quarta-feira, setembro 17, 2014

Daviz Simango apela aos militantes a não responderem a provocações

Na sua deslocação à província de Tete, que terminou ontem, Daviz Simango foi confrontado - na maior parte dos distritos que visitou, com destaque para Mutarara, Chiúta, Angónia, Tsangano e Catandica, em Manica, onde entrou ontem no fim do dia - com provocações de membros e simpatizantes do partido Frelimo que tentavam inviabilizar a sua campanha eleitoral.
Por isso, ontem na sua deslocação ao distrito de Chiúta, em Tete, no comício que orientou perante membros e simpatizantes do seu partido, pediu que não respondessem a provocações, porque isso só poderia gerar violência, que resultaria em feridos e até mortos, o que o seu partido não quer, por entender que a campanha eleitoral é um momento de festa e não de confrontos entre membros de diferentes partidos.
“Só os fracos é que podem fazer provocações e gerar violência, enquanto os fortes não respondem a provocações. e porque vocês são fortes, são educados e sabem perdoar, nunca devem responder a qualquer provocação nem fazer violência”, disse Simango, para depois orientar membros do seu partido a respeitarem o espaço e o direito que os outros têm de fazer campanha eleitoral onde quiserem. Por isso, disse, sempre que constatarem que o local que programaram para fazer campanha está ocupado por outro partido, no lugar de entrarem em confrontos, devem tratar de procurar outro sitio, “porque o país é grande e há lugar para todos nós fazermos política”, disse Simango.
Daviz Simango, que depois de Chiúta dirigiu-se via terrestre à província de Manica, onde deverá trabalhar nos próximos dias, efectuou paragens ao longo da Estrada Nacional número 7, concretamente na localidade de Nhampassa, no distrito de Guro, onde centenas de residentes correram para o saudar.
Já na vila de Catandica, Simango tinha à sua espera uma plateia especial. Membros do MDM e do partido Frelimo separados pela estrada, ambos grupos cantando e dançando. Por temer que a situação pudesse causar violência, com o exaltação dos ânimos, a polícia reforçou a segurança, impedindo a mistura dos dois grupos. Apesar da tentativa de boicote, Daviz Simango fez, mesmo assim, o comício popular, diga-se, bastante concorrido.


Fonte: O País onlineO País online – 17.09.2014

Sem comentários: