O respeito à divergência de ideias e a inclusão política e social estão entre as chaves para o sucesso de uma boa governação, segundo o antigo primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves.
O país [Cabo Verde] era improvável, devido, entre outros factores, a falta de recursos naturais para lançar e impulsionar o país na esfera do desenvolvimento. Entretanto, através da aposta forte na inclusão social, estabilidade social, política e económica, bem como a determinação dos dirigentes com o bem comum, Cabo Verde passou de um país improvável, para uma nação de referência em matérias de boa governação.
“Para uma boa governação, é preciso que haja bom governo, um executivo capaz de governar pela discussão porque a unanimidade é burra. Deve-se ser radicalmente inclusivo e respeitar a oposição, porque em democracia o poder não é eterno”,
In AIM – 22.11.2017
1 comentário:
Grande verdade! Se olharmos para os países desenvolvidos constatamos que a alternância no poder é a força motriz do fortalecimento das instituições democráticas que são o garante de estado baseado no "rule of law".
Enviar um comentário