quinta-feira, março 22, 2012

Mali: Militares tomam o poder

Bamako - Militares malianos tomaram o poder, na madrugada de hoje, quinta-feira, ao fim de várias horas de combates, dissolveram as instituições e decretaram um recolher obrigatório.
Por volta das 04H00 locais, militares uniformizados apareceram na televisão nacional, que já ocupavam desde quarta-feira, e anunciaram ter posto fim "ao regime incompetente" do presidente Amadou Toumani Touré e dissolvido "todas as instituições", suspenso a constituição e decretado um recolher obrigatório.
O porta-voz dos amotinados, o tenente Amadou Konaré, justificou a acção pela "incapacidade" do governo do presidente Amadou Toumani Touré "de gerir a crise no norte do nosso país", face às acções da rebelião tuaregue e às actividades de grupos islamistas armados.
Um Comité Nacional para o Restabelecimento da Democracia e a Restauração do Estado (CNRDRE) assume, actualmente, o poder, à frente do qual se contra o capitão Amadou Sanogo.
Numa declaração pública, o Comité compromete-se "solenemente" em restaurar o poder civil e formar um governo de unidade nacional.
Este golpe de Estado vem suspender o processo de preparação das eleições presidenciais, marcadas para 29 de Abril próximo.

Fonte: Angola press - 22.03.2012

Sem comentários: