segunda-feira, agosto 11, 2014

FINALMENTE ACORDO ENTRE GOVERNO E RENAMO

As delegações do governo e da Renamo, o maior partido da oposição em Moçambique, assinaram hoje, em Maputo, um conjunto de três documentos principais que deverão conduzir a cessação das hostilidades militares no país, particularmente na região centro.

Os referidos documentos, que foram assinados na 70ª roda de diálogo entre o governo e a Renamo, incluem um memorando de entendimento, garantias de implementação dos consensos alcançados na totalidade e termos de referência dos observadores internacionais.

Assinaram os documentos os chefes das respectivas delegações, nomeadamente José Pacheco, em representação do governo e Saimone Macuiana, em representação da Renamo.

Falando minutos após a assinatura dos documentos, Pacheco, que também assume as funções de ministro da agricultura, disse que o presidente moçambicano, Armando Guebuza, estará disponível na terça-feira da semana corrente para rubricar os acordos alcançados com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama.

Contudo, Saimone Macuiana, que também exerce as funções de deputado parlamentar da Renamo, disse que Dhlakama não deverá comparecer para a assinatura formal do acordo, tendo incumbido essa tarefa a delegação daquele antigo movimento rebelde.

Segundo as previsões iniciais o acordo deveria ser assinado entre Guebuza e Dhlakama.

Na ocasião, Macuiana considerou a assinatura dos referidos documentos entre as delegações como sendo um passo muito importante para o fim das hostilidades no país.

Não é o fim do nosso trabalho, mas é um passo importante visando o alcance da paz, da estabilidade no nosso país e do bem-estar do nosso povo, disse Macuiana.

Por seu turno, Pacheco disse também que a assinatura do documento vai garantir o fim das hostilidades.


Fonte: AIM – 11.08.2014

Sem comentários: