Félix Tshisekedi foi proclamado vencedor das eleições presidenciais na República Democrática do Congo. Martin Fayulu, outro opositor, contesta os resultados. Esta seria a primeira alternância política no antigo Congo belga.
O filho do opositor histórico Etienne Tshisekedi consegue o que o pai nunca antes conseguira: chegar ao poder em Kinshasa !
E isto ao obter 38,5% dos votos, contra 34, 8% para Martin Fayulu, principal candidato da oposição, que contestou imediatamente os resultados pondo em causa as máquinas de votação.
O candidato do poder, Emmanuel Shadary, ficou-se pelo terceiro lugar com 23,8% dos votos. E isto porque o presidente cessante, Joseph Kabila, segundo a constituição, não se podia voltar a candidatar.
Os resultados provisórios foram decretados na noite de quarta para quinta-feira pela Comissão de eleições.
O ministro francês dos negócios estrangeiros, Jean Yves Le Drian, exprimira as suas dúvidas quanto aos resultados proclamados.
Num comentário a essa posição da França Lambert Mende, porta-voz do candidato no poder, denunciou a “interferência externa” de Paris que qualificou de “presunção”, rematando que a RDC não faz parte da França.
Fonte: Notícias Sapo – 10.04.2019
Sem comentários:
Enviar um comentário