sábado, setembro 03, 2022

O lugar dos países africanos sob olhar de Prince Mashele

 Prince Mashele, do THE SOWETAN TIMES, escreveu sobre o pós-apartheid da África do Sul e faz a seguinte pergunta: O que podemos fazer a respeito?

“Em meio à confusão política que tomou conta de nosso país, muitas pessoas se perguntam se chegamos ao fim da África do Sul.
A resposta é simples: a coisa chamada "fim" não existe, não em relação a um país. SA estará lá muito depois que Jacob Zuma se for.
O que Zuma fez foi fazer-nos perceber que o nosso é apenas mais um país africano, não um país excepcional no extremo sul do continente africano.
Durante a presidência de Nelson Mandela e Thabo Mbeki, alguns de nós acreditavam que os negros da África do Sul são melhores do que os de outros países africanos.
Devemos todos agradecer a Zuma por revelar nosso verdadeiro caráter africano; que a ideia de Estado de Direito não faz parte de quem somos, e que o constitucionalismo é um conceito muito à frente de nós como povo.
De que outra forma podemos explicar os milhares de pessoas que se aglomeram nos estádios para bater palmas por um presidente que violou a constituição de seu país? Essas pessoas não têm ideia do constitucionalismo.
Agora que recuperamos nosso lugar como outro país africano, devemos refletir sobre e chegar a um acordo com nosso caráter real e imaginar o que nosso futuro pressagia.
Em um país africano típico, as pessoas comuns não esperam muito dos políticos, porque as pessoas se cansam de repetidas promessas vazias.
Em um país africano típico, as pessoas não têm ilusões sobre a unidade da moralidade e da governança. As pessoas sabem que aqueles que têm poder, o têm para si mesmas e para seus amigos e familiares.
A ideia de que o Estado é um instrumento para o desenvolvimento das pessoas, é um conceito ocidental, e tem sido copiado por bolsos de países asiáticos.
Os africanos e seus líderes não gostam de copiar do Ocidente. Eles estão felizes em permanecer africanos e fazer as coisas "do jeito africano".
O modo africano é governado por reis, chefes e indunas, em um ambiente de regras não escritas. Alguém já viu um livro de leis consuetudinárias africanas?
A ideia de que um plebeu possa levantar questões sobre o dinheiro público gasto na residência de um rei não é africana. Os parlamentares do ANC que têm defendido Zuma são verdadeiros africanos.
Pedir a um governante para ser responsável é uma ideia estrangeira - ocidental. Em uma situação em que há conflito entre um governante e as leis, os africanos simplesmente mudam as leis para proteger o governante. É por isso que nenhuma pessoa branca pediu que o rei Dalindyebo fosse libertado da prisão.
O problema com os negros espertos é que eles pensam que vivem na Europa, onde as ideias de democracia foram refinadas ao longo dos séculos.
O que precisamos fazer é voltar à realidade e aceitar que o nosso é um típico país africano. Esse retorno à realidade nos dará um uma ideia bastante boa de como será o futuro do SA .
Este país não se parecerá com a Dinamarca. Pode ser parecido com a Nigéria, onde os cruzados anticorrupção são uma raridade. Por ser um país africano, o nosso não se parecerá com a Alemanha. A África do Sul pode parecer o Quênia, onde o tribalismo impulsiona a política.
As pessoas não devem alimentar a ilusão de que chegará o dia em que a África do Sul se parecerá com os EUA. Nosso futuro está mais do lado do Zimbábue, onde um governante é mais poderoso do que o resto da população. Mesmo que Julius Malema se tornasse presidente, ainda seria o mesmo.
Os líderes africanos não gostam da ideia de uma população instruída, pois pessoas inteligentes são difíceis de governar. Mandela e Mbeki eram eles próprios corrompidos pela educação ocidental. (Admissão: este colunista também é corrompido por tal educação.)
Zuma continua africano. Sua mentalidade está de acordo com Boko Haram. Ele desconfia de pessoas educadas; o que ele chama de "negros espertos". Lembre-se de que Boko Haram significa "Contra a educação ocidental".
As pessoas que pensam que chegamos ao fim da SA, não percebem que realmente chegamos ao início de um verdadeiro país africano, longe das ilusões ocidentais de excepcionalismo. Aqueles que estão incomodados com esse verdadeiro personagem africano precisam de ajuda. O melhor que podemos fazer por eles é pedir-lhes que olhem para o norte do rio Limpopo, para aprender mais sobre governança na África.
O que inquieta a maioria das pessoas quanto ao futuro da África do Sul é que elas têm em mente os modelos ocidentais, esquecendo que o nosso é um país africano.
A ideia de que um presidente pode renunciar simplesmente porque um tribunal proferiu uma sentença adversa é ocidental. Apenas o primeiro-ministro da Islândia faz isso. Os governantes africanos nunca farão isso.
Analisada cuidadosamente, a noção de SA chegando ao "fim" é uma expressão de um sistema de valores ocidental - de responsabilidade, moralidade política, razão e assim por diante.
Todas essas são ideias elevadas de Sócrates, Kant, Hegel e assim por diante. Eles não são africanos.
Todos nós devemos agradecer a Jacob Zuma por nos apresentar a verdadeira República Africana da África do Sul, não algum posto avançado de valores europeus. "

1 comentário:

Robin Wolfe disse...

As a struggling programming student, I found this Coding Assignment Help website to be a "reliable and affordable coding assignment help service. Their team provided me with personalized assistance in various languages, including Java, Python, and C++. Their experts were highly qualified and experienced, ensuring that my work was completed to the highest standards of quality. Their competitive pricing and quick turnaround times were also a huge relief, considering my tight deadlines and limited budget. Overall, I highly recommend Coding Assignment Help to any student who needs help with their programming assignments.