segunda-feira, maio 28, 2012

Homens na cozinha para combater desigualdade de género

Maputo - A igualdade de género também se promove com os homens na cozinha, foi a ideia defendida por uma iniciativa social que, esta semana, deu formação culinária a mais de 30 moçambicanos, em Maputo, anunciou a Lusa.




Enquanto organizava os ingredientes para uma receita de arroz vegetariano, Gabriela Teixeira, formadora do programa "Cozinha Made In Mozambique para Homens", foi dando algumas orientações a uma pequena plateia masculina sentada à sua frente. "Pomos quatro chávenas, refogamos um pouco e colocamos sal", explicava aos atentos formandos.


Durante cinco dias, mais de 30 homens participaram numa formação de culinária no Parque dos Continuadores, em Maputo.


Além da utilidade prática, a iniciativa, que resulta de uma parceria entre o Instituto de Pequenas e Médias Empresas com a Rede Homens Para a Mudança (HOPEM), transmitiu aos formandos o valor da igualdade de género.

"A maioria deles já cozinha em casa, não frequentemente, mas ao final de semana ou quando a mulher está doente. A partir do curso, queremos que eles fiquem mais tempo na cozinha e ajudem as mulheres ou namoradas em casa", disse à agência Lusa Gabriela Teixeira.

"Achamos que os homens que estão aqui vão servir de exemplo para os que não estão. É uma forma de desafiarmos os estereótipos que existem, porque a cozinha também é uma forma de submissão da mulher", defendeu Filipe Daniel, da HOPEM.

Fonte: Angola press - 28.05.2012

1 comentário:

Anónimo disse...

Thank you for the auspicious writeup. It in fact was a amusement account it.
Look advanced to far added agreeable from you! By the way,
how can we communicate?

Here is my site; Zachary Holden