terça-feira, dezembro 18, 2012

Jacob Zuma reeleito presidente do ANC

O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, foi reeleito líder do Congresso Nacional Africano (ANC), o partido no poder na África do Sul, por mais cinco anos. A vitória abre-lhe as portas para se recandidatar à presidência nas eleições de 2014.

Nem o anúncio da detenção, no domingo, de quatro extremistas de direita suspeitos de tentarem assassiná-lo perturbou o congresso, que começou nesse dia, em Bloemfontein, no Centro.
Mais de 4 mil delegados votaram no actual Presidente da África do Sul, que assim venceu com a larga margem de 75,1% dos votos o vice-presidente do partido e do país, Kgalema Motlanthe, que liderava um grupo de opositores internos, mais à esquerda.
Concorrer contra Zuma foi uma espécie de suicídio político para Motlanthe, que deixou de ser o “número dois” na liderança do ANC. Será substituído por Cyril Ramaphosa, um antigo sindicalista, confortavelmente eleito com 76,4% dos votos e que fica numa boa posição para ascender a presidente do partido daqui a cinco anos. Poderá também passar a vice-presidente da República, se Motlanthe for obrigado a renunciar ao cargo.
“Estamos muito contentes com estes resultados, pensamos que cinco anos para Zuma não são suficientes. É preciso mais tempo para que as suas ideias se materializem”, reagiu Thabo Malukanele, delegado do Estado Livre (centro), citado pela AFP.
“Agora é preciso pensar na unidade do partido”, resumiu Jackson Mafika, um apoiante de Kgalema Motlanthe.
Fonte: Rádio Moçambique – 18.12.2012

1 comentário:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.