sexta-feira, abril 04, 2025

A Frelimo não está preparada para partir o poder

 Não sou eu a dizer isto, mas um assumido membro da Frelimo que não tem nada para lamber. Eu apenas acrescento. Nem sequer num município a Frelimo quis partilhar o poder. No meu município, em Nacala-Porto, quando em 2003 Manuel dos Santos da Renamo ganhou as eleições partilhou o poder com a Frelimo e Assana. Interessante foi eu ter lido duma revista da Afrika Grupperna e eu ter confirmado com o próprio Manuel dos Santos quando lhe fiz uma visita de cortesia. Entretanto, quando em 2009 a Frelimo voltou ao poder, via fraude, abocanhou tudo o que se chamou de chefia com naquele conselho municipal.

Nas eleições autárquicas de 2018, Raul Raul Novinte vence as eleições e imbuído da cultura de estado, manteve algumas chefias anteriores e nomeou outras sem olhar pela cor partidária, apesar de críticas severas dentro da Renamo. O que alguns da Renamo questionavam, era do porque seria o o Raul Novinte/Renamo a partilhar o poder com a Frelimo, se esta vom o fez. De novo, quando a Frelimo volta ao poder via fraude e violência, mandou embora todo aquele que era chefe sem vassalagem ao partido Frelimo. Aliás esses não foram apenas exonerados, mas humilhados, pois que foram transferidos para áreas longe da sua profissão. Por exemplo, o saudoso Arlindo Chissale, um verdadeiro know-how em comunicação e língua, assassinado pela mesma Frelimo, foi colocado como coveiro no cemitério municipal. Não estou a especular, pois o último encontro com Chissale, foi precisamente no cemitério municipal de Nacala-Porto, em finais de 2024.
Nota: o pior com a Frelimo é que nem para oposição está preparada. A Frelimo prefere acabar com Moçambique e moçambicanos que aceitar estar na oposição.




Sem comentários: