente da Libéria e uma das vencedoras do Nobel da Paz 2011, Ellen Johnson Sirleaf, defendeu uma lei que criminaliza actos homossexuais no seu país durante uma entrevista ao jornal inglês The Guardian.
segunda-feira, março 19, 2012
"Os jovens que vão votar pela primeira vez em 2014..."
Quer-me parecer que quem manda neste país se está a esquecer dum pormenor de extrema importância: uma grande maioria dos eleitores de 2014 (o que se nota já nestas eleições intercalares) só ouviu falar do colonialismo em terceira mão (mesmo os seus pais souberam o que era o xibalo através dos livros escolares), Kaunda, Nyerere, Mondlane, Samora, são nomes de ruas (esburacadas muitas delas) ou de histórias que ouvem os avós contarem.
Os jovens que irão voltar pela primeira vez em 2014, não fazem ideia do que quer dizer ONUMOZ ou de quem foi Aldo Ajello, e não têm qualquer interesse em saber. Ler mais
Malawi: Religiosos e políticos querem Mutharika fora do poder
Líderes religiosos e políticos do Malawi pediram esta quinta-feira ao Presidente Bingu wa Mutharika para se demitir dentro de dois meses devido a alegada má-governação do país.
Caso não aceite resignar, eles propõem a realização de um referendo dentro de três meses para perguntar ao povo se o Presidente da República deverá governar ou não depois deste ano.
Município responsabiliza o empresariado pela contínua degradação de praças e jardins em Nampula
O conselho municipal da cidade de Nampula responsabiliza o sector privado pela contínua degradação e abandono a que estão votadas as praças e jardins desta que é a terceira maior cidade do país.
No âmbito da parceria público privado, a edilidade transferiu os espaços para a gestão privada, mas os novos gestores nada fazem para melhorar o aspecto físico destes locais.
Para o município de Nampula esta seria uma boa oportunidade para os empresários, mais do que ajudarem na beleza da cidade, fazerem dinheiro.
Por outro lado, o porta-voz do município de Nampula fez saber que este ano vai ser reabilitada a rua das flores, por sinal, rua onde se localiza a casa do líder da Renamo, Afonso Dhlakama.
Fonte: TIM 19/03/2012
BP E SHELL ENTRAM NA CORRIDA DE GÁS NATURAL NA BACIA DO ROVUMA
Maputo, 19 Mar (AIM) – As multinacionais do petróleo “BP plc” e “Royal Dutch Shell Plc” estão a disputar a aquisição de 20 por cento das acções da companhia italiana “Eni S.p.A.” que, actualmente, se encontra envolvida na prospecção de hidrocarbonetos na bacia do Rovuma, norte de Moçambique, anunciou domingo o jornal britânico “Independent on Sunday”.
Renamo acusa Frelimo de preparar forma de assassinar Dhlakama
A Renamo acusa a Frelimo de estar a preparar um plano para assassinar o seu líder, Afonso Dhlakama, instrumentalizando um grupo de seus simpatizantes e agentes dos Serviços de Informação e Segurança do Estado (SISE).
Esta acusação foi do secretário-geral do partido, Ossufo Momade, que falava, sábado último, aos seus membros em Maputo para dar o ponto de situação das escaramuças em Nampula.
“Temos informações segundo as quais a Frelimo prepara um grupo de seus simpatizantes para marcharem na rua das Flores, exigindo a retirada do presidente Dhlakama de Nampula. No grupo destes, estarão infiltrados agentes do SISE, usando vestes muçulmanas, e por dentro levando armas para a assassinarem o presidente Dhlakama”, disse. Ler mais
domingo, março 18, 2012
Canal de Mocambique e o Jornal Notícias com problemas?
Os jornais Canal de Mocambique e Jornal de Notícias estão com problemas, não se acede. Porquê será?
14 RECADOS PARA O POVO MOÇAMBICANO
O nosso patriotismo acaba quando:
1. Depreciamos o trabalho honesto do próximo só porque é melhor do que o nosso;
2. Sacrificamos pessoas talentosas para ajudarmos os nossos entes incompetentes;
3. Desprezamos a nossa cultura, nossos valores, por outros estrangeiros que às vezes nem entendemos ou são de longe piores que os nossos;
Inhambane: Abuso de meios públicos para a campanha eleitoral da Frelimo
Timor-Leste: Ramos Horta afastado da segunda volta das eleições presidenciais
O actual Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, ficou em terceiro lugar nas eleições de sábado. A segunda volta vai ser disputada entre Lu-Olo e Taur Matan Ruak, anunciou o secretariado técnico eleitoral, baseado em resultados preliminares.
A acontecer neste momento no Tofo
O MDM decidiu juntar seus jovens e passar o Domingo na Praia do Tofo. Chegados lá Uma Fornecedora de Produtos e Serviços Turísticos gentilmente ofereceu sua Energia para que o Partido fizesse sua Festa. Passados alguns minutos Uma brigada da EDM dirigiu-se ao local e interpelando a Empresária a Impediram de fornecer sua Energia, sob risco de incorrer numa grande multa, pois segundo o que argumentaram o Contrato da Senhora não permite fornecimento de Energia a terceiros. Fim da sua actividade abandonaram o local, pois vinham directamente da Cidade de Inhambane. Para continuar com sua festa os Jovens do MDM tiveram de usar Inversor de Corrente para alimentar a sua Aparelhagem.
Passada uma hora de tempo Uma brigada da OJM junto ao seu Candidato vieram se instalar numa barraca ao lado e estão a alimentar a sua Aparelhagem a partir desta humilde Barraca, fazendo exactamente igual a aquilo que proibiam para a Senhora Empresária! Confira os detalhes do Espectáculo de seguida… (Jame Ac)
sábado, março 17, 2012
Moçambique: Mais rico ou mais pobre?
Governo e sociedade civil em desacordo sobre desenvolvimento
Social do ano passado, nomeadamente, no que diz respeito à redução da pobreza e a melhoria da vida da população.
sexta-feira, março 16, 2012
Política de vistos não foi alterada – Embaixada
Moçambique não alterou a sua política de vistos de turismo, não obstante o crescente número de pedidos registados nos últimos tempos, reafirmou esta Quinta-feira o adido consular da Embaixada em Lisboa, Hélio Nhantumbo.
quinta-feira, março 15, 2012
EDITORIAL: Somos anormais perante coisas anormais
EDITORIAL @Verdade
Começa a ser preocupante a atitude da FIR e, sobretudo, os seus atropelos sistemáticos aos direitos dos cidadãos deste país. Preocupa porque começamos a aceitar, ainda que implicitamente, o extraordinário.
Ou seja, ver a FIR a agredir, denegrir e a pisotear a dignidade de um cidadão indefeso é tão normal como viajar numa carrinha de caixa aberta. O que também é, diga-se, igualmente extraordinário. Ler mais
MDM em marcha pelas ruas de Nampula
O Movimento Democrático de Moçambique (MDM) desfilou por diversas artérias da cidade de Nampula pela passagem do terceiro aniversário da sua existência como partido político.
A marcha, segundo a sua delegada política provincial, Luísa Marrovica, tinha como objectivo “preparar a conquista do município nas próximas eleições autárquicas” que vão decorrer no ano que vem. A iniciativa teve como slogan “Nampula Será o Próximo”.
Quadros da UNITA vão abandonar o partido
Dezenas de quadros séniores da UNITA deverão anunciar Quinta-feira em Luanda a sua adesão ao novo partido político de Abel Chivukuvuku.
Esta figura proeminente da UNITA anunciou ontem que tinha decidido abandonar o partido e formar a Convergência Ampla de Salvação Nacional, CASA.
Violação brutal de mulher moçambicana gera polémica
17 violadores estão em liberdade e a polícia não investigou o caso (escute aqui os depoimentos)
Em Moçambique, activistas e advogados estão a exigir justiça no caso da violação de uma mulher por um grupo de rapazes no norte do país em Dezembro último.
Os investigadores alegadamente não visitaram o local do crime e os 17 violadores estão em liberdade enquanto as tradições se confrontam com a lei.
"Rapper" Azagaia afasta-se do partido MDM para proteger independência como artista
Maputo, 15 mar (Lusa) - O mais conhecido "rapper" moambicano, Azagaia, anunciou hoje a sua desvinculação do terceiro maior partido moçambicano, o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), para "proteger a sua independência como artista".
Em declarações à agência Lusa, Azagaia, nome artístico de Edson da Luz, confirmou a informação que divulgou em primeira mão na sua página de Facebook, em que anunciava o distanciamento do partido de Daviz Simango, presidente do MDM e do município da Beira, segunda maior cidade moçambicana.
"Comecei a apoiar o MDM, porque apoiava o Daviz Simango, mas após uma reflexão conclui que a melhor opção era mesmo distanciar-me. Fazer música para apoiar o MDM 'mata' o Azagaia", disse à Lusa o "rapper".
Azagaia encabeçou a lista do partido às parlamentares pelo círculo eleitoral da província de Maputo, sul do país, nas eleições gerais de 2009, não tendo conseguido a eleição.
O artista já teve problemas com a Justiça moçambicana devido ao conteúdo polémico das suas letras, que têm normalmente um cariz de sátira política.
Lusa
Fonte: Notícias Sapo - 15.03.2012
Frase de Mia Couto
"O principal aliado dos tiranos é a cultura de aceitação."
https://www.miacouto.org/tag/mocambique/
quarta-feira, março 14, 2012
LDH vai pedir declaração de inconstitucionalidade do Código de Processo Penal
A Liga dos Direitos Humanos de Moçambique (LDH) vai pedir ao Conselho Constitucional moçambicano (CC) a declaração da inconstitucionalidade do Código de Processo Penal (CPP) do país, em vigor desde o período colonial, anunciou hoje (quarta-feira) a organização.
Parceiros internacionais criticam falta de "integridade" do sector judicial
Os parceiros internacionais de Moçambique na área da justiça consideraram hoje (quarta-feira) em Maputo que o sector "ainda não é um exemplo de integridade", faltando-lhe por isso a confiança dos cidadãos e dos investidores.A crítica dos parceiros internacionais ao funcionamento da justiça em Moçambique foi feita durante a abertura da Conferência Nacional sobre o Acesso à Justiça em Moçambique.
Provedor de justiça
Provedor de justiça de Angola em Moçambique para encorajar a eleição do mesmo em Moçambique
Está em Maputo o provedor de justiça angolano, Paulo Chipiliga, que, no encontro que manteve nesta quarta-feira com a ministra moçambicana, Benvinda Levi, estimulou a eleição do provedor de justiça em Moçambique.
Segundo a ministra, há que garantir que após a eleição do provedor de justiça em Moçambique os cidadãos possam se aproximar a ele e através dele poderem defender os seus direitos.
Em Moçambique não são conhecidos ainda todos os candidatos a provedor de justiça, sabendo-se, no entanto, que o advogado Máximo Dias é até agora o único candidato proposto pela bancada parlamentar do Movimento Democrático de Moçambique.
Fonte: TIM -14/03/2012
Reflectindo: A minha ânsia para com provedor da justica desvanece com a presenca deste senhor.
Governo diz que registou críticas da ex-PM sobre problema de redistribuição de riqueza
Maputo, 14 mar (Lusa) - O Governo moçambicano diz que registou e vai refletir sobre as críticas da ex-primeira-ministra moçambicana Luísa Diogo, que considerou haver um "problema muito sério de redistribuição da riqueza" em Moçambique, apesar do registo de crescimento macroeconómico.
Sobre o nepotismo no aparelho de Estado (2)
Por: João Baptista André Castande
Mais grave ainda, tal como aquela sessão do IX Congresso do partido Frelimo, nem a Ministra da Função Pública nem o próprio Fórum de Gestores de Recursos Humanos foram capazes de sugerir, de forma bem clara e inequívoca, os critérios ou estratégias de combate ao nepotismo, sendo por isso que a chamada de atenção feita pela Ministra da Função Pública sobre a vigilância contra o nepotismo é totalmente inútil.
Mia Couto: Da cegueira colectiva à aprendizagem da insensibilidade
Por Mia Couto
Quero, antes de mais saudar os professores.Durante anos, fui professor. E quando digo isto há uma emoção fortíssima que me atravessa. Eu não sei se há profissão mais nobre do que a de ensinar. E digo ensinar porque existe uma diferença sensível entre ensinar e dar aulas. O professor no sentido de mestre é aquele que dá lições.
Os professores que mais me marcaram na vida foram os que me ensinaram coisas que estavam bem para além da matéria escolar. Não esqueço nunca um professor da escola primária que um dia leu, comovido, um texto escrito por ele mesmo. Logo na declaração da sua intenção nasceu o primeiro espanto: nós, os alunos, é que fazíamos redacções, nós é que as líamos em voz alta para ele nos corrigir. Como é que aquele homem grande se sujeitava àquela inversão de papéis? Como é que aceitava fazer algo que só faz quem ainda está a aprender?terça-feira, março 13, 2012
Moçambique: Política de vistos muda para portugueses e «qualquer estrangeiro» - Embaixada
O Governo moçambicano alterou a política de vistos de turismo, passando a exigir a «qualquer estrangeiro» que apresente prova da estada no país, seja em hotel, seja em casas privadas, disse à Lusa fonte da Embaixada moçambicana em Lisboa.
Neste momento, «é condição 'sine qua non'» apresentar uma espécie de carta de chamada para pedir um visto de turismo para Moçambique (com um prazo máximo de 90 dias). «Ou apresenta reserva do hotel, ou, se não tem reserva do hotel, apresenta termo de responsabilidade passado pela família que aloja [o visitante estrangeiro] em Moçambique», explicou à Lusa o adido consular da Embaixada de Moçambique em Lisboa, Celestino Namuto.
Sobre a abrangência da nova política de vistos, Celestino Namuto frisou que não se dirige «só a portugueses, mas a todo aquele que é estrangeiro». Sobre as razões para esta alteração, o adiado consular afirmou, categórico: «Não temos que explicar, as pessoas têm de cumprir com aquilo que queremos.»
Fonte: (RM/Lusa) - 13.03.2012
Revista a Bagagem dos membros da comitiva do MDM
No passado dia 09 de Março de 2012, 6ª feira última, o MDM delegação de Inhambane deslocava-se para a Cidade de Beira com seus jovens e fazedores da Cultura da Cidade de Inhambane, quando por volta das 10:30h foi interpelada na Portagem e Posto de Controle da Ponte sobre o Rio Save, pela Polícia local que depois de algum interrogatório e acerto entre os agentes, três homens da FIR vieram a brigada e pediram identificação de cada um dos viajantes.
Comitiva do MDM retida no Save — em Rio Save
Assim vai a nossa democracia.
No passado dia 09 de Março de 2012, 6ª feira última, o MDM delegação de Inhambane deslocava-se para a Cidade de Beira com seus jovens e fazedores da Cultura da Cidade de Inhambane, quando por volta das 10:30h foi interpelada na Portagem e Posto de Controle da Ponte sobre o Rio Save, pela Polícia local que depois de algum interrogatório e acerto entre os agentes, três homens da FIR vieram a brigada e pediram identificação de cada um dos viajantes.
Recolheram-nas e a posterior puseram-se a registrar o nome de cada um dos viajantes. Apercebendo-se da irregularidade o SG do MDM foi ter com os Agentes por forma a repor-se a legalidade. Com muito esforço conseguiu se levar toda a documentação que estava já na posse da Policia e infelizmente já havia se registrado o nome de alguns dos tripulantes.
Quando questionados os mesmos apenas se dignaram a dizer que estavam cumprindo ordens. De quem não se sabe! Seguiu-se a viagem.
Município de Inhambane embaraçado agrava suspeitas de que Aires Ali está envolvido em crime ambiental
Projectos ilegais na orla marítima na Praia do Tofinho
Primeiro-ministro Aires Ali está a ser acusado publicamente na Cidade de Inhambane de ser o principal interessado no projecto da “Tradewinds, Lda.” na Praia do Tofinho, e quando a questão deste autêntico crime ambiental foi colocada ao presidente interino do Município de Inhambane este fugiu da Reportagem do Canalmoz deixando o jornalista sozinho na sala de audiências da edilidade. Ler mais
“Gostaria de esclarecer aos de dentro e de fora que somos imunes às pressões de grupos de interesse e aos interesses de grupo”
“O País” sabe de fontes bem colocadas na Frelimo que o pacote anti-corrupção, da forma como está, não vai ser aprovado porque é visto como sendo um ataque pessoal a um grupo de figuras do partido no poder. A Renamo, por seu turno, preferiu concentrar o seu discurso na manifestação de indignação face à actuação da FIR contra os ex-guerrilheiros seus em Nampula.
MDM diz que falta política clara sobre transporte urbano
O MDM criticou o Governo e diz que falta uma política clara para a gestão do transporte urbano no país. Para o chefe da bancada do MDM, Lutero Simango, a avaria e consequente paralisação de 50 dos 150 autocarros da última frota dos TPM, há oito meses, é o exemplo claro disso.
segunda-feira, março 12, 2012
Delegação da Renamo em Nampula continua ocupada pela polícia
A polícia moçambicana mantém ainda sob controlo a delegação da Renamo, principal partido da oposição, na província de Nampula, norte do país, após confrontos quinta-feira com ex-guerrilheiros desta formação política, informou hoje (segunda-feira) a polícia.
Militantes do MDM retidos e revistados pela polícia
Escute aqui a entrevista com António Jaime e Luís Boavida
Os militantes recusaram-se a identificar-se, como exigia a força policial que os abordou na estrada.
Uma delegação oficial do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) foi retida pela polícia e os seus elementos e respectivas bagagens revistados junto à ponte sobre o Rio Savedurante mais de uma hora.
Tete: 230 estrangeiros proibidos de trabalhar no país em 2011
Mais de 230 trabalhadores estrangeiros foram suspensos das suas actividades, devido à situação ilegal em que se encontravam, durante o ano passado na província de Tete, segundo o balanço feito pela directora provincial do Trabalho, Elsa Barca.
A responsável, citada pelo Diário de Moçambique (DM), explicou que a suspensão daqueles trabalhadores resultou de 689 inspecções efectuadas pelo sector que dirige em Tete, província que nos últimos tempos tem estado a registar o aumento do número de trabalhadores estrangeiros, na sequência da implementação de mega-projectos virados, sobretudo, para a prospecção e extracção do carvão mineral, envolvendo várias firmas, a exemplo da australiana Rio Tinto e da brasileira Vale Moçambique. Ler mais
Reflectindo: e como é que eles conseguem o emprego nessa empresas?
Detido membro da Assembleia Provincial da Bancada da Renamo em Nampula
Faustino Licaneque, membro da Assembleia Provincial pela bancada da Renamo e relator da Comissão Especializada dos Assuntos Económicos locais e da Comissão Adoc para Revisão do Regimento em Nampula foi, última Quinta-feira, preso pelo Grupo de Operação Especial (GOE), e da Força de Intervenção Rápida (FIR), por alegadamente pertencer ao grupo de homens armados da guarda de Afonso Dhlakama. Ler mais
Suíços rejeitam mais duas semanas de férias
Os suíços recusaram, este domingo, em referendo, por ampla maioria (66,5 por cento), uma proposta para aumentar de quatro para seis as semanas de férias anuais dos trabalhadores.
No total 1.530.000 votantes disseram «não» à proposta, apoiada por 772.000, que foi rejeitada em todos os cantões suíços.
A proposta «Seis semanas de férias para todos» tinha o apoio das formações de esquerda e dos sindicatos, mas contava com a oposição dos patrões e dos partidos de direita, maioritários.
Este domingo os habitantes da cidade de Zurique pronunciaram-se, também em referendo, a favor da criação de um «drive-in» de sexo, um conceito único na Suíça que pretende travar a prostituição de rua.
Fonte: A Bola - 11.03.2012
No total 1.530.000 votantes disseram «não» à proposta, apoiada por 772.000, que foi rejeitada em todos os cantões suíços.
A proposta «Seis semanas de férias para todos» tinha o apoio das formações de esquerda e dos sindicatos, mas contava com a oposição dos patrões e dos partidos de direita, maioritários.
Este domingo os habitantes da cidade de Zurique pronunciaram-se, também em referendo, a favor da criação de um «drive-in» de sexo, um conceito único na Suíça que pretende travar a prostituição de rua.
Fonte: A Bola - 11.03.2012
domingo, março 11, 2012
Manica: Crianças desfrisam cabelo para atrair pretendentes a mando das mães
Ster Jemusse, de nove anos, senta-se, apoiada nos pés, símbolo de respeito, e assiste a um bailado de "valimba", uma dança tradicional para alegrar a chegada duma autoridade à região. O seu cabelo desfrisado revela a importância do momento.
"A minha mãe desfrisou o cabelo para eu ficar mais bonita. Eu e minha irmã mais velha (tem 13 anos) cuidamos do cabelo sempre que vamos à escola ou saímos para passear, apenas usamos lenço quando for para acarretar água" disse à Lusa Ster Jemusse, em pleno mato no centro de Moçambique.
Vinte e três homens morrem vítimas de violência doméstica
Vinte e três homens morreram por agressão com recurso a piladores e paus, entre outros instrumentos contundentes, protagonizada pelas suas próprias esposas durante o ano passado, na província de Tete. Este tipo de violência doméstica, que se considera um fenómeno novo, já preocupa a Direcção da Mulher e da Acção Social, de acordo com a respectiva chefe, Páscoa Sumbana Ferrão.
Entrevistada ontem pela nossa Reportagem, à margem do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, Sumbana sublinhou que a violência doméstica está a atingir o apogeu na província de Tete e já se registam mortes de homens.
Sem mencionar o número de homens que perderam a vida em 2010, por espancamento, ela considerou que se trata de uma revolta que as mulheres estão a fazer, quando saturadas de violência doméstica em que elas são as principais vítimas. Ler mais
Violentamente reprimida uma manifestação anti-governamental em Luanda
Uma manifestação anti-governamental em Luanda foi reprimida violentamente. A policia dispersou os manifestantes à bastonada.Ler mais
sábado, março 10, 2012
ÚLTIMO DIA/RESENCEAMENTO ELEITORAL EM INAMBANE REGISTA MAIOR AFLUÊNCIA
O Município de Inhambane, sul de Moçambique, registou quinta-feira última uma grande afluência de pessoas que pretendiam se recensear com vista participar nas eleições intercalares de 18 de Abril próximo.
País sai a perder – Casimiro Francisco
O país vai sair a perder com a interdição de se navegar o Zambeze para o transporte de carvão, considera Casimiro Francisco, presidente da Associação Moçambicana para o Desenvolvimento do Carvão Mineral (AMDCM).
Mugabe critica África do Sul por não ter passado o poder económico para a maioria negra
O Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, criticou num encontro com chefes tradicionais do seu país o Governo da vizinha da África do Sul por "não ter passado o poder económico para a maioria negra".
Segundo a rádio zimbabweana VOP (Voice of the People), Mugabe salientou que "a pobreza continua a ser generalizada entre a população negra da África do Sul, apesar de o país ser retratado como rico".
Os homens armados da RENAMO e a paz no país (1)
Por Constâncio Nguja
"Se quiseres entender o final (ou o desenvolvimento) preste atenção ao começo."- Provérbio africano
Introdução
A 4 de Outubro de 2002, volvidos dez anos, um dos mediadores do Acordo Geral de Paz (AGP) que culminou com o fim de 16 anos de guerra civil em Moçambique, D. Matteo Zuppi, da Comunidade de Sant’Egídio, discursava para os Moçambicanos, nos seguintes moldes:
sexta-feira, março 09, 2012
Caso dos guerrilheiros da Renamo
O pânico vivido nesta quinta-feira em Nampula já esta a preocupar líderes religiosos e Políticos que apelam uma reconciliação urgente entre as partes envolvidas.
Por que Simango perdeu a guerra com os informais?
David Simango perdeu a guerra, que ele próprio desnecessariamente provocou, com os vendedores informais, e mais do que isso, mostrou que aprendeu pouco dos erros dos seus antecessores. Por isso, sai manifestamente fragilizado neste confronto. Porque mostrou que é um presidente perfeitamente vulnerável à pressão, que cede no seu primeiro grande teste público como presidente do município.
quinta-feira, março 08, 2012
“Renamo não irá retaliar à acção policial”
O chefe da segurança do líder da Renamo, Simião Bute, e o porta-voz da Renamo António Nihorue convocaram um conferência de imprensa, na tarde de ontem, na qual afirmaram que, a mando do líder da Renamo, Afonso Dhlakama, pretendiam tranquilizar o povo moçambicano, particularmente residentes de Nampula, que podem retomar as suas actividades. Isso porque, no que depender da Renamo, não haverá nenhuma resposta à esta acção polícia, antes de um encontro com o chefe do Estado agendado para Abril próximo em Nampula. O tal encontro, segundo referiram, é que vai ditar os próximos rumos.
Edwin Hounnou detido
Por Jame Ac
O Jornalista EDWIN HOUNNOU, do Semanário Canal de Moçambique, detido pela Força Conjunta da Policia de Protecção, Força de Intervenção Rápida e Agentes do SISE, por volta das 12h e solto as 18h, quando se encontrava na Escola Primaria 25 de Setembro, no Bairro de Muelé na Cidade de Inhambane a fazer cobertura ao Processo de Recenseamento Eleitoral. O motivo da detenção baseou-se no facto de HOUNNOU não ter levado consigo uma Credencial que o pudesse permitir trabalhar, segundo argumentaram os Agentes Policiais.
AINDA PERSISTEM DIVERGÊNCIAS
Maputo, 08 Mar (AIM) – O processo de revisão da legislação eleitoral continua mergulhado em divergência profundas em certas matérias, tais como, a composição da Comissão Nacional de Eleições (CNE).
Secretário-geral da Renamo diz que partido ?não tem medo da guerra?
Maputo, 08 mar (Lusa) - A Renamo, oposição em Moçambique, advertiu hoje que "não tem medo da guerra", após a polícia ter ocupado a sua delegação em Nampula, no norte, ação que causou ferimentos a sete polícias e a dois ex-guerrilheiros deste partido.
Moçambique: Secretário-geral da Renamo diz que partido «não tem medo da guerra»
A Renamo, oposição em Moçambique, advertiu hoje que «não tem medo da guerra», após a polícia ter ocupado a sua delegação em Nampula, no norte, ação que causou ferimentos a sete polícias e a dois ex-guerrilheiros deste partido. Ler mais
quarta-feira, março 07, 2012
Conselho Municipal da Beira com novos quadros directivos
Reflectindo: era necessário e tinha que se agir.
8 Meses e muitos milhões depois, dezenas destes autocarros já não andam
Há falta de acessórios no mercado, apesar de o Fundo para o Desenvolvimento dos Transportes e Comunicações ter prometido, aquando da entrega dos autocarros, que o fornecedor ia garantir a sustentabilidade dos mesmos.
Os primeiros 32 autocarros movidos a gás natural, de marca Tata, foram entregues, a 4 de Julho de 2011, à extinta empresa Transportes Públicos de Maputo (TPM), agora Empresa de Transportes Rodoviário de Maputo.
Passados oito meses, 50 destas viaturas, de um total de 150, estão avariadas e não há acessórios no mercado moçambicano para a sua reparação. Ler mais
terça-feira, março 06, 2012
Corrupção em Moçambique sem alteração
Resultados são " catastróficos", diz dirigente do Centro de Integridade Pública. (escute aqui)
A corrupção em Moçambique não diminuíu nos últimos anos, indica um estudo mandado efectuar pelo governo moçambicano mas mantido no segredo até agora.
MALEMA DIZ QUE NÃO COMETEU NENHUM ERRO QUE JUSTIFIQUE EXPULSÃO
JOANESBURGO, 06 MAR (AIM) – O destituído presidente da ala da juventude do Congresso Nacional Africano (ANC), Julius Malema, acredita que não cometeu irregularidade nenhuma ao ponto de ser expulso daquela formação politica no poder na Africa do Sul.
Movimento juvenil apoia Macky Sall na segunda volta das presidenciais no Senegal
Dakar, Senegal (PANA) – O movimento cívico juvenil «Y’en a marre» (Estamos Fartos) convidou sexta-feira em Dakar os seus membros, partidários e simpatizantes a votarem em Macky Sall, candidato da coligação da oposição «Macky 2012», na segunda volta das eleições presidenciais no Senegal.
Parlamento Juvenil debate hoje eleições intercalares
O Parlamento Juvenil (PJ) realiza, hoje, uma conferência no sul do país, centrada nas eleições intercalares de 18 de Abril no Município de Inhambane, numa agenda que abordará, em particular, o envolvimento da juventude.
O objectivo deste seminário é a discussão da participação política da juventude no contexto da democracia e boa governação. Outra preocupação desta organização juvenil é garantir que a sua camada-alvo encontre nas eleições um meio de expressão da vontade de ver os problemas de Inhambane resolvidos.
De acordo com o presidente do PJ, Salomão Muchanga, “pretende-se estimular a participação de jovens nas questões políticas por forma a interromper o ciclo de silêncio e erguer a voz da juventude nesse desafio. Este é o estabelecimento de um novo paradigma de intervenção social”
Fonte: O País online - 06.03.2012
Reflectindo: a iniciativa é boa, mas acho que o PJ devia se envolver também na educação cívica, mobilizando para a participação massiva dos jovens nas eleicões porque assim fica clara a posição deles.
ANCYL ANUNCIA PURIFICACAO DE MILITANTES ANTI-MALEMA
JOANESBURGO, 05 MAR (AIM) - A liga juvenil do partido no poder na África do Sul, o Congresso Nacional Africano (ANC), anunciou, hoje, o início de uma campanha de purificação de militantes hostis ao seu deposto líder, Julius Malema, questionando o facto do Presidente, Jacob Zuma, apesar dos seus escândalos, não ter sido punido ou afastado do movimento.
DETECTADOS 200 PROFESSORES EXCEDENTÁRIOS EM NAMPULA
MAPUTO, 06 MAR (AIM) – A Direcção de Educação da cidade de Nampula, capital da província que ostenta o mesmo nome, acaba de detectar um total de 200 professores excedentários que, aparentemente, terão conseguido as suas colocações através de esquemas fraudulentos.
segunda-feira, março 05, 2012
Equipa de filmagens norte-americana retida pela migração no aeroporto de Mavalane, em Maputo
Os serviços de migração do Aeroporto Internacional de Mavalane, em Maputo, estão a impedir a entrada em Moçambique de uma equipa de filmagens norte-americana, composta por 120 pessoas entre actores e técnicos, que vem ao nosso país rodar a sequela da mini-série Generation Kill. Ler mais
Mulher ´trancada´: Homem permanece com pénis erecto após relação
Pela primeira vez o Hospital Provincial de Chimoio, em Manica, atende um paciente acometido de priapismo, uma condição danosa em resultado do qual o pénis humano erecto não retorna ao seu estado normal.
Banalização da injustiça perpetua pobreza em Moçambique – Mia Couto
O escritor moçambicano Mia Couto alertou para uma eventual "banalização da injustiça" que pode tornar "invisível a miséria material e moral", considerando que perpetua a pobreza e paralisa a história de Moçambique.
Falando na semana passada numa aula inaugural da Escola de Comunicação e Artes, da Universidade Eduardo Mondlane, intitulada "Da cegueira colectiva à aprendizagem da insensibilidade", Mia Couto citou o exemplo do transporte semi-coletivo (vulgo chapa) que "circula superlotado com dezenas de pessoas que se entrelaçam apinhadas num equilíbrio inseguro e frágil" em Maputo.
Incrível: Elefante toma banho em praia de Nacala
Quem pensaria que algum dia poderia ver um elefante a banhar-se no mar... Pois a verdade é que isso não só é possível, como de facto, aconteceu em terras, ou melhor, em mares moçambicanos.
Lá em cima o leitor tem uma notável imagem de um notável momento em que um paquiderme se banha e brinca, descontraido e como que numa piscina, na baía de Nuarro, algures em Nacala, província nortenha de Nampula.
Deputado da Renamo é baleado na Beira
David Chichone, deputado da Assembleia da República, sofreu hoje ferimentos graves na sequência de um baleamento na sua residência na cidade da Beira, província de Sofala.
Chichone contraiu ferimentos na zona do abdómen e na perna esquerda, mas não corre perigo de vida.
Não se conhecem ainda as causas do atentado.
Ele é deputado da bancada parlamentar da Renamo
Fonte: Rádio Mocambique - 05.03.2012
Discurso de combate à pobreza é pobre, repetitivo e fundamentado em chavões - Mia Couto
Maputo, 05 mar (Lusa) - O escritor moçambicano Mia Couto considera que o discurso contra a pobreza em Moçambique "é pobre, repetitivo, fundamentado em chavões" e, por isso, não toca na realidade e não convence as pessoas.
Suposto fantasma viola alunas numa escola de Homoíne
Um suposto fantasma está a aterrorizar a Escola Agrária de Inhamussuá, em Homoíne, província de Inhambane.
As principais vítimas são alunas que, dizem, sonham a manter relações sexuais com o suposto fantasma que escala as camaratas das raparigas à calada da noite.
Trata-se de uma situação que está a agitar a escola com as raparigas a recearem engravidar nessas relações com o suposto fantasma.
domingo, março 04, 2012
Só se recordam dos jovens nas eleições – OJM
O SG da Organização da Juventude moçambicana, Basílio Muhate, queixou-se do facto de os presidentes dos municípios só conhecerem a juventude em tempos eleitorais, “onde tudo prometem mas que depois nada cumprem”.
sábado, março 03, 2012
Deliberacao do STAE de 02/03/12 face as denuncias feitas pelo MDM
Na sequência da constatação do uso de Cadernos eleitorais com o timbre da Cidade de Maputo, em 8 (Oito) Brigadas de recenseamento na Cidade de Inhambane, instrui-se o seguinte: 1. Interromper imediatamente o uso de Cadernos com o timbre da Cidade de Maputo nas brigadas com essa situação; 2. Transcrever os eleitores constantes desses cadernos, para novos cadernos sem o timbre da Cidade de Maputo; 3. Anotar nos novos cadernos que eleitores transcritos vão da pagina1 até a determinada pagina, sendo o último eleitor fulano de tal (indicar o nome), para facilitar a fiscalização e garantir a transparência do processo; 4. Informar os mandatários dos Partidos e fiscais das brigadas abrangidas, sobre as operações de transcrição de cadernos para o seu acompanhamento; 5. Os novos cadernos, devem levar em sobrecarga na capa e em cada folha, o número do caderno em uso na brigada; 6. Os cadernos transcritos devem ser mantidos, para servirem de prova se eventualmente for necessário. ESTE É O TEOR DA DELIBERAÇÃO DO STAE CENTRAL DATADA DE 02 DE MARÇO DE 2012, EM RESPOSTA AS RECLAMAÇÕES E DENUNCIAS DO MDM FACE AO USO DE CADERNOS ELEITORAIS VINDOS DE MAPUTO. POSTO ISTO, QUEM ESTARÁ A TRANSPORTAR PROVÁVEIS ELEITORES DUMA CIDADE PARA OUTRA???
Fonte: Jame Ac (03.03.2012
Fonte: Jame Ac (03.03.2012
Renamo desmente ter feito um homem refém em Nampula
A Renamo, principal partido da oposição moçambicana, desmentiu esta quarta-feira à Lusa ter feito refém um homem, supostamente sequestrado há 20 dias por centenas de ex-guerrilheiros desta formação política, em Nampula, no norte de Moçambique.
Vendedores informais vaiam David Simango
Dezenas de vendedores informais na cidade de Maputo tentaram cercar o edil de Maputo David Simango. Em causa está a proibição da realização das suas actividades em locais que o município de Maputo considera impróprios.
Foi entre cânticos de guerra e apupos que dezenas de vendedores enraivecidos tentaram na manhã desta sexta-feira quebrar as regras protocolares, para junto do edil de Maputo denunciarem a polícia municipal e exigirem, não uma vírgula, mas um ponto final à recolha dos seus produtos vendidos em locais tidos pelas autoridades como impróprios. Ler mais
sexta-feira, março 02, 2012
MOÇAMBIQUE/ JORNALISTAS DA “CNN” DETIDOS TEMPORARIAMENTE EM MAPUTO
Um grupo de três jornalistas da cadeia de televisão norte-americana “CNN” foi temporariamente detido pela polícia moçambicana (PRM) na manhã de hoje, no mercado Fajardo, em Maputo, durante um trabalho de reportagem sobre Moçambique.
Ozias Pondja defende independência do “Judicial” em relação ao Executivo
Pela primeira vez, o presidente do Tribunal Supremo pronunciou-se sobre o projecto de revisão da Constituição. Quer que, nessa revisão, se abra espaço para que o “judicial” seja independente do Executivo financeira e administrativamente. O projecto da Frelimo é omisso sobre essa matéria.
Subscrever:
Mensagens (Atom)