terça-feira, agosto 26, 2014

Azagaia precisa de 25 mil dólares para remover tumor cerebral que lhe pode ser fatal

O rapper moçambicano Azagaia foi diagnosticado com um tumor cerebral que o pode matar em dois anos se não fôr retirado com urgência. A sua editora lançou hoje uma campanha de angariação de fundos para custear a intervenção cirúrgica de remoção urgente, a ter lugar na India: são necessários 25 mil dólares.

Em comunicado de imprensa, a Kongoloti Records, editora de Azgaia, informa que “o músico Edson da Luz, mais conhecido por AZAGAIA, foi recentemente diagnosticado com um tumor cerebral temporal à esquerda ( "tumor neuroepitelial disembrioblastico"), sendo-lhe recomendada a realização de uma cirurgia para remoção do tumor com a maior brevidade possível”.

“Esta condição afecta grandemente o dia-a-dia normal do músico. Caso não seja retirado num curto espaço de tempo, o tumor poderá provocar a morte do Azagaia no espaço de dois anos”, explica a dado passo o mesmo comunicado.

Assim foi aberta uma página no facebook : www.facebook.com /pages/Ajuda-O-Mano-Azagaia/324396097743808, e três contas bancárias no BCI ( uma para depósitos em Meticais, outra para transferências e depósitos em cheque em dólares, e outra conta para depósitos em dólares em numerário). 

Os doadores poderão seguir a campanha através da platafomra internacional de angariação de fundos “Indiegogo”. A campanha acabará assim que fôr atingido o montante necessário para a intervenção cirúrgica.

Os editores Mickey Fonseca, Milton Gull e Pipas Forjaz explicam no referido comunicado que “os ataques epilépticos de que o Azagaia sofreu até aqui são uma consequência directa do tumor que o afecta”. Assim, prosseguem, o problema de saúde de Azagaia “não se trata de epilepsia mas de um sintoma da presença de um tumor cerebral”.

“Azagaia foi observado por um grupo de quatro especialistas em neurologia e neurocirurgia ( tanto em Moçambique qaunto na África do Sul e realizou uma série de exames clínicos recomendados. Todos os resultados e pareceres médicos apontam no mesmo sentido: Azagaia padece de um tumor cerebral temporal à esquerda, que deve ser retirado com urgência”, sublinha o comunicado.

Apelam pois “humilde e encarecidamente” a todos os “admiradores e seguidores do Azagaia, que o têm apoiado em todos so momentos da sua carreira artística”e ao público em geral, para que contribuam para esta iniciativa. 

Mais, esclarecem que, “considerando factores como o elevado custo da intervenção em Moçambique e na África do Sul e o provável tempo de espera para realização da cirurgia no nosso país através do sistema nacional de saúde, foi aconselhado que o Azagaia realize o tratamento na Índia, um país conhecido pela elevada qualidade dos cuidados que oferece”.

Depois da operação, Azagaia terá ainda de observar um período de repouso absoluto de seis meses de molde a garantir a sua total recuperação.

Para doações e seguimento da campanha através da Indiegogo: 
www.indiegogo.com/projects/azagaia-brain-tumor-operation-fund/x/8490149.

Para depósitos no BCI, procure os Números de Conta, NIBs e Swift Code nas páginas de facebook da campanha , de Edson da Luz ou da Kongoloti Records ( website .



Fonte: Club Of Mozambique - 25.08.2014

Sem comentários: