terça-feira, dezembro 04, 2012

TRINTA PAISES CONFIRMAM PRESENCA CONFERENCIA AFRICANA DA JUVENTUDE

 Pelo menos 30 países acabam de confirmar a sua presença na Conferência Africana da Juventude sobre a Democracia e Boa Governação, a ter lugar de 10 a 14 de Dezembro, na cidade de Maputo, capital de Mocambique.

Segundo escreve hoje o “Noticias”, confirmaram igualmente presença e como principais oradores três antigos chefes de Estado africanos, nomeadamente Joaquim Chissano, de Moçambique; Pedro Pires, de Cabo Verde; e Festus Mogae, do Botswana. Estas três figuras foram agraciadas com o Prémio Mo Ibrahimo, por se terem distinguido na boa governação.

Estará também presente em Maputo a antiga Ministra da Cultura e Artes da República Democrática do Congo e actual Secretária-Geral da União da Câmaras de Comércio, Juliana Lumumba, filha de Patrice Lumumba, antigo estadista congolês.

A Conferência Africana da Juventude é promovida pelo Parlamento Juvenil moçambicano e, segundo Salomão Muchanga, respectivo presidente, tem como objectivo criar um senso de unidade, partilha de agenda e comprometimento entre os jovens líderes africanos, no sentido de transformar a juventude numa maioria que se constitua num poder em África.

Segundo Salomão Muchanga, o programa da conferência incluirá temáticas tais como a Carta Africana sobre a Democracia e Boa Governação – lições e saídas para subverter o retrocesso da democracia em África; Carta Africana da Juventude: desafios para a sua efectiva implementação; Transparência, Responsabilização e Prestação de Contas: os pilares da participação juvenil na boa governação; Estratégias de mobilização democrática da juventude: como reverter a baixa participação política; problemática da igualdade de direitos no acesso a recursos e oportunidades rumo à independência económica: desafios para a aplicação das recomendações sobre a equidade de género; o potencial extractivo de África – recomendações para a industrialização e investimento do comércio interno; HIV/SIDA em África; emprego, entre vários outros temas.

Fonte: AIM - 04.12.2012

Sem comentários: