domingo, dezembro 30, 2012

Sete pessoas da mesma família morreram entre 20 e 23 de Dezembro corrente, na aldeia Nacivare, distrito de Chiúre, aparentemente vítimas de intoxicação alimentar, depois de terem consumido carne de um cabrito alheio, que terá sido atropelado na Estrada Nacional que liga Metoro/ rio Lúrio, fronteira com a província de Nampula, segundo o jornal Notícias na sua edição deste sábado.

A informação foi confirmada pela porta-voz da Policia, em Cabo Delgado, Malva Brito, bem assim pelo administrador do distrito de Chiúre, Carlos Nampava, apesar de os dados numéricos das duas fontes serem divergentes.
Num contacto feito ao meio da tarde de ontem, Malva Brito falava em nove pessoas, mas, uma hora depois, o administrador de Chiúre, que disse ter estado no terreno da ocorrência, confirmou a morte de sete.
Dados fornecidos ao Notícias por aquelas fontes oficiais, ainda decorre um trabalho para o apuramento das verdadeiras causas da morte da família, na qual restou apenas uma filha de 9 a 10 anos de idade, pois o pai, a mãe e cinco irmãos morreram em menos de três dias.
Há a crença de que o cabrito estivesse envenenado, ainda vivo, mas há, por outro lado, o facto de que a carne foi consumida por alguns vizinhos, que entretanto não foram atingidos pelo presumível veneno.
Uma versão concorrente a esta é de que a carne tivesse sido envenenada depois de o animal ter sido morto. Esta explicação encontra acolhimento no facto de a família ter consumido a carne no primeiro dia e ido, no dia seguinte (sem deixar ninguém na casa), à machamba, sem que houvesse alguma queixa entre os seus membros.
A outra explicação que sustenta a ideia de ter sido envenenado a posterior, é justamente o facto de os vizinhos que haviam sido servidos a carne e a consumiram, se encontrarem ainda intactos.
Três membros familiares perderam a vida imediatamente a seguir ao consumo da carne, os restantes viriam a morrer, já no Hospital Provincial de Pemba, onde contactamos o respectivo director, Dr. Fernando Mendes.
Na verdade, de acordo com a fonte, as primeiras três pessoas haviam dado entrada no hospital, mas acabariam por perder a vida mesmo à entrada do Banco de Socorros, para tempos depois dar entrada a dona de casa, já em estado de gravidez, no último mês.
Conforme conta o director do hospital, os médicos apercebendo-se que a paciente se apresentava relativamente lúcida e na tentativa de salvar pelo menos a criança, tiveram que submetê-la a uma cesariana de emergência.
Porém, segundo conta o Dr. Mendes, o veneno era de tal ordem forte, que rapidamente se espalhou pelo corpo dos dois, com o abdómen da mãe a aumentar de volume em pouco tempo, dando fim à vida dos dois.
“Encontramos uma espécie de carvalho preto que levamos para amostra a ser posteriormente analisada. O veneno foi bastante forte. Esperamos que haja algum estudo conclusivo, contando ainda com o apoio do trabalho pericial ” disse.

Fonte: Rádio Mocambique - 29.12.2012

Sem comentários: