quarta-feira, dezembro 12, 2012

Coal Índia descobre carvão em todos furos

A Coal India Africana Limitada, subsidiária do grupo estatal Coal India, efectuou quatro furos em Moçambique e descobriu carvão em todos eles, disse em Calcutá um responsável do grupo citado pelo jornal indiano The Economic Times.


O responsável adiantou que as amostras têm agora de ser analisadas a fim de se avaliar a qualidade do carvão encontrado e adiantou que a exploração e produção serão efectuadas por fases, começando-se precisamente nas zonas em que já foi encontrado carvão.

De acordo com o jornal citado pela Macahub, disse ainda que a produção em Moçambique deverá iniciar-se em 2016, o que fará com que o grupo disponha de mais carvão para honrar os contratos que tem vindo a assinar com empresas produtoras de energia eléctrica da Índia.

O grupo Coal Índia adjudicou recentemente o contrato de exploração em Moçambique à Tribeni Minerals Mozambique Private Limited, onde projecta investir 80 milhões de dólares a fim de explorar os 205 quilómetros quadrados da concessão, onde se estima existam mil milhões de toneladas de carvão.

A Coal Índia Africana Limitada foi constituída em Moçambique após o grupo Coal Índia ter adquirido em Agosto de 2009 duas concessões carboníferas na província de Tete, com uma licença de 5 anos para a exploração e desenvolvimento.

Fonte: Rádio Mocambique - 11.12.2012

Sem comentários: