quarta-feira, dezembro 05, 2012

Movimento Democrático de Moçambique homenageia 36 "presos politicos" no I Congresso

O Movimento Democrático de Moçambique (MDM) homenageou hoje na Beira, Sofala, centro de Moçambique, os 36 "presos políticos" detidos em 2011 durante a campanha as eleições intercalares em Inhambane (Sul).

Do total dos 36 "presos políticos", libertados na segunda-feira, uma militante da organização continua presa, faltando por cumprir uma pena de 15 dias.
A homenagem ocorreu durante a abertura do I Congresso do MDM na Beira.
"Quero reconhecer a bravura e manifestar o nosso apreço por terem consentido tanto sofrimento, com risco de morrer, pelo partido e pela democracia" disse Daviz Simango, presidente do MDM durante o seu discurso.
Simango também transmitiu solidariedade por outros "presos políticos" nas cadeias de Inhambane, Maxixe, Homoine, Morrumbene e Ndlavela (sul).
Em declaração à Lusa, Aida Raposo, uma das homenageadas no I Congresso do partido, disse sentir-se "firme" pela luta pela democracia do país "embora tenha vivido momentos dolorosos na prisão, por vezes com tratamento humilhante".
O MDM iniciou hoje o seu I Congresso para "radiografar a saúde política" e projetar as eleições autárquicas de 2013 e gerais de 2014, com discursos críticos sobre a gestão do Estado, máquina administrativa da Justiça, exclusões sociais e económicas, além da falta de transparência na distribuição dos recursos.
AYAC // VM.
Lusa/Fim

Fonte: Notícias Sapo - 05.12.2012

3 comentários:

Anónimo disse...

Esses o qu pensam? que podem enganar o pob=vo, ne?!! eu e que nao caio nessa, nem sequer me importo destes oportunitas. Eu sou pelo dialogo e compromiso, mas uma coisa deve ser dita, nem a frelimo nem o MDM sao a solucao para este pais, acompanho a situacao politica do pais e com toda a responsabilidade indico o unico embudeiro e unificador d patria, o Sr. Alfonco Dhakama, nao ha outro neste pais, ate deixou o luxo de Nampula para as matas de Gorongosa so por amor de nos o povo. Povo seja agradecido por favor e abra os olhos, escolham por favor o Dhakama e tudo vai voltar para o lugar, vamos comer ate nos fartarmos como na era dos colonos portugueses, aquilo era vida mesmo, tudo a fartar. So o Dhakama conhece o caminho certo e pode mover esta maquina, e uma lastima que ouro, carvao camarao, petroleo, gaz e tudo fica nas maos de uns tantos e que fazer de nos? o povo

Reflectindo disse...

Senhor se não tem nada para dizer o melhor é deixar de escrever comentários neste blog.
Fique a saber que nem a esses que o senhor quer agradar o entendem.

Anónimo disse...

Estou crendo que as alternativas para governar Mocambique estao aparecendo, e MDM pode ser uma delas a um medio prazo! Tenho as minhas reservas quanto a Renamo pelas inconsistencias deste que nao ajudam o povo a pensar na Renamo como alternativa! Todos queremos um Mocambique melhor, independentemente de quem o governar!

PS: Pode ser que o comentario do Anonimo seja deficil entender, mas acho que o "Reflectindo" nao podia ter comentado no comentario do anonimo!