quarta-feira, dezembro 05, 2012

MDM abre hoje seu 1° Congresso

Tem início hoje e até ao próximo dia 8, na cidade da Beira, o 1° Congresso do Movimento Democrático de Moçambiqueque, MDM, evento no qual se espera a participação de cerca de 800 pessoas, entre delegados e convidados nacionais e estrangeiros. Como forma de permitir que os deputados membros desta formação política participem na sua reunião magna, a Assembleia da República interrompeu as suas plenárias durante o período em que aquele encontro partidário durar.

Na lista dos convidados, segundo o membro do gabinete de preparação deste congresso, também delegado provincial do MDM em Sofala, Luís Inácio, constam todos os partidos com existência legal em Moçambique com destaque para a Frelimo e para a Renamo mas até ao meio da tarde de ontem nenhum deles tinha confirmado a sua participação.
Luís Inácio revelou, por outro lado, que a maioria dos delegados e convidados já se encontravam na cidade da Beira.
Do estrangeiro, ficámos a saber da nossa fonte apenas da presença de representantes do MDC, liderado pelo 1º Ministro do Zimbabwe, Morgan Tsivangirai, enquanto dos outros Luís Inácio não revelou os seus nomes dizendo apenas que são oriundos do Brasil, Portugal, África do Sul, Zâmbia e dos países baixos alguns dos quais deverão ter desembarcado na Beira ao fim da tarde e/ou a meio de noite de ontem.
O I Congresso do MDM terá lugar no Pavilhão dos Desportos da Beira.
Nas últimas horas, entretanto, o MDM organizou marchas por diferentes artérias da cidade da Beira com os seus membros e simpatizantes a cantarem, a dançarem e a empunharem bandeiras e outros distintivos alusivos ao partido.
Em relação à agenda do congresso foi tornado público que será debatida com algum destaque a participação do partido nas eleições autárquicas de 2013 e gerais de 2014.
Serão igualmente eleitos novos órgãos sociais. Neste capítulo, o porta-voz do partido, José Sousa, revelou que vão concorrer à presidência, além actual líder, Daviz Simango, outros três elementos cujos nomes preferiu não mencionar.

Fonte: Jornal Notícias in Rádio Mocambique - 05.12.2012

Sem comentários: