sexta-feira, abril 20, 2012

Intercalares em Inhambane: Vitória da polícia

O CanalMoz não está em condições de afirmar até que ponto a actuação escandalosamente tendenciosa da polícia teve influência no processo. Mas o facto é que a polícia tornou-se protagonista do processo com detenções arbitrárias que se iniciaram quando a votação decorria apenas há cerca de uma hora do início do processo. Durante o dia todo a polícia não quis prestar qualquer tipo de declaração. Fala-se de 53 membros do MDM que foram detidos em diferentes mesas de votação. Chegou mesmo a haver um momento do dia em que se assistiu a uma verdadeira caça aos membros do MDM.
O insólito viria a acontecer na Assembleia de voto da Escola Primária Completa de Chamane, em que o ministro da Energia, Salvador Namburete esteve lá pessoalmente, acompanhado de seus homens, para controlar alegadas “irregularidades”. Namburete diria ao Canalmoz que o encontrou dentro do perímetro da escola que a directora provincial do STAE tinha declarado área reservada a pessoal em serviço, que estava naquele local porque ouviu falar de um alegado ambiente estranho. Elementos do MDM declaram-nos que com instruções de Namburete a Policia os havia escorraçado. O ministro usou a sua função para manipular a polícia.
Várias pessoas durante o dia nos disseram que não iriam votar porque estavam com medo, devido à actuação da policia. 
Fonte: Canalmoz - 19.04.2012

26 comentários:

Anónimo disse...

A minha pergunta é:
alguma vez em Moçambique houve algumas eleições transparente, livres e democráticas sem a intervenção dos capangas da felinomina ou sem a intervenção das urnas externas preenchidas?
Resposta:
Na Beira e Quelimane
Pergunta:
entao as eleiçoes so sao livres, transparentes e democraticas quando a oposição ganha, tal como é o caso dos municipios supracitados?!!!!!
Resposta:
sim

Reflectindo disse...

A história do ministro Salvador Namburete com seus agentes dentro do espaco proibido só me faz lembrar José Pacheco, então Ministro do Interior, nas eleicões intercalares em Mocimboa da Praia.

Anónimo disse...

Isto e umescandalo, eu quiz votar. No dia de ontem aci=ordei bem cedo, tomei banho e lavei a boca depois tomei o mata bicho, que foi uma madioca com cha com pao com margarina, depois disso comi umas badjias que a minha esposa fez no dia anterior. empacotei o meu BI e preparei me para sair, ne. Quando sai e apanhei o chapasem para local de eleicoes, o cobrador me insultou pois disse-me que hoje estava bem vestido o que se passa, eu disse que hoje e o dia de festa pois a nossa cidade por fim vai mudar. Ele ficou furioso e disse que o chapa 100 nao pode levar elementos da oposicao, eu desci e tive que caminhar durante 3 horas ate chegar ao lugar de voto, qual foi a minha supresa ao redor do local a policia circulava, eu estava com medo, um policia veio e me perguntou o que eu andava a procura , eu respondi que ia votar. Ele me perguntou a quem iria, eu disse que estamos num pais democratico e nao tenho que me explicar a ninguem. nisso ele tirou o seu pau e me pegou nas costas eu fugidali ele me persegui mas consegui escapar. Entao eu decide que me vou camofular, comprei uma camisa na banca de um candogueiro com afigura do Sr benedito, foi la de novo e o policia desta vez me disse bem vindo camarada, foi a nesa de voto, e entrei levantei a carta de voto e foi para escolher o candidato, no e que parece uma senhora bem bonita e me pergunta se quero ajuda para preencher e escolher o candidato, eu disse que sei em quem vou votar, ela me disse amostre-me por favor eu amostrei que noSr Fernando ele disse que boa escolha e me felicitou, quando me preparava para riscar ao lado do nome do sr fernando ela me disse, pare por favor, se voce quer que o o Sr fernando ganhe marque aqii e apontou ao lado do nome benedito, eu perguntei como posso marcar o nome Benedito se quero fernando, ela disse que existe um provebio Chines, que diz que se escolhe o adversario o nosso candidato ganha, nisto eu escolhi o benedito com a esperanca que fernando ganha-se. Sai feliz do centro de votos e me dirige para um bar da esquina, queria saber como as pessoas aviam votado, conhecer o clima da rua, pois essa e a melhor sondagem. Estava la o Mabunda completamente bebado ja e me contou que havia ganho 20 cervejas pois lhe haviam prometido que a cada carta de voto adicional que lanca-se ganhavauma cerveja, perguntei em quem votou ele me disse que nem sequer sabe que uma senhora ja havia preenchido os formularios, entao eu fiquei muito preocupado, estava tao feliz pela manha, agora estava triste pois senti que o meu sonho se havia desfeito. Amanha irei av=cordar na velha cidade como sempre!

Anónimo disse...

Senhores esses da frlimo tem 80 % nos somente 20% mas “distancia” dos resultados na medida em que os mesmos se deviam à “acção da feroz polícia, que intimidou, bateu, espancou os eleitores e deteve os delegados de candidatura do MDM”. Eu nao vou aceitar estes resultados pois ouve frude e atrocidades, alem de mais nao ha garantias se nao deitaram votos nas urnas, deveriam contar o numero de votos e o numero de votantes para confirmar. Por que fazer campanhas eleitorais se antes do final ja se sabe quem ganho?

Anónimo disse...

Caros Compatriotas cuidado com o que estao a pensar em trornar a nossa patria amada. Estao a cuspir no prato onde comeram... Para um bom entededor, facilmente percebe que os que estao a injectar rios de dinheiro para financiar o MDM, iclunindo as suas campanhas, nao estao a faze-lo apenas por boa fe, algo em troca existe nos acordos. Cuidado venderem o pais a pensar que estao a procura de mudanças... por vezes quando temos problemas com nossos parceiros pensamos que mudar de mulher ou marido eh a melhor soluçao, esquecemos que essa mudança singifica apenas mudar de problemas... e as vezes nos entregamos a problemas piores com a tal mudança... ATENÇAO!

Reflectindo disse...

Ao último anónimo,

O teu discurso chama-se xenofobia. Procura um papão para matar a oposicão.

O senhor pode nos dizer quem financia a campanha da Frelimo?

JOSÉ disse...

Esse discurso do ultimo anonimo pode servir para campanha mas nao tem nada a ver com a realidade e tambem sabemos como a Frelimo é financiada!
Ha cada um!

Anónimo disse...

Está de parabéns o Professor Guimino soube fazer a reacção quimica. Ao Professor Nhaca resta continuar a desenhar a realidade sócio-política de Inhambane para os futuros embates. Pelos vistos a "camisa da profecia" não lhe valeu muito ou porque esqueceu se de chorar à semelhança do rapaz de Quelimane.

Anónimo disse...

Nguiliche


A historia de Mocambique conta que guerra de libertacao comecou no Norte e a da democracia no Centro: As reais mudancas virao de cima(centro e norte) e nunca do Sul(onde vive a maioria do assimilados).

Anónimo disse...

Se dizem que a Frel intervem pela negativa (medo.policia, aldrabice), entao pergunto porque nao influenciou nos resultados de Quelimane, Beira?

Reflectindo disse...

Caro Nguiliche essa é a pura verdade, e, revê-se no mapa político de Egídio Vaz.

Anónimo disse...

Jest blog e torcedor de quem? Frelimo? Renamo? MDM? MODEMO? UDEMO?
Pelos vistos e comentarios do moderador e do MDM. Nos os renamistas nao temos nada que procurar aqui.

Anónimo disse...

A patria nao esta vendida coisa nenhuma, se Moçambique nao fosse nosso nem chatar no Facebook podiamos e muito mais. Porem, graças aos libertadores da terra e os homenes ate ja falamos de qualquer maneira, cuspimos no prato onde comemos. E mais, Moçambique esta a crescer sim embora os ambiciosos tentam fazer os distraidos crerem que nao porque tem seus objectivos e compromissos com quem lhes alimenta. Ate nos paises mais desenvolvidos existem problemas. Mais uma vez ATENÇAO, cuidado em vender o pais.

Jonathan McCharty disse...

53 detencoes!??
Delegados de mesa detidos pouco depois de 1 hora do inicio da votacao???

Detem-se delegados de outros partidos para mais o que, senao enchimento de urnas??

Se o povo nao esta' determinado, como aconteceu na Beira e Quelimane, estas mazelas facilmente acontecem!!

As provincias que querem decidir o seu destino, teem que comecar a preparar-se para as eleicoes de 2013.

Este nivel de violencia politica e eleitoral combate-se com determinacao, coragem e forca!! E' preciso estar-se preparado para "todas as consequencias", senao este governo ilegitimo nunca vai querer largar o osso!!

Anónimo disse...

Saudo Inhambane,
Em Inhambane venceu a democracia real e efectiva sobre o populismo e a demagogia.Beira e Quelimane vao inspirar se na democracia efectiva e real que Inhambane demonstrou no dia 18 de Abril de 2012.
Indignado com a tamanha safadeza dos bandidos que tomaram conta do nosso Quelimane, me manifesto !
Por favor, leiam e tomem conhecimento, meus amigos : Vejam em que situacao se encontra o nosso Quelimane! Vejam o que foi feito do nosso municipio ( que sempre foi bonito e bacana)
Onde iremos parar ? onde esta a moral, o equilibrio, o respeito que tinhamos na epoca da nossa Frelimo?
Estamos enterrados ate ao pescoco , num buraco imundo, eu o chamo de foca, dada a quanlidade dos que nos empurram para o fundo e ainda jogam mais dejetos...
E chegada a hora de exigir o nosso Quelimane de volta ... e chegada a hora para exigir punicao a para a quadrilha que nos assalta dia a dia ... e chegada a hora de novo brado “ A luta continua” ... e chegada a hora de dizimar como uma praga, a maior praga que ja se teve conhecimento, maior que as sete praga do Egipto : MDM, Renamo, Dlakama, Simango, mandlate ,mfumo,Mabadzia. ... e isso so consiguiremos se os nossos defensores da cidade amada se fortalecerem , sairem de dentro dos armarios onde foram escondidos pela arrogancia dos pseudo democratas... Fora ditadura sem vergonha , mentirosa e disimulada . Nao venham com o engodo de erradicar a pobreza pois isso nunca foi feito por militantes , vagabundos de partidos formados pelos maiores bandidos do Pais....
Em luta pela minha cidade digna, respeitada, honrada... siga me quem for Quelimanese.

Rito Botafo Boneli

Reflectindo disse...

Rito Botafo Boneli

O falso anónimo, o anónimo mentiroso que passava por aqui a chamar-se de renamista anti-MDM. Eu disse que um tipo da tua postura só tinha que ser frelimista.

O que aconteceu em Inhambane não é grande coisa, pois era de esperar. O MDM foi para lá para participar dum processo democrático constitucionalmente legítimo. Fazendo as contas, valeu a pena. Relativamente às eleicões de 2008, o MDM elevou o apoio à oposicão.

E mentes quanto as cidades da Beira e Quelimane antes vítimas a delapidacão dos governos da Frelimo. Quem na Beira não se lembra do tempo antes de Daviz? Quem não sabe que em Quelimane os cofres ficaram vazios?

Nota: sempre que insultares eliminarei o teu comentário.

Reflectindo disse...

Jonathan,

São as perguntas que a gente faz e os outros como de costume dizem para só pensarmos na diferenca entre Guimino e Nhaca.

Anónimo disse...

Eu RIto Botafogo, declaro que sou Frelimista, nasci Frelimista. Quando nasci so havia a Frelimo e os bandidos armados, nunca foi pelos badidos armados que cortavam orelhas e labios. Ser da Frelimo nao e crime, pelo contrario, mnao confio nesses outros pois so semeiam populismo e fofoca entre a populacao. Ainda bem que Inhambane nao cai nessa, so fico preocupado pela frequencia que foi muito baixa, a meu ver a maior parte da populacao apoia a Renamo, como a Renamo nao participou eles tambem nao participaram, isto e uma licao para Renamo para participar sempre, pois tem possibilidades tambem de ganhar. Quanto a Frelimo penso que vai utilizar a oportunidade para governar bem, pois campanhia eleitoral comeco logo no segundo dia apos a vitoria, eles tem que demostrar ao povo que tem boas intencoes e querem fazer algo de bom, caso contrario, qual sera a diferenca entre a Frelimo e MDM entao? nenhuma. Se voce faz o que a oposicao faz nao ha diferenca nenhuma entre ti e a oposicao, penso que a Frelimo vai tentar governar bem para manter o poder nesta bela cidade.

Anónimo disse...

Nguiliche


Caro Rito Botafogo, ser membro ou simpatizante de um partido nao é nenhum problema, ou nao devia ser problema como o é quando é da oposicao. Só que deve entender que ser simpatizante de um partido politico é diferente de ser adepto de uma equipa de futebol. Em desporto, normalmente, quem é da equipa X o é até a morte, independemente de a equipa jogar bem ou mal, mas a politica exige que as pessoas pensem no colectivo, e por essa razao podem defender programa deste partido hoje e amanha defenderem o programa doutro partido, porém sem mudarem de ideologia. Dando um exemplo, é por essa razao que nos EUA ora ganham os republicanos ora ganham os democratas, mas os votantes sao os mesmos que ontem votaram nos republicanos e hoje votaram nos democratas. Estamos na pré-historia, na próxima encarnacao vai entender que nao precisa ser fundamentalista ou melhor professar a frelimo.

Reflectindo disse...

Botafogo, tu tens muitos nomes falsos. Mas aí tiveste uma aula gratuita sobre como a política e sobretudo eleicões em sociedades multipartidárias funciona. Mas viaje mentalmente até aqui perto no Malawi ou mesmo no Senegal e verás que até os chefes de Estado são o exemplo de que em política não se diz nasci neste partido e morrei no mesmo. Também não sei como se nasce frelimista ou membro de que partido for. Não sei mesmo, quero explicacão nisso.

Eu até acredito que a Frelimo tente melhor a sua governacão porque a vitória de Manuel de Araújo não a deixa sossegada. Mas será apenas tentar porque os problemas que a Frelimo tem são muito sérios. Um dos grandes problemas é nos seus quadros que não mergulhados numa cultura sem sustentacão numa sociedade multipartidária. No pior é que as instituicões públicas dirigidas por confianca política nunca serão sustentáveis. O outro problema é a corrupcão que será dificil ser combatida enquanto as coisas continuarem assim.

Quanto aos resultados de Inhambane, não te precipites a fazer tuas conclusões e torná-las um facto. Na verdade, o MDM partiu do zero, porque nunca concorreu em nenhuma eleicão em Inhambane. Contudo, podemos atribuir os resultados (9,1%) de toda a oposicão em 2008 ao MDM e se agora este partido conseguiu 21,51 % nesta intercalares, significa que a subida foi de 137%. O que é muito bom. E nunca devemos esquecer em que zona o MDM como oposicão está ou estava.
Contrariamente, a Frelimo foi nestas eleicões com 90,9%, resultado das eleicões de 2008, sendo que nestas eleicões o partido no poder reduziu os pontos, pois obteve 78,49%.

Continua

Reflectindo disse...

Continuacão:

Intercalares 2012:

Total de eleitores inscritos: 43206
Total de votantes: 16763-38.8% (Guimino: 12682 e Nhaca: 3476)
Abstenção: 26444-61.2%
Votos em Branco 251-1.49%
Votos nulos - 353, 2.1%

Eleicões 2008:

Inscritos: 36408
Votantes: 16044 (Macul: 13783 e Oposicão: 1355)
em branco: 455
Nulos: 540

Portanto, mesmo em termos de números a oposicão avancou enquanto que o partido no poder recuou. Pelo menos para quem gosta de matemática, constata isso facilmente.

Nota: Se a teu ver a maior parte da populacão apoia a Renamo, então, a Frelimo tem uma festa de pouca dura, será? Interpretando o que disseste, bastará que se reduza à metade a abstencão para o cenário político em Inhambane mudar. Interpreto-te correctamente?

Fim

Anónimo disse...

"Várias pessoas durante o dia nos disseram que não iriam votar porque estavam com medo, devido à actuação da policia."
Eleições inválidas,- ÉTICAMENTE -claro!
Qualquer Juiz "civilizado" não assinaria o relatório final!Daria a um "solicitador", porque ficaria com náuseas!
Aliás começa a ser "nauseabundo" falar-se de eleições em Moçambique!
Quem manda é a policia!
Até agora , não percebo porque é que quando morre um dirigente, não se substitui por um elemento das forças de defesa e Segurança.
Ficava mais barato, poupava-se com a crise, punha-se um incompetente
qualquer no lugar, e tudo continuava na "boa"!
E dizem que os militares guineenses não têm razão?
Tiveram "tomates", agarraram os "narco-políticos" todos, e choça com eles!
Claro que todo Mundo condenou-para agradar-porque sabem que eles , os militares são a "voz do povo"!
É que as vezes fazendo o políticamente incorrecto, o africano torne-se democrata na maneira de pensar!

Anónimo disse...

Botafogo, sauda a todos os MDMs. Amigos voces estao frustados pela perda do vosso representante, esse profesorzinho nao consigui converser a ninguem mas do que o eleitorado anti frelimo. Muitos me diseram que iriam votar nele por estarem zangados com a frelimo. Este e um eleitorado negativo, daqui que voces do MDM nao tem que estar satisfeitos que fizeram avanco.Quanto a essa questao do medo da policia, essa cantiga nao convence a ninguem, a policia em Mocambique nao mete medo, os meus conhecidos de Inhambane e familia dizem que isso e uma pura mentira e boato de quem nao sabe perder. Eu sou Frelimista nao me envergonho disso, a Frelimo tem muitos pontos negativos reconheco, mas quem esta sem defeitos? esses do MDM querem passar por santos que realmente nao sao, indiquem me pelo menos uma qualidade positiva do dito Nhaca? uma so so que o habilita a liderar uma instituicao publica.

Anónimo disse...

Nguiliche

O Sr Botafogo tem muitas limitacoes, e lamento que este nao é espaco proprio para resolve-las. Quem nao sabe quanto é a soma de 2+2 faz uma pergunta como a seguinte: Quanto é 2+2? E se por perto estiver alguém que sabe vai responder. Evita dizer 2+2=5 quando na verdade quer saber quanto dá essa soma. Os que trabalharam para a PIDE, detento e mantando seus irmaos,chamando-lhes de bandidos da Rússia etc. também se orgulhavam de trabalharem lá. Diga o que nao abona para do Sr. Nhaca ser presidente do Municipio.Na próxima encarnacao saberá votar no programa de governacao e nao no candidato, e a isso chamaremos de Democracia de facto.

Anónimo disse...

Nguiliche, felizmente meu Senhor eu sou formado e bem formado desde a licenciatura, mestrado e PHD. Para sua informacao PHD em enginharia de producao. Nao sou politico, mas estou contra oportunista, que programa tem o seu MDM que possa mudar o rumo do pais? estar contra nao seguinifica programa, estar contra e o mais facil de se fazer mas o que e necessario e uma alternativa, se o seu MDM apresentar um programa real isto e uma alternativa real serei o primeiro a votar neles. Infelizmente ate agora so apresentaram pobreza.
Saudo
Botafogo

Reflectindo disse...

"Botafogo" será que tens as formacões que referes?