quarta-feira, dezembro 19, 2012

Réplica de João Vambene às reflexões (136) de Adelino Buque


Parabéns Adelino por esta linda homenagem ao MDM! De facto eles merecem crescer e o país precisa de uma alternativa a o(u)posição. Uma o(u)posição feita por um partido diferente – totalmente civil, longe de discursos e actos bélicos. Vou me juntar a si nas palavras de congratulação e apoio: “Parabens MDM!”


Ciente de que as coisas mudam com o tempo, principalmente quando se trata de pessoas. Por exemplo, a pouco menos de 20 anos era inadmicivel que uma mulher vestice calças e sair de casa sem a capulana, mas hoje é até decente. Com isto quero dizer que talvez não seja verdade que o MDM seja obra do Davis Simango, mas um movimento que vislumbrou e teve oportunidade de se afirmar encostada ao carisma daquele. Algumas pessoas, que já não tinham espaço na RENAMO precisavam de mais uma oportunidade no parlamento para completar mais um mandato que lhes garantisse algumas boas reforminhas.


Sobre o aquartelamento do Afonso Dlakama “numa altura crucial para os partidos politicos, com eleições de 2013 e 2014 à vista” como bem o diz Adelino, é preciso recordar que a RENAMO vem concorrendo as eleições desde 1994 e nheto. Quase sempre as victórias suportadas por fraudes e malabarismos de ordem logísitica, da burrocracia etc. orquestrada na alta mestria da FRELIMO vão a seu favor. Quem não vê isso é porque não quer. Vai ficando cada vez mais claro que na ordem procedimental a alternância no poder é quase impossível, pior é que o pouco do pão que a RENAMO ganhava da posição que ocupa(va) vai cada vez minguando, num quadro cada vez a favor (da MDM? Não, nem pensar. Mas da) FRELIMO. A RENAMO se vê, de facto numa posição que muito bem pode precionar a FRELIMO a mudar de comportamento e voltar a abrir as válvulas (da canalização) do pão a favor das torneiras dos membros da RENAMO.


Da subida do MDM com a queda da RENAMO, penso que já pode perceber que (como acima nos referimos) não estamos na mesma banda (como dizem os angolanos). De facto quem está na lideranção de todos os município (em termos partidários) é o seu Partidão (como se fala) e, a MDM tem apenas indivíduos. Mas algo que não existiu também não sobe, aparece onde deve aparecer – onde foi destinado por DEUS a aparecer. Afinal a quem beneficia o adiamento da sessão parlamentar por respeito aos deputados do MDM? Imagem de quem ganha aso quando aceita ser cortez da festa do I Congresso do MDM? Claro que é o convidado – a FRELIMO.


Diz-se que quando uma mentira se prolonga por muito tempo ela chega a se confundir com a verdade. É tal coisa dos homens que ganham filhos que não fizeram, no início tem muita disconfiança, mas com o tempo vão encontrando características similares que lhes levam a acreditar que são realmente os pais. É assim, até pessoas do seu nível intelectual estão a cair na onda da não existência do estado partidarizado. A caso não se recorda de como a pouco tempo estas forças se comportaram nas últimas intercalares em Inhambane e Quelimane? Não assistiu a entrevista da STV com Devis Simango a poucos dias? Ele mesmo disse “até hoje [neste momento] temos membros do MDM presos [na sede do partido ou na PRM?] em Inhambane…” como resultado das mestrias eleitorais do Partidão.


Bem, estou ciente de que escrevi muito e disse pouco, então vou tentar recapitular o pouco aqui: 

1. Parabens MDM e bem vindo ao arena da política moçambicana!
2. Mas cuidado que nem tudo que você vê é real – um bastão mergulhado na água parece curto e vergar, mas isso dura enquanto você estiver por fora e o pau lá.
3. Nós, o povo, não politicos partidários estamos calados, mas atentos aos vossos movimentos, e um dia (quando a nossa paciência se esgotar) vocês vão se arrepender de estarem a brincar connosco.

Sem comentários: