segunda-feira, dezembro 17, 2012

Suécia reforça capacidade de pesquisa em Moçambique

A Suécia concedeu ao Governo moçambicano seis milhões de dólares norte-americanos para a implementação de quatro programas de mestrado nas áreas de Química, processamento de recursos, tecnologia de alimentos, gestão de recursos minerais e tecnologia da madeira.

Um comunicado da Embaixada da Suécia, em Maputo, recebido pela AIM, refere que se trata de um apoio adicional ao valor atribuído com base no acordo cooperação rubricado no passado para o período 2011/2015, no valor de 28 milhões de dólares norte-americanos.
O apoio sueco pretende aumentar substancialmente o número de pós-graduados no país, aumentar o conhecimento a partir da pesquisa aplicada e fornecer profissionais qualificados para o desenvolvimento contínuo de Moçambique.
Os programas, refere o comunicado, serão realizados em estreita cooperação com as universidades parceiras suecas com o objectivo de facilitar a interacção com os sectores de pesquisa de alta relevância para Moçambique, tais como a indústria de petróleo e gás.
A Embaixadora Sueca em Moçambique, Ulla Andrén, e citada no documento a explicar que a Suécia tem vindo a apoiar o desenvolvimento do ensino superior em Moçambique nos últimos 34 anos, e no âmbito desta cooperação em especial com a Universidade Eduardo Mondlane, resultou na formação em níveis de doutoramento, de mais de 110 moçambicanos, a maioria dos quais estão a dar o seu valioso contributo no desenvolvimento da educação e da investigação.
Além do apoio à pesquisa, a Suécia também fornece apoio orçamental, bem como a assistência à governação democrática, desenvolvimento agrícola, e aos sectores de energia e estradas.
Fonte: (RM/AIM) - 17.12.2012

Sem comentários: